= Excepcional. / = Muito bom. / = Bom./ = Regular. / = Fraco. / = (Preciso mesmo dizer?).
Produção italiana de 2012.
Direção: Carmine Elia.
Elenco: Vanessa Hessler, Thomas Trabacchi, Massimo Wertmuller, Simone Montedoro, Laura Glavan, Luciano Virgilio, Sergio Albelli, Ivan Alovisio, Paola Benocci, Gabriele Anagni, Yassine Ben Gamra, Jamel Medani, Massimo Bonetti, entre outros.
Blogueiro assistiu no streaming (NetMovies) em 18 de junho de 2022.
Sinopse: Baseado em fatos. No século IV, o Império Romano promovia uma grande perseguição aos cristãos. Longe de tudo isso, em Nicomédia, vive Bárbara (Hessler), uma jovem inteligente, filha de um senador (Wertmuller). Mas, quando a localidade recebe um novo governante (Trabacchi) nomeado por Roma, que passa a tocar o terror nos cristãos, em especial, alguns amigos de Bárbara que ela sequer suspeitava que eram cristãos, mesmo não sendo uma deles, ela chuta o pau da barraca e passa a defendê-los.
Comentários: Toda obra baseada em fatos os autores lançam mão da licença poética a fim de torná-la mais aceitável na dramatização. Isso não tem problema nenhum, desde que não errem a mão e exagerem na dosagem, a ponto de modificar quase por completo os fatos que pretendem narrar. Um bom exemplo é este telefilme da emissora italiana Rai, que traz a história da mártir cristã e uma das santas mais populares para os católicos. Basta uma olhadinha no verbete da santa no Wikipédia para constatar o quanto que sua história foi romanceada e distorcida exageradamente no filme. Provavelmente, optaram por isso por ser um filme para a televisão para toda a família. E nesse sentido, o filme até é eficiente e com seu roteiro regular entrega uma diversão satisfatória. Tentando ignorar o absurdo cometido em relação aos fatos e encarar como uma obra ficcional com uma eficiente mensagem de fé, você pode até gostar do filme. Cotação: / Nota: 6,5.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.
Cinéfilo alagoano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário