domingo, 7 de julho de 2013

CLÁSSICOS DA AMÉRICA VÍDEO: GUERREIROS DE FOGO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.

Guerreiros de Fogo (Red Sonja).
Produção estadunidense de 1985.

Direção: Richard Fleischer

Elenco: Arnold Schwarzenegger, Brigitte Nielsen, Sandahl Bergman, Ernie Reys Jr.,  entre outros.

Blogueiro assistiu no extinto Cine Pajuçara, na TV aberta (Globo), em home vídeo (VHS) e online (site Rede Galera).

Cotação

Nota6,5.

Sinopse: Na Era Hiboriana, Sonja (Nielsen) é uma guerreira em busca de vingança, após perder a família, quando a malvadona rainha Gedren (Bergman), puta da vida porque não conseguiu dar uns pegas na jovem, ordenou a morte de sua família e que os seus soldados a estuprassem. Partindo em sua jornada por vingança, Sonja prometeu a si mesma que não iria se envolver com um homem, a não ser que este a vença numa batalha, algo que mudará ao encontrar Kalidor (Schwarzenegger), guerreiro solitário que lhe ajuda no seu acerto de contas.

Comentários: Pegando carona no sucesso dos dois filmes do Conan, o produtor Dino de Laurentis convocou o diretor do segundo filme do Cimério, Arnoldão e a eterna Valéria do primeiro Conan, Sandahl Bergman, nesta tentativa de criar uma nova franquia e fazer de Sonja uma versão feminina do brucutu personagem imortalizado pelo ex- governador da Califórnia. O filme que na época muitos achavam se tratar de Conan 3 e até hoje é encontrado online com este título, tem um roteiro fraquinho, que ainda por cima é mal aproveitado pela escolha equivocada da modelo Brigitte Nielsen como protagonista, em seu filme de estreia. Já o eterno Conan, Schwarzenegger, está totalmente avulso num personagem que poderia ter sido feito por qualquer um, mesmo com o brucutu sendo o primeiro nome aparecer nos créditos e ter sua imagem e nome  no cartaz com um destaque a mais que o da própria protagonista. É claro que sua presença neste filme é apenas para atrair o público algo que, creio eu, não deu certo, já que a franquia da Sonja não vingou, apesar que, se eu também não me engano, fez um relativo sucesso nos cinemas brasileiros. 

Destaque mesmo no filme é para o então pirralho Ernie Reyes Jr. roubando a cena como o arrogante e atrevido figuraça pequeno príncipe que se junta a Sonja na jornada vingativa, mesmo que sua presença seja um dos pontos que infantiliza bastante Guerreiros de Fogo. O carismático ator mirim, que também em 1985 deu as caras no clássico da Sessão da Tarde O Último Dragão, ficou conhecido por aqui ao estrelar o seriado televisivo O Pequeno Mestre. Pena que hoje Reyes, que também deu as caras em As Tartarugas Ninja 2 - O Segredo de Ooze, seja mais um ator-mirim das antigas que se encontra no ostracismo, mesmo sendo tão carismático como ator e artista marcial. Segundo o wikipédia sua última aparição nas telonas foi em Indiana Jones e o Reino da Caverna de Cristal, como um dos guerreiros que enfrenta o ícone personagem imortalizado nas telonas por Harrison Ford.

Apesar do roteiro fraco que infantiliza bastante a saga da guerreira de cabelos vermelhos, as péssimas atuações da dupla de protagonistas canastrona ao extremo e uma produção tosca (o ainda mais tosco e patético monstrengo mecânico que Sonja e Kalidor encaram em uma das sequências é um bom ser do alto nível tosco da produção), o fato é que Guerreiros de Fogo consegue divertir, sendo tão bom quanto Conan, O Destruidor, outro clássico dos bons e saudosos tempos da Sessão da Tarde, que também deixa a desejar. Merece ser descoberto.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo. 

 
Nielsen posando de Sonja.
Canastrice e roteiro fraco prejudicam a saga da guerreira
nas telonas.

 
Posando com Arnoldão, totalmente avulso no filme.
Antes de ser casada com Stallone e o gaiar com a secretária,
canastrona e o brucutu austríaco tiveram um rolinho.

 
Presenças do pequeno mestre do seriado televisivo
e do rola de poço colaboraram para a saga da guerreira ser 
infantilizada. 

 
Guerreiros de Fogo está disponível em DVD.
Mesmo sendo tosco e deixando muito a desejar, 
merece ser conferido.

 
Trailer original.

4 comentários:

  1. Rick, eu discordo em uma coisa, o "Conan O Destruidor" é bem melhor que esse filminho, até mesmo porque Sonja sempre foi um personagem secundário nas histórias do Conan, além do mais, o diretor poderia usar o nome de Conan e não Kalidor.

    ResponderExcluir
  2. Bem Maykon, você entendeu mal. Eu disse que Guerreiros de Fogo é tão fraco quanto Conan, O Destruidor. Obviamente, a segunda aventura do Conan, exaustivamente reprisada nos bons e saudosos tempos da Sessão da Tarde, dar um pisa em Guerreiros de Fogo. Mas, também não é lá grande coisa e apanha feio de Conan, O Bárbaro. Foi isso que eu disse e que deve ser a causa de você não ter entendido. :D

    ResponderExcluir
  3. Ouvi dizer que Kalidor na verdade deveria ter sido Conan, mas houve problemas com direitos autorais. De tudo o que foi feito com o personagem Conan até hoje, somente Conan, o bárbaro foi realmente um grande filme. O segundo deixou muito a desejar; Guerreiros de fogo é fraquíssimo também. Aboa notícia é que o Arnold irá retornar para finalizar a saga como rei, e o diretor será o mesmo de Conan, o bárbaro. O filme irá estrear em 2014. Esse, acredito que fará jus ao cimério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouviu muito bem! Realmente, inicialmente, Guerreiros de Fogo era para ser o terceiro Conan, mas, não lembro bem o que aconteceu para que os caras mudassem de ideia e fizessem um filme da Sonja.

      Muito obrigado pelo comentário enriquecedor! Volte sempre ao nosso blog e comente nossas postagens! Abraços!

      Excluir