sábado, 13 de julho de 2013

OBRA-PRIMA EMOCIONANTE E ATUAL.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.

As Sandálias do Pescador (The Shoes of the Fisherman).
Produção estadunidense de 1968.

Direção: Michael Anderson.

Elenco: Anthony Quinn, Laurence Olivier, Oskar Werner, David Janssen, Vittorio De Sica, Leo McKen, John Gielgud, Barbara Jefford, Rosemarie Dexter, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD) em 12 de julho de 2013.

Cotação

Nota: 10,0

Sinopse: Baseado no best-seller homônimo de Morris West (26/04/16 - 09/10/99), o filme traz a história do arcebispo russo Kiril Lakota (Quinn). Preso político por vinte ano, Kiril é libertado e vai morar no Vaticano, onde é nomeado cardeal. Neste meio período, o papa falece, ocorrendo o conclave e Kiril é eleito papa. Antes mesmo da cerimônia oficial de posse, o Papa Kiril I precisará interver numa gravíssima situação política, onde a China ameaça Rússia e os países capitalistas.

Comentários: Na minha ignorância de não estudioso e especialista em cinema, mas, apenas de um mero fã apaixonado pela sétima arte com preferências nada sofisticada, acredito que um dos elementos que tornam um filme uma obra-prima é justamente o fato de mesmo sendo produzido num contexto histórico específico, o filme continua atual. Pela sinopse e ano de produção percebe-se que As Sandálias do Pescador foi produzido no período de ápice da Guerra Fria e que a Igreja Católica passava por mudanças revolucionárias após o Concílio Vaticano II e mesmo hoje, continua um filme atual, com um roteiro muito bem escrito e envolvente a ponto de ignorarmos por completo as quase três horas de duração, um elenco afiadíssimo, com destaque para o saudoso Anthony Quinn (21/04/15 - 03/06/01) numa atuação serena, perfeita, para mim, a melhor de sua carreira,  e excelentes cenários e figurinos. 

Únicos pontos negativos são as tramas paralelas má desenvolvidas, principalmente, a política e também a que envolve um correspondente e suas duas mulheres, o erro tosco de sempre de colocar personagens estrangeiros, no caso aqui russos e italianos, falando inglês fluentemente e um final sem impacto, fraquinho, que deixa a desejar e a nós com gostinho de quero mais. Mas, nem esses defeitos pontuais tiram de As Sandálias do Pescador o status de obra-prima cativante  e emocionante que continuará sempre atual. Drama sensível e envolvente imperdível. Filmaço!

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário