segunda-feira, 2 de abril de 2018

TOP 5: BLOCKBUSTERS IMPERDÍVEIS DE STEVEN SPIELBERG.

Se hoje podemos falar de blockbusters, devemos principalmente ao mestre Steven Spielberg, que a partir de 1975 com o clássico Tubarão, inaugurou oficialmente esse filão de filmes que são os carros-chefes de toda indústria cinematográfica hollywoodiana. Contando as horas para finalmente conferir Jogador Nº 1, elogiado filme que marca o retorno do mestre ao sub-gênero que deu o ponta-pé inicial, trazemos esta pequena lista com cinco blockbusters imperdíveis com o padrão Spielberg de qualidade. Lembrando que não é a lista dos seus melhores blockbusters, algo que tentarei elaborar essa semana, se estiver disposto a queimar muitos neurônios. Enfim, mais rápido que uma viagem no tempo num Delorean, vamos a nossa pequena lista.


Por incrível que parece este divertidíssimo clássico oitentista não é dirigido pelo mestre Spielberg, que passou a batuta para Richard Donner, outro mestre da sétima arte, contemporâneo ao lançar um pouquinho depois de Tubarão, Superman - O Filme. Mesmo atuando como produtor, temos um filmaço com o padrão Spielberg de qualidade, a ponto de muita gente achar que essa aventura empolgante foi dirigida pelo mestre.


Outro filmaço tão revolucionário quanto Tubarão. O mestre Spielberg inaugura a fodástica franquia com chave de ouro, neste que, na minha humilde opinião, até hoje, é o melhor de toda franquia. Diferente da franquia do predador dos setes mares, o padrão de qualidade Spielberg continua até hoje na franquia dos dinos. E o toque de Midas do mestre Spielberg no primeiro filme fundamental para que a franquia é simplesmente uma das melhores de todos os tempos.


Sou suspeito para falar deste inesquecível filme, que marcou tanto a minha vida, por ser o primeiro filme gringo a assistir no cinema, quando ainda era um pirralho. Mesmo com a memória afetiva gritante, indiscutivelmente, a emocionante história de amizade entre um garoto e um ser de outro planeta, que ao mesmo tempo é feioso e fofinho, é uma obra-prima do mestre e dos blockbusters, insuperável até hoje.


Um dos principais dos vários homenageados em Jogador N° 1. Mais uma vez, Spielberg passa a bola para outro mestre, no caso aqui, o mestre Robert Zemeckis, que ao mesmo tempo que teve liberdade de sobra para impor sua marca na  ótima trilogia, que tem um segundo filme com empate técnico com o primeiro e o terceiro ligeiramente inferior a estes. Mas, é no primeiro filme que o toque de Midas de Spielberg é mais visível.


Tetralogia que está no topo entre as melhores de toda história da sétima arte, e não é para menos, afinal, temos a parceria de dois gênios da sétima arte e pais dos blockbusters,Spielberg, na batuta e George Lucas na produção e roteiro, e de quebra, com o carismático astro e excelente ator, Harrison Ford. Mesmo com Indiana Jones e o Templo da Perdição e Indiana Jones e a Última Cruzada praticamente empatados, e a ligeirinha queda de qualidade do malhadíssimo (particularmente, gostei) Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, escolhi o primeiro filme para ficar no topo da nossa lista. simplesmente por ser um marco no gênero de aventura, a ponto de até hoje ser imitado, mas, não superado. Um debute e tanto do icônico personagem nas telonas, que é um divisor de águas na história dos blockbusters.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

2 comentários:

  1. São marcos e são geniais esses filmes! Não tem como não se encantar pela ficção! Eu gostei muito do últimot rabalho do Spielberg, Jogador n1. Achei genial, cheio de boas referências. Jogador n1 é muito divertido! Já tinha visto algumas boas críticas, mas o vi recentemente e realmente me surpreendeu, como um dos melhores filmes de ficção científica que já vi. Foi uma grande surpresa de animação. É um filme excelente. Maravilhoso trabalho do Spielberg!!! Assisti 2 vezes no cinema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Adriana! Os filmes de Steven Spielberg são um marco na história da sétima arte. Também amei Jogador Nº 1, simplesmente, um filmaço, e mais um filme dele faz história na sétima arte.

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário! Volte sempre ao nosso blog! É muito bem-vinda! Bjs! Fica com Deus!

      Excluir