terça-feira, 28 de junho de 2022

RECORDAR É REVER: O CAMINHO DAS NUVENS.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

O Caminho das Nuvens.
Produção brasileira de 2003.

Direção: Vicente Amorim.

Elenco: Cláudia Abreu, Wagner Moura, Ravi Ramos Lacerda, Felipe Newton Silva Rodrigues, Cícera Cristina Almino de Lima, Manoel Sebastião Alves Filho, Cícero Wallyson, Cícero Wesley Ferreira, Cláudio Jaborandy, Laís Corrêa, Caco Monteiro, Fábio Lago, Sidney Magal, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD).

Sinopse
: Inspirado em fatos. Em busca de uma vida melhor, precisamente arrumar um serviço que lhe pague por mês mil reais, o humilde e sonhador Romão (Moura) decide partir do sertão paraibano e cair na estrada, levando consigo toda sua família. Para isso, eles encaram a estrada de bicicleta, numa jornada desgastante, com alguns embates com o filho mais velho (Lacerda).

Comentários
: Uma interessante história real é a inspiração deste filme tupiniquim, que fez bonito em alguns festivais e que minha memória trairá me fazia acreditar que já tinha comentado aqui. Estrelado por Cláudia Abreu e Wagner, que entregam ótimas atuações, O Caminho das Nuvens conta com um roteiro regular, que em mãos mais habilidosas poderia ter rendido uma trama mais interessante, emocionante e envolvente. Apesar disso, é um drama satisfatório que vale a conferida principalmente pelas atuações (além do casal protagonistas, o então ator mirim Ravi Ramos Lacerda, também arrebenta). 
CotaçãoNota: 6,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

sábado, 25 de junho de 2022

PERIGO ÀS CEGAS.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Veja por Mim (See for Me).
Produção canadense de 2021.

Direção: Randall Okita.

Elenco: Skyler Davenport, Jessica Parker Kennedy, Natalie Brown, George Tchortov, Pascal Langdale, Joe Pingue, Laura Vandervoort, Kim Coates, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 1 do complexo Cinesystem Maceió em 24 de junho de 2022.

Sinopse
: Sophie (Davenport) é uma jovem cega, que ganha a vida fazendo bicos tomando conta de mansões enquanto seus donos viajam. Contratado por uma dondoca (Davenport) recém-separada, ela vai a uma mansão  que fica isolada de tudo. O que ela não esperava era que visitantes indesejados chegariam por lá para meter bronca, e a única chance dela se safar desta é o auxílio de uma atendente (Kennedy) do aplicativo Veja por Mim. 

Comentários
: Chegando sem muito alarde aos nossos cinemas, Veja por Mim é um filme que, de cara, tem uma premissa simples, porém, interessante. E fica mais interessante pelo fato da atriz que protagoniza o longa, ser de fato cega. Com um roteiro satisfatório, que por lado, surpreende pela caracterização da personagem não ser tão boazinha assim, a ponto de criamos uma antipatia por ela durante a primeira metade, por outro, traz mais do mesmo dos filmes que tratam de invasão domiciliar. Obviamente, poderia ser um filme muito melhor. Mesmo assim, o resultado final não é ruim, já que temos uma interessante e envolvente suspense, que vale a pena ser conferido. 
CotaçãoNota: 7,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

ANTES QUE EU ME ESQUEÇA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

A Suspeita.
Produção brasileira de 2021.

Direção: Pedro Peregrino.

Elenco: Glória Pires, Charles Fricks, Genézio de Barros, Gustavo Machado, Alexandre Rosa Moreno, Amauri Oliveira, Andréia Ribeiro, Antônio Carlos Feijó, Bukassa Kabengele, Daniel Bouzas, Joelson Medeiros, Julia Gorman, Kizi Vaz, Paulo Vespúcio, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 1 do complexo Cinesystem Maceió em 24 de junho de 2022.

Sinopse
: A inspetora Lúcia Carvalho (Pires) é uma dedicada policial que está no meio de uma investigação importantíssima. Começando a sofrer os primeiros sintomas do Alzheimer, Lúcia acaba sofrendo um apagão justamente quando ocorre uma assassinato de uma testemunha-chave diante dos seus olhos. A partir de então, Lúcia torna-se a principal suspeita do crime, e corre contra o tempo para resolver o caso e provar sua inocência, antes que a doença lhe roube todas as memórias.

Comentários
: Uma premissa bastante interessante chama atenção para este thriller policial tupiniquim estrelado por Glória Pires, também uma das produtoras do filme. Uma pena que o roteiro acabou deixando a desejar, já que entrega uma trama satisfatória, desperdiçando uma boa oportunidade. Apesar disso, o resultado é um bom filme policial, que envolve e prende atenção durante todo o tempo, que tem na excelente atuação da sempre competente atriz o principal destaque. Vale a conferida. 
CotaçãoNota: 6,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.