quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

ENÉSIMA VERSÃO DO GUERREIRO AMERICANO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Gerônimo - Uma Lenda Americana (Geronimo - An American Legend).
Produção estadunidense de 1993.

Direção: Walter Hill.

Elenco: Jason Patric, Gene Hackman, Robert Duvall, Wes Studi, Matt Damon, Rodney A. Grant, Kevin Tighe, Steve Reevis, Carlos Parlomino, Victor Aaron, Stuart Proud Eagle Grant, Stephen McHattie, John Finn, Lee de Brounx, entre outros.

Blogueiro assistiu  no streaming (Netflix) em 27 de janeiro de 2021.

Sinopse
: Baseado em fatos. Na década de 1880, após muita resistência, o índio Goyaa
łé, apelidado pelos mexicanos de Gerônimo (Studi)  resolve jogar a toalha e em nome da paz se entregar. Mas, os tempos de paz na reserva dura pouquíssimo, e Gerônimo, junto com seu grupo, voltar a lutar por suas terras.

Comentários
: A história estadunidense é riquíssima de fatos e personagens que são fontes valiosas para as artes. Só a história do guerreiro Gerônimo já foi retratada por diversas vezes, desde os primórdios da sétima arte. Uma das versões foi este filme noventista com elenco estrelar, cujo o pôster ficou por meses na parede da saudosa locadora de VHS próximo da minha casa, o que deve ter motivado a fita não parar na prateleira. Pegando carona no gás que o gênero do western teve na primeira metade da década de 1990, temos um filme com um roteiro satisfatório, que foca um pouco mais no exército estadunidense do que do próprio guerreiro apache. O resultado final é apenas um bom filme, nada memorável, que cumpre a missão básica de entretenimento descartável. 
Cotação / Nota: 6,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário