sexta-feira, 20 de abril de 2018

TOP 5: OS MELHORES FILMES DO SUPERMAN.

Na última quarta-feira um dos super-heróis dos quadrinhos mais querido de todos os tempos completou 80 anos: Superman. O homem de aço, com sua identidade secreta de Clark Kent, ganhou sua primeira versão live-action dez anos após a sua criação, no cine-seriado O Super-Homem, sendo interpretado pelo saudoso Kirk Alyn, e ao completar quarenta anos, sua versão mais icônica interpretado de forma magistral e até hoje insuperável por Christopher Reeves. Além deles, outros oito atores - sem contar os quem emprestaram suas vozes em animações - viveram o herói de Krypton no cinema e na TV, sendo interpretado atualmente por Henry Cavill nas telonas e por Tyler Hoechlin no seriado Supergirl. Revisitamos a filmografia do herói octogenário (apenas não foi assistido o cine-seriado O Homem Atômico Contra o Super-Homem e Superman and the Mole Men, primeiro longa nas telonas, estrelado pelo saudoso George Reeves, que acabou voltando a viver o herói no clássico seriado televisivo As Aventuras do Super-Homem)  e nesta postagem listarei os cinco melhores filmes produzidos até agora com o filho de Krypton (Obviamente, por ser tratar de uma lista de gosto pessoal, você tem todo direito de discordar da posição que os filmes estão e até mesmo para discordar da presença de alguns). Mais rápido do que uma bala, vamos a nossa lista.


Admito que o filme dirigido por Zack Snyder que traz o encontro e a treta entre os dois maiores super-heróis da DC Comics tem uma série de problemas, que vão de um Lex Luthor afetadíssimo até a famigerada frase "Salve Martha!" dita pelo homem de aço no desfecho da porradaria com o morcegão. Mesmo assim, gosto demais do filme, que tem como maior atrativo a roubada de cena da fodona Mulher-Maravilha interpretada pela linda Gal Gadot, a ponto dele marcar presença na nossa lista.


Outro filme atual da DC/Warner que dividiu opiniões da crítica e dos fãs, marcado bem mais pelas pisadas de bola, principalmente, a tosca remoção digital de um incômodo bigode do homem de aço. Mas, até esse puta cagada e outras no decorrer do filme, são superadas pela diversão que nos proporciona. Destaque para a sequência fodástica da ressurreição do filho de Krypton, que acorda puto da vida, sai na porrada com seus colegas da Liga da Justiça.


O filme que iniciou a atual fase da DC nos cinemas, onde tenta claramente desesperada ter o mesmo êxito da "rival" Marvel. Junto com Mulher-Maravilha, até agora, é o melhor filme dessa empreitada, trazendo uma versão diferenciada do herói, deixando um pouco de lado a versão escoteira que estamos mal acostumados a ver, e ainda humanizando-o. Henry Cavill inicia bem como herói (algo que vai melhorando a cada filme), mesmo não convencendo com Clark Kent, a frente de um ótimo elenco, com destaque para a roubada de cena do ótimo Michael Shannon, como um Zod fodão.


Com certeza, você deve está estranhando a posição que o debute do saudoso Christopher Reeves como Clark Kent e seu alter ego Superman está ocupando na nossa lista. Afinal, estamos falando do filme que até hoje é considerado o melhor filme do homem de aço, e também um dos melhores do sub-gênero de super-heróis de todos os tempos. A obra-prima do mestre Richard Donner é um espetáculo de encher os olhos até hoje. Logo de cara, o então desconhecido Reeves, a frente de um excelente elenco inspiradíssimo nas atuações, dar um show de versatilidade com uma excepcional atuação a ponto de nos convencer que Clark Kent e Superman não são a mesma pessoal. Um clássico insuperável que praticamente é unanimidade pela crítica e pelo público, e também empatado no nosso pódio, apenas ficando com a prata por questão de gosto pessoal.


Obviamente não seria nem os vexatórios Superman III e Superman IV - Em Busca da Paz, nem o controverso Superman - O Retorno que ficaria no topo da nossa lista. Assim como o original, Superman II também é praticamente unanimidade pela crítica e pelos fãs, considerado um ótimo filme, apesar de inferior ao original. Rodado praticamente juntos, a continuação teve sérios problemas na sua produção, o mais conhecido a saída do mestre Richard Donner, que já havia rodado cerca de 75% (o que deixou o ótimo Gene Hackman com um tempo bom no filme, já que também pulou fora com a saída de Donner), sendo substituído pelo seu xará Richard Lester, que pelas regras do sindicato dos diretores, para receber crédito total da sua direção, teve que rodar algumas sequências. E aí que está o problema, já que todos os defeitos do filme, são justamente no que foi introduzido por Lester, que vão de algumas lutas mal elaboradas até um "S" de celofane usado com arma pelo herói, culminando com inexplicável beijo rouba memória. Apesar de tudo isso, amo demais esse filme, e o considero ligeiramente superior ao original. Como disse acima, é questão apenas de gosto pessoal, pois, ambos os filmes são insuperáveis até hoje, e geralmente, quando revejo em Blu-Ray, é numa sessão dupla, como se fossem uma única obra.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário