sábado, 28 de abril de 2018

TOP 5: O MELHOR DA MARVEL NAS TELONAS ANTES DO UCM.

Quem ver a Marvel como a grande coqueluche do momento da cultura pop, revolucionando o sub-gênero dos quadrinhos, elevando-o ao topo dos épicos com Vingadores: Guerra Infinita, nem imagina com o duríssimo caminho até chegar aqui. Ao contrário da sua concorrente DC, que desde 1978, mesmo com altos e baixos, gozava de moral nas telonas, a casa das ideias tinha como maior êxito apenas na telinha, com o seriado setentista de O Incrível Hulk, que na primeira metade dos anos 1980, ganhou três telefilmes toscos. Nas telonas, fez seu debute apenas em 1986, no que era para ser uma grande estreia, afinal, foi produzido por ninguém menos que o mestre George Lucas, mas acabou sendo uma grande decepção chamada Howard, O Super-Herói. Desta vexatória estreia até o ponta-pé inicial do Universo Cinematográfico Marvel com o primeiro Homem de Ferro foram vinte filmes que vão do trash total às mega-produções, numa verdadeira montanha russa com altos e baixos, infelizmente, bem mais estes. Mas, em compensação, desta fase pré-UCM também tivemos alguns filmaços tão bons e até melhores que muitos da Marvel Studios, que antes da criação deste e de colocar em prática o ousadíssimo projeto, teve o desgosto de ver outros faturarem altíssimos com seus personagens, devido à venda dos direitos de alguns dos seus maiores personagens para os grandes estúdios., como os cinco melhores filmes de super-heróis da Marvel, que listaremos abaixo.

5. Blade II - O Caçador de Vampiros.

Depois de doze anos da estreia constrangedora e exatos dez anos antes do primeiro Homem de Ferro, a Marvel, finalmente, viu um personagem ter o primeiro êxito nas telonas em Blade, O Caçador de Vampiros. Ao contrário do Justiceiro, Capitão América (estes ganharam filminhos toscos, respectivamente, em 1989 e 1990) ou outro herói do seu primeiro escalão, aquele que anda de dia, metade humano, metade-vampiro, não era, até então, um herói conhecido do grande público, e tornou-se graças a trilogia nas telonas, estrelada pelo carismático Wesley Snipes, que teve seu grande ápice no segundo filme, que foi dirigido por ninguém menos que o ganhador do Oscar deste ano, o bajuladíssimo Guillermo Del Toro, que simplesmente, presenteia o sub-gênero dos quadrinhos, com um dos seus melhores filmes. Recentemente tentaram repetir o êxito da trilogia com uma série televisiva, que foi ignorada, pois, pesou bastante ao ausência de Snipes, que já declarou que gostaria de voltar a repetir seu mais icônico personagem, de preferência, no UCM. Se liga, Kevin Feige!

4. X-Men - O Filme.

O grande estouro da Marvel nas telonas só veio mesmo em 2000, com este filmaço do grupo de mutantes. Com a carta branca dada pelos engravatados da Fox, o diretor Bryan Singer usou toda sua criatividade para nos presentear com um filme com um ótimo roteiro, que traz uma trama simples, direta, e com muita ação, e de quebra, ainda nos presenteou com o debute de Hugh Jackman com o fodão Wolverine, numa das melhores e mais inesquecíveis adaptação de um herói dos quadrinhos. A frase "Prepare-se para a evolução" no cartaz do filme, acabou sendo uma profecia, pois, o filme foi responsável por dar o ponta-pé inicial desta fase de ouro das adaptações dos quadrinhos que dura até hoje, inclusive, com filmes sobre o grupo de mutantes e a volta de Singer a conduzi-los.

3. X-Men 2.

Cheio de moral com o enorme sucesso que fez com o primeiro filme, Bryan Singer e os mutantes voltam com tudo com um filmaço ainda melhor que o primeiro, e até hoje, é o melhor da longa franquia oficial. Com um tempo ligeiramente maior, e uma história muito mais desenvolvida, podemos dizer que o segundo filme dos mutantes é o primeiro grande espetáculo épico, atestado por cenas inesquecíveis com a invasão da Casa Branca por Noturno no início, o ataque a Mansão Xavier, até o sacrifício de Jean Grey no clímax. O nível épico de uma adaptação aqui é consideravelmente elevado.

2. Homem-Aranha.

Embalada com o estouro do primeiro X-Men pela Fox, a Sony se empolgou e deu carta branca para que o criativo diretor Sam Raimi levasse às telonas aquele que provavelmente é o super-herói mais amado e cultuado da Marvel. Se com um orçamento mixuruco o cara usou e abusou da criatividade na cultuada trilogia Evil Dead, imagina com um orçamento generoso de um blockbuster. O resultado não poderia ser outro: uma estreia espetacular nas telonas do amigo da vizinhança, que ainda não foi superada nem mesmo pelo ótimo Homem-Aranha: De Volta ao Lar, primeiro filme solo do herói no UCM. Simplesmente, um dos melhores filmes do sub-gênero dos quadrinhos, que de tão bom, a gente até perdoa o visual de vilão dos seriados do Power Rangers, dado ao Duende Verde, muito bem interpretado pelo ótimo Williem Dafoe. Cereja do bolo: um dos beijos mais icônicos da sétima arte.

1. Homem-Aranha 2.

Assim como Bryan Singer, Sam Raimi entra na seletíssima lista daqueles diretores que conseguiram a façanha heroica de presentear a sétima arte com uma continuação melhor que o original. E que melhora! O segundo filme do cabeça de teia de Raimi é o segundo ápice dos espetáculos épicos de um personagem da Marvel nos cinemas. Contando com um excelente roteiro, muito bem desenvolvido, que nos presenteia com sequências de ação excepcionais e momentos dramáticos tocantes, e de quebra, traz um visual do vilão até convincente. Simplesmente, um dos melhores filmes do sub-gênero dos quadrinhos, até hoje insuperável. Por mais que Tom Holland venha arrebentando no UCM, acredito que dificilmente, a Marvel Studios e a parceira Sony irão conseguir produzir um filme do amigo da vizinhança que supere esta verdadeira obra-prima do gênero.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário