segunda-feira, 15 de julho de 2013

RECORDAR É REVER: POLICE STORY (FRANQUIA COM JACKIE CHAN).

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.

Jackie Chan é o artista marcial com mais tempo de carreira. Iniciada em 1962, como ator mirim, Chan teve a moral de ser um dos dublês que levaram porrada do ícone Bruce Lee no clássico Operação Dragão. Após o falecimento do ícone, Jackie Chan foi um dos atores chineses candidatos a preencher a lacuna deixada por Lee. Seus primeiros filmes, assim como dos demais compatriotas, seguiram religiosamente as cartilhas dos sucessos do ícone, mas, ao contrário dos demais, Chan se sobressa por desenvolver um estilo próprio, único, peculiar, mesclando perfeitamente artes marciais com humor. Outra característica marcante do carismático astro chinês é ser um porra louca que dispensa dublê (atualmente em considerável menor escala) e já se arrombou por diversas vezes, inclusive, com ferimentos graves que por pouco não o levaram de nós para fazer companhia a Bruce e Brandon Lee. Além disso, Chan demonstrou, e ainda demonstra, ao longo da extensa carreira com mais de 100 filmes nos currículo, que também é fera como diretor, produtor, escritor, coreógrafo de lutas e ainda cantor (na minha opinião, seu talento mais fraco). Com uma enorme filmografia que continua crescendo, fica difícil para alguns acompanhar os trabalhos do astro, em especial, as produções made in China que, ao meu ver, estão entre as melhores do astro. Caso da franquia Police Story, cujo os três primeiros filmes, até pouco tempo, eram exibidos exaustivamente nas sessões matinais da Rede Globo.

Iniciada em 1985, Police Story é composta de cinco filmes. Na franquia, o carismático astro assume o papel de um policial porra louca que bota para foder na bandidagem. O sexto e anunciado último filme da franquia está previsto para ser lançado este ano, e, provavelmente, a exemplo dos demais, chegará por aqui em home vídeo. Por ter suas produções chinesas lançadas e relançadas por diversas distribuidoras nacionais, é normal encontramos por aqui os filmes da franquia com títulos diferentes. Em comum, além de ter Chan como protagonista, os filmes da franquia são repletos de ação, sequências mirabolantes e o bom humor típico do figuraça astro, que dirigiu os dois primeiros, e foi dirigido por Stanley Tong no terceiro e quarto, e por Benny Chan no quinto. Sheng Ding, que dirigiu o astro no chatinho O Pequeno Grande Guerreiro é responsável pelo novo filme previsto para ser lançado este ano. Vamos aos comentários.

Police Story - A Guerra das Drogas ou Arrebentando em Hong Kong (Ging Chaat Goo Si - Título original / Police Story - Título original inglês).
Produção de Hong Kong de 1985.

Direção: Jackie Chan.

Elenco: Jackie Chan, Brigitte Lin, Maggie Cheung, Bill Tung, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo), em home vídeo (DVD) e online (Youtube).

Cotação

Nota: 8,0

Sinopse: Após uma espetacular operação policial, onde para pegar os bandidos, os policiais chegam a detonar boa parte de uma favela, o policial Kevin Chan (Chan) terá que cuidar de uma secretaria (Lin) do poderoso chefão que irá depôr contra o cara. Só que o bandidão é solto e Kevin terá que sua todas as suas habilidades para proteger a moça e ferrar com a bandidagem.

Comentários: Provavelmente o filme do astro chinês mais exibido na TV brasileira, Police Story tem um enredo simples, apenas como desculpa para Chan dar um show, fazendo o que sabe fazer de melhor: lutar, encarar cenas reais de perigo e ainda fazer rir. Além disso, o astro mostra competência como diretor, nos presenteando com fodásticas sequências de ação, algumas delas que figuram entre as mais inesquecíveis da sua carreira, entre elas, a sequência inicial, onde o policial interpretado por ele e seus colegas detonam uma favela, e a final, onde ele faz o que muito de nós brasileiros gostaríamos de fazer, ou seja, ficar puto com a lei, chutar o pau da barraca, ignora-la e dar uma boa surra no chefão da bandidagem e seu advogado safado. Filmaço divertido! Um dos melhores da longa filmografia de Chan. 


Police Story 2 - Codinome: Radical ou Risco Real (Ging Chaat Goo Si Juk Jaap - Título original / Police Story 2 - Título original inglês).
Produção de Hong Kong de 1988.

Direção: Jackie Chan.

Elenco: Jackie Chan, Maggie Cheung, Bill Tung, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD) e online (Youtube).

Cotação

Nota: 6,5

Sinopse: A trama se passa coladinha após os fatos mostrados no filme original. Depois de ter colocado para foder na  bandidagem, passando até por cima da lei, o policial fodão Jackie Chan (Chan) é rebaixado a guarda de trânsito. Só que o chefão preso no primeiro filme é solto e ameça Jackie e sua namorada (Cheung). Para completar, um misterioso grupo de terroristas  ameaça explodir tudo em Hong Kong. Tudo isso faz Jackie voltar à ativa com tudo.

Comentários: Produzido três anos depois do filme original, Chan segue direitinho a cartilha do primeiro filme, com um enredo satisfatório, onde ação corre solta e o astro a vontade para aprontar as suas peripécias. Curiosamente, a partir daqui, o nome do personagem é traduzido como  o nome do astro. Para a maioria dos fãs Police Story 2 - Codinome: Radical não somente é melhor que o primeiro filme, como também de toda franquia. Particularmente, discordo e até acho ligeiramente inferior ao original.  

 

Police Story 3: Supercop (Ging Chat Goo Si 3: Chiu Kup Ging Chaat - Título original / Police Story 3: Supercop - Título original inglês).
Produção de Hong Kong de 1992.

Direção: Stanley Tong.

Elenco: Jackie Chan, Michelle Yeoh, Maggie Cheung, Tsang Kong, Yuen Wah, Bill Tung, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD).

Cotação

Nota: 9,0

Sinopse: Numa parceria entre a INTERPOL e a polícia de Hong Kong, o policial Kevin Chan (Chan) é escolhido pelos seus superiores, devido a fama de ser um super-tira, por a ter ferrado com a bandidagem nos filmes anteriores. Enviado a China, Kevin tem a missão de se infiltrar numa quadrilha. Para cumpri-la, contará com a orientação e  ajuda da durona policial chinesa inspetora Jessica Yan (Yeoh). Os dois unem forças e usam todas as suas habilidades para acabar com a festa da bandidagem.

Comentários: Outro filmaço divertido da franquia, o primeiro não dirigido por Chan, mas, que traz o histórico encontro entre ele e a estrela Michelle Yeoh. A química entre os dois astros é muito perfeita e a dupla esbanja carisma e cumplicidade. O roteiro, com muito mais ação, ao meu ver, é o mais bem desenvolvido de toda franquia, aproveitado ao máximo pelo elenco, em especial, o protagonista e sua coadjuvante de luxo, Yeoh que, inclusive, bancou a Jackie Chan de saia, atuando em muitas cenas perigosas. O resultado final é um dos mais divertidos e engraçados filme da franquia.


Primeiro Impacto ou Police Story 4: Primeiro Impacto (Jackie Chan's First Strike. - Título original inglês. / Ging Chaat Goo Si 4: Ji Gaan daan Yam Mo - Título original).
Produção de Hong Kong de 1996.

Direção: Stanley Tong.

Elenco: Jackie Chan, Jackson Lou, Chen Chun Wu,  Bill Tung, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (SBT) e em home vídeo (DVD).

Cotação

Nota: 9,5

Sinopse: Numa colaboração entre CIA e polícia de Hong Kong, o policial Jackie (Chan) recebe a missão de embarcar no mesmo vôo de uma espiã ucraniana (Grishayeva) e apenas observá-la até chega a Ucrânia, onde o policial curtiria suas merecidas férias. Mas, ao chegar lá, nada sai como planejado e Jackie acaba entrando numa fria, também literalmente falando, se envolvendo numa intriga internacional que envolve a ex-KBG FSB e a máfia russa.

ComentáriosÚnico filme da franquia lançado no mercado internacional pela estadunidense New Line, Primeiro Impacto traz Chan bancando o James Bond, numa trama internacional com muita ação e mais uma vez, arrebentando, com direito a sair na porrada com grandalhões russos. Aparentemente, a verba aqui foi a maior de toda franquia, já que é a produção é mais bem caprichada, com direito a Chan e companhia se deslocarem para outros países, com locações bacanas. O roteiro é pouco confuso, mais sem pé nem cabeça que os outros filmes da franquia, mas, nada que atrapalhe o resultado final, pois o que importa é ver Chan fazer suas peripécias. Saindo da rotina da série, ou seja,  policial fodão atuando em Hong Kong, Primeiro Impacto é um filmaço divertido e o mais bem produzido de toda franquia. Para mim, figura entre os melhores do astro e disparado o melhor do franquia. Imperdível.

 
Lançado inicialmente como Primeiro Impacto,
posteriormente chegou por aqui em DVD também com o
título de Police Story 4


A Hora do Acerto (New Police Story).
Produção de Hong Kong de 2004.

Direção: Benny Chan.

Elenco: Jackie Chan, Nicholas Tse, Charlie Yeung, Charlene Choi, Daniel Wu,  Wang Chieh, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD).

Cotação

Nota: 4,5

Sinopse: Uma gangue formada por cinco adolescentes vem assombrando Hong Kong. O inspetor Wing (Chan) e seus policiais estão prestes a prendê-la, mas, acabam caindo numa armadilha, onde somente Wing sobrevive. Arrasado com o acontecido, Wing mergulha na cachaça, quase fodendo sua carreira. Mas, a a gangue inventa de aparecer, deixando Wing ainda mais puto com os delinquentes juvenis e cada vez mais determinado para encontrá-los, a fim de acertar as contas com eles e tentar salvar sua carreira que está na merda.

Comentários: Último filme, até agora, da franquia, A Hora do Acerto (título nacional oportunista tentando pegar carona no sucesso da trilogia A Hora do Rush) é o mais fraco e o mais baixo astral. Com um tom bem mais dramático, a diversão, marca registrada da franquia praticamente não aparece aqui. Chan até se esforça nas cenas que exigem dele uma interpretação dramática mas, estamos  tão mal acostumados ao vê-lo fazendo presepada para nos arrancar gargalhadas que acaba não convencendo como policial amargurado, com sede de vingança. E o roteiro, com certeza, não ajuda. Em síntese, o pior filme da franquia que se salva apenas por boas sequências  de ação. Vale pela curiosidade de ver Chan numa atuação um pouco diferente da costumeira.


Ainda bem que a franquia não se encerrou de forma triste com A Hora do Acerto. Chan está de volta este ano em mais um filme, intitulado por enquanto como Police Story 2013. É aguardar e torcer para que deixe de lado a tosca ideia de ser dramático demais e mantenha o mesmo alto nível leve dos quatro primeiros para a diversão voltar com tudo. Tão logo chegue por aqui e assista, será comentado aqui.  Enquanto isso, vale a pena conferir os outros filmes da franquia, em especial os citados realmente divertidos. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

4 comentários:

  1. Rick, ao contrário de muitos, eu particularmente, não suporto os filmes do Jack chan, acho seus filmes horríveis e não gosto do estilo dele. Mas é apenas uma opinião e um gosto meu.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, gosto não se discute, se curte.

    E eu, como a maioria, adoro os filmes do Jackie, principalmente, os chineses.

    Muita gente torce o nariz para ele, pelos filmes abobalhados que ele fez em Hollywood. Será que você não é um desses?
    Em todo caso, concordo como você: gosto não se discute. E sugiro que, caso queira, assista as produções chinesas do cara, como os filmes, em especial, os filmes comentados acimas. :D

    ResponderExcluir
  3. Pode ser que você esteja certo mesmo É que cansei de ver filmes dele usando tudo que tinha no cenário para atacar ou defender. Porém, vou seguir sua dica e assitir um dos filmes mais antigos para tentar mudar minha opinião sobre esse ator.

    ResponderExcluir
  4. Muito legais os comentários! Parabéns.
    O Police Story que eu mais gosto é o 2.

    Os.: New Police Story e Police Story 2013 não fazem parte da franquia Police Story.

    ResponderExcluir