segunda-feira, 30 de abril de 2018

TOP 10: MELHORES VILÕES DOS 10 PRIMEIROS ANOS DO UCM.

Fato óbvio desde das tragédias gregas antigas: não existe um herói sem um vilão. E este é o calcanhar de Aquiles do Universo Cinematográfico Marvel. Essa é a reclamação geral por parte dos fãs e da crítica, já que, com raríssimas exceções, nestes dez anos, sobraram vilões mal desenvolvidos e estragos a vários vilões clássicos dos quadrinhos. Mas, indiscutivelmente,os roteiristas estão melhorando bastante, e ultimamente estamos sendo presenteados com ótimos vilões, e torcemos que continue assim. Apelando para a memória afetiva, elaboro uma lista com os vilões mais inesquecíveis nestes dez anos do reinado da Marvel. Só lembrando que não sou crítico especializado, e que trata-se de uma lista de preferência pessoal. Portanto, não fique chateado comigo e me tenha como arqui-inimigo, pela ordem que os vilões estiverem aqui e pela ausência de alguns (vou logo avisando, que não é a mesma que estamos acostumados a ver por aí, por parte da crítica e sites especializados), como também pela presença dos vilões dos seriados televisivos (Pô! Fazem parte do mesmo universo, merecem ser lembrados). Como bônus, lembramos de cinco vilões vividos por grandes atores que tiraram leite de pedra, e se não deram vilões inesquecíveis, ao menos, vale a pena reconhecemos o esforço.

10. Soldado Invernal (Sebastian Stan) em Capitão América 2: O Soldado Invernal e Nebula (Karen Gillan) em Guardiões da Galáxia.

Iniciamos com um inevitável empate entre dois vilões que debutaram nas telonas em 2014. Antes de recuperar a memória e virar a casaca, saindo do time dos vilões e voltar a ser um cara do bem,  o melhor amigo de Stevens Rogers dado como morto desde a Segunda Guerra Mundial, James "Bucky" Barnes tocou o terror como o assassino Soldado Invernal, e tem como principais feitos nas telonas, cometer um puto atentado contra Nick Fury e matar os pais de Tony Stark. Já a alienígena Nebula cultiva dentro de si um ódio mortal por Gamora, filha adotiva de Thanos, e esse sentimento a faz persegui-la pelos confins das galáxias. Em uma dessa perseguições, Nebula e Gamora acabam fazendo um trégua para sobreviverem num planeta hostil. Ambos personagens contam com atuações engajadíssimas de seus intérpretes. 

9. Caveira Vermelha (Hugo Weaving) em Capitão América: O Primeiro Vingador.

O maior inimigo do Capitão América tinha tudo para ser um dos grandes vilões do UCM pela sua importância nos quadrinhos, somado ao fato de ser interpretado pelo ótimo Hugo Weaving. Uma pena que o eterno Agente Smith da trilogia Matrix se desentendeu publicamente com a Marvel, que simplesmente, acabou deixando o ator de lado. Em 2016, Weaving manifestou em entrevistas seu interesse em voltar ao personagem, mas, parece que a Marvel não quer papo com o cara, já que, recentemente, o personagem foi interpretado por outro ator. Uma pena, pois, Weaving deu um show no personagem, tanto que é lembrado até hoje. Espero mesmo que a Marvel reconsidere, pois, acredito que muitos de nós gostaríamos de revê-lo como o vilão.

8. Grant Ward/Hive (Brett Dalton) em Agentes da S.H.I.E.L.D.

Uma presença que você deve discordar. Mas, realmente, não poderia deixar de fora o primeiro grande vilão da telinha. Afinal, estamos falando de um cara que é um puta traidor que era um dos membros de confiança da equipe do agente Phil Coulson, que ainda seduziu duas colegas da equipe, e quase mandou para a terra do pé-junto dois ex-colegas, sendo um deles, um cara que o admirava bastante. São apenas algumas das vilanias do mais filho da puta vilão do UCM, que chegou a ser o segundo maior vilão do UCM, mas, foi perdendo posições à medida que novos vilões foram surgindo nos seriados e com a significativa melhora nos vilões das telonas.

7. Hela (Cate Blanchett) em Thor: Ragnarok.

Se fossem terráqueos, os membros da família real de Asgard iria gastar um enorme grana com terapia. Depois do filho adotivo de Odin, eis que surge Hela, após sair do xilindró que seu pai, Odin, a colocou, tocando o terror em Asgard, ferrando com tudo. A mudança de alguns detalhes na mitologia e nos quadrinhos é até ignorada, só pelo fato da deusa da morte ser vivida pela ótima Cate Blanchett que como sempre dar um show de atuação.

6. Abutre/Adrian Toomes (Michael Keaton) em Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

Com o gigantesco desafio dos problemas dos direitos autorais surpreendentemente superado, com um acordo vantajoso com a Sony, surgiu um abacaxi para descascar. Afinal, depois de duas franquias que utilizaram os principais vilões do amigo da vizinhança, a Marvel teve que apelar para um do segundo escalão, o Abutre, porém, com a cartada de mestre de escalar o oscarizado e eterno Beetlejuice e Batman de Tim Burton, Michael Keaton. O veterano ator simplesmente arrebentou e presenteou a nós com um dos vilões mais fodões do UCM. Um pai de família dedicado, mas, que resolve ganhar a vida no crime por ser muito mais lucrativo. A conversa com Peter Parker, antes dele entrar no baile com sua filha, é um show à parte de Keaton.

5. Erik "Killmonger" Stevens (Michael B. Jordan) em Pantera Negra.

Desde que Pantera Negra foi lançado que a crítica e muitas fãs afirmam que Killmonger é um dos melhores vilões da Marvel nas telonas. E não é a toa. Em sua terceira parceria com o diretor Ryan Coogler, Michael B. Jordan simplesmente é presenteado com um vilão muito bem escrito e desenvolvido, e ele aproveita o máximo com um excepcional atuação que até agora é a melhor de sua carreira (E com um detalhe: o ator disse que um das fontes de inspiração para compor o personagem foi o nosso Cidade de Deus). Killmonger não é malvadão só por charminho, mas, tem toda uma história trágica. Indiscutivelmente, um dos personagens mais humanizados do UCM, que de tão fodão e memorável, merece um filme solo, assim como os dois primeiríssimos lugares da nossa lista. 

4. Kilgrave (David Tennant) em Jessica Jones.

Ao assistirmos o seriado Jessica Jones surge um dúvida: como um vilão tão fodão e potente não está nas telonas? Conhecido nos quadrinhos como Homem-Púrpura, na série da Netflix na verdade ele se chama Kevin Thompson, vulgo Kilgrave, que fruto de experiências feita nele por pais cientistas, acaba tendo o dom de fazer com que as pessoas obedeçam o que ele manda por determinado tempo. A fodona e durona detetive sabichona Jessica Jones tem em Kilgrave seu maior calcanhar de Áquiles, devido a uma experiência traumática do passado com ele. Com uma atuação brilhante de David Tennant, Kilgrave acabou sendo incluindo na lista dos quarenta maiores vilões da televisão.

3. Wilson Fisk/Rei do Crime (Vincent D'Onofrio) em Demolidor.

Um dos pouquíssimos pontos positivos do filme do Demolidor estrelado por Ben Afleck foi a competente atuação do saudoso Michael Clarke Duncan como Wilson Fisk - O Rei do Crime, que conseguiu convencer com o maior inimigo do Demolidor mesmo sem parecer em nada com o vilão nos quadrinhos. Mas, foi na perfeita atuação de Vincent D'Onofrio na primeira temporada da série do herói na Netflix que vimos o personagem dos quadrinhos ganhar vida. O ator usa e abusa do ótimo roteiro que humaniza ao extremo o vilão, ao mesmo tempo que faz com que ele provoque medo. Sem sombra de dúvida, um dos personagens mais bem desenvolvidos do UCM, outro que merece uma série solo, e leva o nosso bronze, com uma mão na prata e no ouro.

2. Thanos (Josh Brolin) em Vingadores: Guerra Infinita.

Aposto que você vai discordar de mim na posição que ele ocupa, já que o Titã Louco já é considerado pela maioria como o maior vilão do UCM. E realmente acredito que em Vingadores 4 ele irá ultrapassar o nosso primeiríssimo lugar, e quem sabe com muita folga. Logo de cara, num filme recheadão de heróis, o personagem que as excelentes atuação e capturas de movimentos e expressões de Josh Brolin simplesmente, rouba praticamente o filme para ele. Com características de um ser indestrutível, mas, ao mesmo tempo com sentimentos típicos de humanos mais sensíveis, Thanos é aquele vilão que tem motivação que a gente até entende, mas, obviamente, não aceita. Sem sombra de dúvida, um personagem completíssimo, que ainda vai tocar mais terror no próximo filme. E de quebra, serve de exemplo para toda sétima arte, em especial, da indústria dos blockbusters, como desenvolver um excelente antagonista.

1. Loki (Tom Hiddleston) em Thor e Os Vingadores - The Avengers.

Os fãs de Thanos que me desculpem, mas, Loki ainda continua sendo o mais fodão dos fodões dos vilões do UCM. Mesmo se aliando ao irmão adotivo Thor em suas últimas aparições, o deus da trapaça é um vilão que amamos odiar e odiamos amar ao mesmo tempo. Traidor, cínico, debochado, egoísta, sedutor, megalomaníaco... Essas e outras características de um bom vilão estão bem desenvolvidas na personalidade do vilão, algo muito bem compreendido pelo excelente ator Tom Hiddleston, que simplesmente, arrebenta, a ponto de ofuscar ninguém menos um inspiradíssimo Anthony Hopkins. Percebendo isso, a Marvel, que de besta não tem nada, colocou Loki como o vilão dos primeiros Vingadores, e somente agora, é que passa o cetro da vilania para um a sua altura. Numa das cena de Thor: O Mundo Sombrio, Odin diz a Loki que ele deseja um trono, não importa onde. Pode não conseguido nas telonas, mas, na nossa lista, ele reina absoluto.

BÔNUS: MENÇÃO HONROSA.

5. Sigourney Weaver - Alexandra em Os Defensores.

A eterna Tenente Ripley debuta no UCM como vilã numa das melhores séries na Netflix. A atriz tira leite de pedra e impõe moral com um personagem mal escrita apenas muito por sua presença e talento do que pelo roteiro, como a vilã requintada e fria, que lidera a organização criminosa que os heróis urbanos se juntam para acabar com a festa.

4. Bill Paxton - John Garrett/O Clarividente em Agentes da S.H.I.E.L.D.

Colega de Weaver no clássico oitentista Aliens, O Resgate, o saudoso Bill Paxton até se sai muito melhor que ela, roubando a cena como o vilão porra-louca, que na verdade era um agente da H.I.D.R.A. infiltrado na S.H.I.E.L.D., e que entre outras vilanias que aprontou, foi responsável por recrutar e treinar Grant Wade. Claramente se divertindo, o saudoso ator nos presenteia com uma grande e memorável atuação, que por pouco não marcava presença na lista acima dos melhores vilões do UCM.

3. Mahershala Ali - Cordell "Boca de Algodão" Stokes em Luke Cage.

Antes de ganhar o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, o carismático ator deu um show como o vilão mafioso do fodão herói do Harlem quase indestrutível. Uma pena que a participação de Ali e do personagem tenha sido menor do que esperado, o que diminuiu consideravelmente o nível do seriado, e o deixou de fora da lista dos melhores vilões do UCM.

2. Robert Redford - Alexander Pierce em Capitão América 2: O Soldado Invernal.

O veterano ator e ex-galã topou em fazer o seriado tanto para agradar os netos, fãs dos filmes da Marvel, como também por ter vontade de trabalhar em um filme repleto de efeitos especiais de última geração. E acabou nos presenteando com uma grande atuação, como o burocrata seboso, falso, que na verdade é um membro da H.I.D.R.A. no alto escalão do Governo. Outro que por pouco, não entrou na lista acima.

1. Jeff Bridges - Obadiah Stane em Homem de Ferro.

O primeiro vilão a gente não esquece. Principalmente, se ele for interpretado simplesmente pelo excelente Jeff Bridges, totalmente irreconhecível fisicamente, e dando um show de atuação como o duas caras vice-presidente das empresas Stark, que se faz de amigo de Tony Stark, mas, só quer lucrar a todo custo, nem que para isso, tenha que tentar matá-lo, seja mandando terroristas fazerem o trabalho sujo, ou ele mesmo, usando uma armadura.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário