sábado, 30 de janeiro de 2021

RECORDAR É REVER: OS IMPERDOÁVEIS (1992).

  = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Os Imperdoáveis (Unforgiven).
Produção estadunidense de 1992.

Direção: Clint Eastwood.

Elenco: Clint Eastwood, Gene Hackman, Morgan Freeman, Richard Harris, Jaimz Woolvett, Saul Rubinek, Frances Fisher, Anna Thomson, entre outros.

Blogueiro assistiu no extinto Cinema São Luiz - Maceió, na TV aberta (Globo), em home vídeo (VHS) e no on demand (Google Play).

Sinopse
: Em 1880, o ex bandido casca grossa William Munny (Eastwood) está de boa, isolado no seu sítio junto com seus filhos pequenos (Shane Meier e Aline Levasseur). Um belo dia, ele recebe a visita de um jovem (Woolvett), sobrinho de um ex parça, que lhe convida para um servicinho: eliminar dois vaqueiros (David Mucci e Rob Campbell) que agrediram e cortaram uma prostituta (Thomson), numa cidadezina comandada com mão de ferro pelo xerife Little Bill (Hackman). Inicialmente negando, William acaba voltando atrás por precisar de grana, levando consigo Ned Logan (Freeman), um parceiro das antigas.

Comentários
: Junto com o saudoso John Wayne, Clint Eastwood é um dos maiores ícones do faroeste da história da sétima arte. E o seu primeiro Oscar de Melhor Diretor foi justamente num filme do gênero que o consagrou. Os Imperdoáveis levou também as estatuetas carecas de Melhor Filme, Melhor Montagem e Melhor Ator Coadjuvante para o aniversariante de hoje, o também nonagenário Gene Hackman (ele é mais velho que Eastwood apenas por quatro meses e um dia). Merecidamente todos esses filmes, já que o veterano ator e diretor entrega um clássico instantâneo do Faroeste, indo além dele, entregando um drama sensível e cativante, com um ótimo roteiro que traz uma trama bem elaborada e que tem como maior trunfo humanizar e desconstruir a imagem típica de um herói do gênero. Um filmaço, simplesmente um dos melhores faroestes de todos os tempos. Uma verdadeira obra-prima para ser vista e revista infinitas vezes. 
Cotação / Nota: 9,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário