sexta-feira, 12 de julho de 2013

MONSTROS DA DISNEY-PIXAR EM DOSE DUPLA.

= Excepcional. / = Muito bom. / = Bom./ = Regular. / = Fraco.

Finalzinho de férias escolares do meu afilhado somado a paralisação das escolas rede estadual resulta em aproveitar esta equação na tarde de ontem e levar o garoto ao cinema para conferir uma animação infantil. Como ele, no dia anterior, já tinha assistido com seus primos o badaladíssimo Meu Malvado Favorito 2, então, sobrou assistirmos Universidade Monstros, nova animação da Disney/Pixar. Coincidentemente, no mesmo, zapeando pelos canais a noite, me deparo com a primeira animação, Monstros S.A., ainda inédito para mim, e aproveitei para assistir, com direito a colocar no idioma original com legendas (incrível como boa parte das vozes da dublagem nacional são idênticas a dublagem original). Antes que Mike e Sulley aprontem mais uma confusão, nos divertindo ao invés de meter susto, vamos aos  comentários da franquia. 

Monstros S.A. (Monsters, INC.).
Produção estadunidense de 2001.

DireçãoPete Docter.

Elenco: John Goodman, Billy Crystal, Mary Gibbs, Steve Buscemi, James Coburn, Jennifer Tilly, entre outros (vozes originais), Mauro Ramos, Sérgio Stern, Ana Elena, Márcio Simões, Ednaldo Lucena, Miriam Ficher (dublagem brasileira), entre outros.

Blogueiro assistiu na TV por assinatura (TNT), em 11 de julho de 2013..

Cotação:

Nota: 7,5

Sinopse: Num mundo paralelo ao nosso habitado por monstros, a fonte de energia são os gritos das crianças humanas, tidas como perigosamente letais. Suelly Sullivan (John Goodman na dublagem original e Mauro Ramos na nacional) e Mike Wazowski (Billy Crystal, na dublagem original e Sérgio Stern na nacional) são amigos, dividem o apartamento e  trabalham na empresa de energia deste mundo. Num belo dia de trabalho, Suelly acha uma garotinha humana (Mary Gibbs na dublagem original e Ana Elena na nacional) que acidentalmente entrou no mundo dos monstros. É o começo de muitas confusões que deixarão o tal mundo apavorado.

Comentários: É inegável que os desenhos da Disney em parceria com a Pixar são muitos bons. Não lembro de um que eu tenha assistido que não faça a junção perfeita entre um ótimo roteiro, com personagens interessantes e carismáticos, que diverte e emociona na medida certa, e técnicas de animação que enche os nossos olhos. Monstros S.A. segue direitinho esta regra, divertindo bastante crianças de todas as idades, com uma pitadinha de emoção, sem pieguice, na relação que surge entre Suelly e a garotinha Boo. Ligeiramente um pouquinho melhor que o novo filme. 


Universidade Monstros (Monsters University ).
Produção estadunidense de 2013.

DireçãoDan Scanlon.

Elenco: John Goodman, Billy Crystal, Helen Mirren, Steve Buscemi, Alfred Molina, entre outros (vozes originais), Mauro Ramos, Sérgio Stern, Mariangela Cantú, Márcio Simões, Reinaldo Pimenta (dublagem brasileira), entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 2 do Complexo Kinoplex Maceió, em 11 de julho de 2013..

Cotação

Nota: 7,0

Sinopse: A trama se passa dez anos antes do filme original e desta vez é mais centrada no caolho figuraça Mike Wazowski (Billy Crystal, na dublagem original e Sérgio Stern na nacional) que desde quando criança visitou a  usina que gera energia sonha em ser um monstro assustador. Os anos se passa e Mike se inscreve e é admitido na Universidade Monstros. Porém, após se meter em confusão com o então rival Suelly Sullivan (John Goodman na dublagem original e Mauro Ramos na nacional), ambos são expulsos do curso pela durona e  assustadora diretora Hardscrabble (Helen Mirren no original e Mariangela Cantú na versão brasileira). Mas, Mike tem a chance de reverter a situação, participando de um desafio acadêmico. Para isso, é necessário que ele entre numa fraternidade, sobrando apenas a Ômega Ruge, formada por inusitados membros que nunca se deram bem na  vida acadêmica. Para completar, ainda terá que aceitar na equipe, Suelly, pois do contrário a mesma não poderá se inscrever. Com o grupo formado, Mike e Suelly, aos poucos, terão que deixar suas diferenças de lado e lutarem para conseguirem de volta seu retorno ao curso.

Comentários: Mantendo o mesmo alto padrão do seu antecessor, Universidade Monstros consegue ser tão bom e divertido quanto o original, com um ótimo enredo e a parte técnica cada vez encantando os nossos olhos, até mesmo no formato convencional, já que, infelizmente, quando fui assistir ontem só estava disponível em 2D. Os adultos com certeza vão rir bem mais a vontade que algumas piadas e personagens bem característicos de comédias que se passam em universidade, só que desta  vez, obviamente, sem bebedeira e sacanagens.

Curiosamente, foi bastante paparicada pela mídia a participação na dublagem nacional do mala antipático, cantor modinha Michel Teló, sendo até anunciado pela maioria dos bajuladores midiáticos como o começo de uma nova carreira de Teló.  Mas, graças ao nosso bom Deus, a participação dele é impercebível como um monstro cantor que aparece menos de 10 segundos, numa divertida sequência onde Mike e Suelly é que brilham. Quem dera sua carreira de cantor também fosse tão inútil e merecidamente ignorada como nesta divertida animação. Tomara!


Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário