domingo, 10 de março de 2013

TRÊS ASTROS E UM FILME QUE QUASE NINGUÉM VIU.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.    

A Costa do Mosquito (The Mosquito Coast).
Produção estadunidense de 1986.

Direção: Peter Weir.

Elenco:  Harrison Ford, River Phoenix, Helen Mirren, Martha Plimpton, Andre Gergory, Jason Alexander, entre outros.

Blogueiro assistiu pela primeira vez, online, em 10 de março de 2013..

Conceito

Nota: 3,5.     

Sinopse: Cansado da tanta coisas que julga está errado nos Estados Unidos, o inventor e xenofóbico Allie Fox (Ford), um belo dia, do nada, chuta o pau da barraca, pega sua esposa (Mirren) e seus quatros filhos, e se mandam para um pequeno país da América Central chamado Mosquito. Lá, o cara adquire um vilarejo no meio do mato e passa a residir com sua família e os locais. Mas, nem tudo sai como o planejado, e a família Fox terá que se virar nos trinta, para se adaptar a nova e rústica realidade. 

Comentários Em 1989, Harrison Ford dividiu seu mais fodástico personagem, o aventureiro Indiana Jones, com o jovem talento promissor River Phoenix (1970-1993), que simplesmente, surpreendeu tanto pela atuação, como a incrível semelhança física com o veterano ator, em Indiana Jones e a Última Cruzada. O que muita gente não sabe é que Ford e Phoenix já haviam atuado juntos antes, interpretando respectivamente pai e filho, neste drama baseado num best-seller e dirigido pelo mesmo Peter Weir de A Testemunha, filme que rendeu a Ford sua única indicação ao Oscar. Ao contrário do livro, o filme foi um fracasso total, a ponto de sequer chegar por aqui em home vídeo.  Tanto que este blogueiro, apesar de saber da existência deste filme tão malhado pela crítica, só veio assisti-lo agora a pouco, graças algum cinéfilo bom samaritano que teve a coragem e dedicação para procurar o filme, legendá-lo e postar no Youtube. De tanta críticas negativas e o fato do filme ter sido um fracasso tremendo, pensei que tivesse diante de uma verdade bomba e já tinha colocado "O cú do Mosquito" como título desta postagem. Mas, não é que A Costa do Mosquito não é um filme tão ruim assim, a ponto de ligeiramente chegar a superar minhas expectativas negativas e me surpreender?  

A primeira surpresa do filme é justamente seu enredo, bem conduzido por Weir, que consegue prender a nossa atenção, graça principalmente a excelente atuação de Ford, num personagem bem diferente do que estamos acostumados a ver (mas, relaxe, que ele não deixa de apontar o dedo para alguém, sua marca registrada). Outra surpresa é encontrar no elenco, a grande atriz Hellen Mirren (Vista recentemente em Hitchcock, e que atuou em grandes sucessos como A Rainha, RED - Aposentados e Perigosos, entre outros), no quinto filme de sua carreira, numa atuação discreta como a esposa do personagem de Ford. 

Evidente que não estamos nos referindo ao melhor filme de todos os envolvidos, mas, também não é essa bomba toda. É bem verdade que  o personagem central é um mala cabeça-dura e antipático, e seus familiares, principalmente a esposa, são tão burros para não somente embarcar nas loucuras dele, como também idolatrá-lo, o que torna difícil criamos simpatia por eles. Mas, o filme até que é interessante e vale a pena ser conferido, principalmente, pela boa atuação de Ford e vê-lo em cena com Phoenix e Mirren. Enfim, não espere um grande filme, muito menos uma merda total. Simplesmente trata-se de um filme bem curioso. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário