sábado, 30 de janeiro de 2021

POLICIAL QUE FEZ HISTÓRIA.

  = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Operação França (The French Connection).
Produção estadunidense de 1971.

Direção: William Friedkin.

Elenco: Gene Hackman, Fernando Rey, Roy Scheider, Tony Lo Bianco, Marcel Bozzuffi, entre outros.

Blogueiro assistiu no streaming (Telecine Play) em 30 de janeiro de 2021.

Sinopse
: Baseado no livro escrito por Robin Moore, que traz fatos relacionados a rotina dos policiais Eddie Eggan e Sonny Grosso. Detetives da Divisão de Narcóticos da Polícia de Nova Iorque, Jimmy "Popeye" Doyle (Hackman) e Buddy "Cloudy" Russo (Scheider) formam uma dupla implacável no combate ao tráfico de drogas. Nas investigações rotineiras, eles acabam descobrindo uma rede de tráfico de heroína vida da França, e farão de tudo para acabar com ela.

Comentários
: Não é exagero dizer que Operação França é um dos grandes divisor de águas nos gêneros policial e ação. O filme que este ano completa cinquenta anos continua influenciando muitas produções dos dois gêneros que muitas vezes se fundem, e ainda foi um dos primeiros raríssimos filmes dos gênero a conquistar os membros da Academia, que o premiou com cinco Oscar, incluindo, Melhor Filme, Melhor Diretor, tornando William Friedkin o mais novo a vencer na categoria e melhor ator para o nonagenário aniversariante de hoje, Gene Hackman. Com todo esse pioneirismo, confesso que esperava que fosse um filme muito melhor.

Não me entenda mal. 
Operação França não é um filme ruim. Conta com um bom roteiro que traz uma trama envolvente, um das duplas policiais mias icônicas graças as ótimas atuações e entrosamento perfeito de Hackman e o saudoso Roy Scheider (indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante), e eletrizantes sequências de ação que até hoje empolgam e copiadas descaradamente. A clássica frenética sequência da perseguição de carro fez escola e continua insuperável, sendo uma  das melhores de todos os tempos Mas, realmente, após finalmente assistir hoje este clássico setentista, fiquei com uma sensação que poderia ter sido um pouco melhor. Vai ver estou anestesiado de tanto filmes dos gêneros policiais e ação que assisti em minha vida, e por isso mesmo, não me impactou e empolgou da forma que desejei que seria. Mas, enfim, é só uma opinião de um cinéfilo do povão baseada meramente no gosto pessoal. O fato é que Operação França é um puta clássico, um marco divisório na sétima arte, que merece todo nosso respeito e prestígio. Cotação / Nota: 7,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário