quarta-feira, 13 de março de 2013

CEGUINHO NINJA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.     

Fúria Cega (Blind Fury).
Produção estadunidense de 1989.

Direção: Phillip Noyce.

Elenco: Rutger Hauer, Brandon Call, Terry O' Quinn, Noble Willingham, Lisa Blount, Nick Cassavetes, Randall Tex Cobb, Meg Foster, Sho Kosugi, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (SBT e Globo) e em home vídeo (VHS).

Conceito

Nota: 8,5.   

SinopseVersão hollywoodiana para as telonas da série televisiva japonesa Zatoichi. No último dia na guerra do Vietnã, o acampamento de soldados americanos sofre um ataque e Nick Parker (Hauer) acaba levando a pior, perdendo a visão após ser deixado para atrás por seu amigo Frank Devereaux (O'Quinn). Dado como morto, Nick é acolhido numa tribo e passa a receber treinamento que o o torna um exímio espadachim. Vinte anos depois, Nick vai visitar o amigo fujão, justamente no dia em que a ex-esposa do cara (Foster) e seu filho (Call), recebem a visita de capangas de um chefão que está forçando Frank a produzir drogas. A ex-esposa de Frank leva a pior, mas, antes de morrer, pede a Nick que leve o garoto ao pai. Missão que o espadachim cego não somente se empenha em cumprir, como também em tirar o amigo fujão da merda que está metido.

ComentáriosClássico das saudosas sessões Cinema em Casa e Sessão das Dez do SBT, foi uma grata surpresa rever este divertidíssimo filme que há décadas eu não assistia, mesmo que retalhado e sem anúncio na incômoda sessão Corujão da Globo. Dirigido por Noyce, que posteriormente viria dirigir o fodástico O Colecionador de Ossos, estrelado por Denzel Washington e  Angelina Jolie, e que recentemente a dirigiu no também fodástico Salt, Fúria Cega traz Hauer numa excelente atuação, rara como mocinho, e um elenco no mínimo curioso, trazendo Terry O'Quinn, o futuro John Locke do seriado televisivo Lost, irreconhecível ainda com cabelos, o diretor Nick Cassavestes, a vilã Maligna de Mestres do Universo, Meg Foster, e o eterno ninja da época, Sho Kosugi, numa minúscula participação, saindo na porrada  numa divertida batalha de espada com o personagem de Hauer no clímax do filme.

O filme tem o típico roteiro de um filme de ação B, que se encaixaria perfeitamente se tivesse  sido produzido e lançado pela saudosa Cannon, com muita ação, recheada com ótimo senso de humor, não se levando a sério em nenhum momento. Em síntese, Fúria Cega é um filmaço divertido e empolgante, que, infelizmente, é mais um que sofre com o descaso dos programadores televisivos do nosso país, que teimam em deixar inesquecíveis e divertidos filmes dos anos 80 e 90, esquecidos no porão. Vale a pena ser descoberto, principalmente, pelos fãs mais novos dos filmes de ação. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo. 

  
Hauer e Foster.
Último pedido de uma mãe é missão dada e cumprida
para o ceguinho ninja.

 
Hauer e o pirralho Brandon Call.
Ótimo entrosamento entre o veterano ator e 
ator mirim que atuou em séries televisivas.

 
Poster original.
Prova que este divertido filme não se leva a sério.

Capa do DVD, que nunca vi aqui em Maceió.


Nenhum comentário:

Postar um comentário