domingo, 3 de março de 2013

CHAN E PARTICIPAÇÕES ESTRELARES PARA RECONTAR UM CLÁSSICO DA LITERATURA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.   

Volta ao Mundo em 80 Dias - Uma aposta muito louca. (Around the World in 80 days).
Produção do Reino Unido, irlandesa, alemã e estadunidense de 2004.

Direção: Frank Coraci.

Elenco: Jackie Chan, Steve Coogan, Cécile de France, Jim Broadbent, Kathy Bates, Arnold Schwarzenegger, Rob Schneider, John Cleese, Luke Wilson, Owen Wilson, Maggie Q, Sammo Hung, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD). 

Conceito

Nota8,0.  

Sinopse: Refilmagem da adaptação do clássico homônimo do escritor Julio Verne, o filme se passa na Londres do final do Século XIX, onde cientista Phileas Fogg (Coogan) é visto como uma piada pelos seus pares, liderados por Lorde Kelvin (Broadbent). Tentando salvar sua reputação e querendo provar mais uma de suas teorias mirabolantes, Fogg faz uma aposta onde se compromete a fazer uma viagem ao redor do mundo  Contando com o seu assistente que se apresenta como Passepartout (Chan), na verdade Lian Xiang, um chinês que acabou de roubar o Buda de Jade e está sendo procurado tanto pelas autoridades inglesas quanto pela bandidagem chinesa, e posteriormente, com a bela pintora francesinha Monique La Roche (Cécile de France), que deseja rodar o mundo em busca de inspiração para novos quadros, Fogg corre conta o tempo para cumprir a sua aposta, enfrentando vários perigos e aventuras.

Comentários: Em 1955, o saudoso comediante mexicano Cantinflas (12/08/1911 - 20/04/1993) roubou a cena como coadjuvante na versão para as telonas do clássico da literatura A Volta ao Mundo em 80 Dias, que levou o Oscar de Melhor Filme no ano posterior. Colocar o figuraça Jackie Chan no papel que foi do saudoso comediante, assim como encher o elenco de astros e estrelas em pequenas participações especiais na nova versão que a Globo acabou de exibir retalhada na Temperatura Máxima, foi uma clara pretensão de repetir o feito do inesquecível filme. Evidente que é covardia comparar o clássico filme com a nova versão, mas, esta última surpreende, já que tem um ótimo roteiro que pega o embalo para tirar onda de figuras históricas e valoriza principalmente o talento de Chan, que mais uma vez, dar um show de simpatia e artes marciais, uma valorização que sempre deixa a desejar nos filmes gringos do ator e mil e uma utilidades. 

Já as participações especiais de astros e estrelas do primeiro escalão dividem-se entre divertidas (Os irmãos Wilson, o gordinho e eterno parceiro de Chan na fase de ouro do astro, Sammo Hung, e  Kathy Bates, são as melhores) e constrangedoras, neste quesito, destaque para Arnold Schwarzenegger, num visual tosco e patético, e numa das piores atuações de sua carreira, na sua última atuação antes de interromper sua carreira para assumir o governo californiano. Arranca gargalhadas de tão tosca e ridícula que é a sua participação neste filme.

Com ritmo acelerado, boas sequências de luta e as participações especiais, Volta ao Mundo em 80 Dias - Uma Aposta Muito Louca, é um divertidíssimo filme de aventura que cumpre sua missão de entreter e arrancar gargalhadas, sem compromisso. Não chega a ser uma obra-prima como o clássico dos anos 50, mas é um bom filme de aventura, acima da média de boa parte dos filmes internacionais estrelado pelo figuraça Jackie Chan, já que trata-se de um filme feito sob medida para o multi-talentoso astro chinês. Vale a pena ser conferido.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário