domingo, 7 de julho de 2013

O INÍCIO DA ESCURIDÃO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.

O Fim da Escuridão (Edge of Darkness).
Produção estadunidense e do Reino Unido de 2010.

Direção: Martin Campbell.

Elenco: Mel Gibson, Ray Winstone, Danny Huston, Bojana Novakovic, Shawn Roberts, David Aaron Baker, Jay O. Sanders Denis O'Hareentre outros.

Blogueiro assistiu na sala 01 do extinto Cine Maceió e em home vídeo (DVD).

Cotação

Nota7,5.

Sinopse: O policial de Boston Thomas Craven (Gibson) sofre uma trágica reviravolta em sua vida quando sua filha Emma (Novakovic) é brutalmente assassinada ao seu lado na porta da sua casa. A princípio, a polícia de Boston e o próprio Thomas acham que ele era a vítima e Emma deu a azar de está com ele no momento errado. Mas, a medida em que Thomas vai investigando descobre que Emma era de fato o alvo, pois estava prestes a fazer uma séria denúncia contra a empresa que trabalha, envolvida com a fabricação de armas nucleares.

Comentários: É triste ver um astro talentosíssimo como Mel Gibson na decadência, na merda total, devido a inexplicável problemas e atitudes surreais fora das telonas. O cara tem uma carreira respeitosa tanto como ator e diretor graças a filmaços como a quadrilogia Máquina Mortífera, a trilogia Mad Max, O Preço de um Resgate, Coração Valente, entre tanto outros. Incrível como o cara que praticamente foi guiado por Deus ao dirigir a obra-prima A Paixão de Cristo tenha feito tanta merda após dirigi-lo. Pelo inegável serviço prestado a sétima arte, Gibson merece uma volta por cima digna e não a crucificação que vem sofrendo por parte da hipócrita indústria hollywoodiana. E torço para que ela venha em breve, quem sabe pelas mãos do genial Robert Rodriguez na continuação de Machete que estreia esse ano. O Fim da Escuridão marca não somente a volta de Gibson as telonas após oito anos por trás das câmera, como também o ensaio para sua volta triunfal algo que, infelizmente, não aconteceu. 

Dirigido pelo mesmo cara que nos presenteou com filmaços fodásticos com ritmo frenético como 007 Contre Goldneye, 007 - Cassino Royale, Limite Vertical, A Máscara do Zorro, entre outros, o filme tem um roteiro bem desenvolvido, mas, um pouco arrastado e com um final patético, tosco e fraquíssimo. A excelente atuação de Gibson é que prende a nossa atenção e nos envolve. Apesar de ter seus méritos e ser um bom  filme, O Fim da Escuridão bem abaixo do padrão tanto de Gibson como do diretor Campbell.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo. 


2 comentários:

  1. Realmente, o Mel Gibson poderia voltar ao Top, mas precisaria de um bom filme ou até de uma sequência de um dos sucessos antigos, um novo Mad Max ou um Máquina Mortífera 5.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Maykon. Infelizmente isso não ocorrerá já que o novo Mad Max será estrelado por um ator bem jovem e Máquina Mortífera 5 sequer é pensado pelos realizadores, e com as merdas que Gibson fez na vida real, dificilmente será sequer cogitado sair. Infelizmente, Hollywood, tanto produtores como público, é cruel com seus astros e estrelas quando vacilam e ignoram totalmente os serviços prestados anteriormente. Hipocrisia reina geral na sétima arte. Só nos resta torcer para uma volta por cima. Quem sabe em Machete Killers.

    ResponderExcluir