domingo, 29 de abril de 2018

TOP 10: COADJUVANTES DE LUXO NO UCM.

Na sua saga cinematográfica, inciada há dez anos com Homem de Ferro e que chega ao seu ápice com Vingadores: Guerra Infinita, a Marvel Studios tratou de rechear o elenco dos seus filmes com grandes atores, astros e estrelas hollywoodianas. Não faltaram atores premiados (só de ganhadores do Oscar, até agora, dezoito participaram do UCM), ícones da sétima arte e astros de cultuados seriados televisivos. Inclusive, se dar o luxo de usarem alguns para não darem as caras, só emprestarem suas vozes, e ainda com outros cometer o erro absurdo de desperdiçá-los em personagens mal escritos e desenvolvidos, que muitas vezes, nem fedem, nem cheiram. Nesta postagem, listarei os coadjuvantes que, na minha humilde opinião, são os mais memoráveis. Tarefa dificílima, já o que dava para fazer no mínimo um Top 20. Para facilitar um pouco, deixei de fora os que atuaram como antagonistas, e também ignorei os que marcaram presença nas séries da ABC e da Netflix. Como bônus, traremos um Top 5 com astros que emprestaram suas vozes em filmes do UCM. Vamos a nossa lista dos ilustres.

10. Stanley Tucci e Tommy Lee Jones em Capitão América: O Primeiro Vingador.

Iniciamos com um empate entre dois grandes atores que marcaram presença no primeiro filme do Sentinela da Liberdade. Muita gente não lembra dos rostos conhecidos que marcaram presença neste divertidíssimo filme, nem mesmo, dos talentosos premiados atores que empatam aqui. Particularmente, gostei tanto da presença dos dois, e de Hugo Weaving. É bem verdade que tanto este como Tucci estão irreconhecíveis debaixo da maquiagem dos seus respectivos personagens, mas, é difícil esquecer de Tommy Lee Jones, mesmo com a participação pequena. 

9. Forest Whitaker em Pantera Negra / Tilda Swanton  em Doutor Estranho.

Prosseguirmos nossa lista com outro inevitável empate, desta vez entre dois atores que aparecerem em filmes recentes do UCM. Indiscutivelmente, Pantera Negra reuniu o maior elenco com talentosos atores negros de todos os tempos. E o melhor: num filme que não é sobre a escravidão. Com tanto talentos reunidos, somados a personagens fortes e carismáticos, destaco a pequena participação do oscarizado Forest Whitaker. que de quebra, ainda dividiu o papel com seu filho. Com um currículo tão respeitado, a participação que beira à figuração do veterano, é uma grande honra a todo UCM, e por isso, não poderia ficar de fora da nossa seleta lista..

Quando a talentosa e versátil atriz Tilda Swinton foi anunciada no papel da Anciã (nos quadrinhos, Ancião), admito que fiquei com um pé-atrás, assim, como a maioria dos fãs. Nada contra a atriz que, indiscutivelmente, é excelente, mas, apenas pelo fato do personagem nos quadrinho ser homem e oriental. Mas, a oscarizada atriz simplesmente tirou de letra, detonou com todas as nossas desconfianças, dando um show e se destacando no meio de um elenco de coadjuvantes estrelares, que conta também com Chiwetel Ejiofor, Rachel McAdams, Benedict Wrong, Benjamin Bratt, Mads Mikkelsen e o astro de filmes de ação B, Scott Adkins.

8. Ben Kingsley em Homem de Ferro 3.

Quando fiquei sabendo que o ótimo ator Ben Kingsley iria viver o Mandarim o maior inimigo do Homem de Ferro nos quadrinhos, me animei bastante. Afinal, o premiado ator que tem no currículo trabalhos memoráveis como Gandhi e A Lista de Schindler, tinha tudo para ser o vilão mais memorável do UCM. Mas... Enfim, frustrações à parte, o fato é que Kingsley cumpre bem sua função exigida pelo roteiro, rouba a cena de forma hilária, o que acabou fazendo com que ele voltasse a viver o seu figuraça personagem num curta-metragem.


O oscarizado William Hurt conseguiu mais do que ser um General "Thunderbolt" Ross tão bom quanto o seu antecessor Sam Elliot. Ele conseguiu a proeza de ser o único do filme mais ignorado do UCM a se manter firme e forte na saga cinematográfica, e ainda repeti o personagem em dois dos melhores filmes da Marvel. Merecidamente, já que o filme do Gigante Esmeralda tem problemas, com certeza, não é por culpa da competente atuação de Hurt.


Provavelmente, um dos maiores astros a marcar presença num filme da Marvel. Afinal, o veterano ator, que também é diretor e produtor, tem um currículo quase impecável, repleto de clássicos da sétima arte. No filmaço que é um dos melhores da Marvej, cujo o vilão principal é o Soldado Invernal, é Redford que brilha e rouba a cena com sua competente atuação, dando vida ao traíra  

5. Sylvester Stallone em Guardiões da Galáxia Vol. 2.

Outro grande astro da sétima arte a aparecer no UCM foi ninguém menos que o maior ícone dos filmes de ação de todos os tempos. No calor do Globo de Ouro e na indicação ao Oscar por sua atuação em Creed, a Marvel anunciou a participação do eterno Rocky Balboa no segundo filme do hilário grupo de heróis. Isso levou os fãs, em especial este que vos escreve, à loucura, principalmente, porque no filme estaria dois ex-parceiros dele, Michael Rooker do clássico noventista Risco Total, e, principalmente, Kurt Russell, do também clássico noventista Tango & Cash. A Marvel sabendo disso, escondeu ao máximo o visual do eterno Rambo no filme, e só podemos conferir no mesmo quando foi lançado. Infelizmente, como já era esperado, Stallone e Russell não contracenaram, mas, em compensação, o astro não apena contracena com seu Rooker, mas, também tem direito ao seu próprio time de coadjuvantes de luxo, formado por Michelle Yeoh, Ving Rhames e as vozes de Miley Cyrus e do eterno Lex Luthor de Smallville, Michael Rosenbaum. A participação de Stallone e essa trupe foi pequena, porém, tão marcante que o diretor James Gunn cogita em fazer um spin-off com eles. Vamos ficar na torcida que realmente role.

4. Anthony Hopkins na trilogia Thor.

O astro Mel Gibson recusou entrar no UCM como o pai de todos Odin e o azar foi totalmente dele, já que tanto a Marvel como nós sairmos ganhando, pois quem o substituiu foi ninguém menos que o eterno Hannibal Lecter, Anthony Hopkins, que simplesmente, deu um show de atuação no primeiro filme do deus do trovão, impondo moral. Na trilogia da Marvel que mais desperdiça grandes atores (Natalie Portman, Idris Elba - estes declaradamente detestaram suas participações no UCM - Rene Russo e ainda conseguiam que Stellan Skasgård fizesse papel de ridículo em Thor: O Mundo Sombrio, que nem Ninfomaníaca III conseguiram), Hopkins quase saiu ileso (só quem conseguiram esse feito foram Tom Hiddleston, Cate Blanchett Jeff Goldblum mas, os dois últimos são atuaram em Thor: Ragnarok), e mesmo sem ter o mesmo brilho no segundo filme e fazendo uma ponta, sendo quase um figurante no último, conseguiu deixar sua marca no UCM.

3. Michael Douglas em Homem-Formiga.

Nos quadrinhos, Hank Pym é um dos principais Vingadores, responsável, inclusive, sendo um dos membros originais do grupo e também foi responsável por criar Ultron, e posteriormente, viria assumir outras identidades, como por exemplo, o Homem-Gigante. Nas telonas, Pym está aposentado e escala Scott Lang, o segundo a assumir o herói nos quadrinhos. E o personagem é vivido por ninguém menos que o icônico Michael Douglas, um excelente ator, filho do também icônico Kirk Douglas, que tem trabalhos memoráveis na sétima arte tanto como ator, como no clássico noventista Instinto Selvagem, como produtor tendo no currículo o clássico Um Estranho no Ninho, e um monte de prêmios nas duas funções. Com um currículo desse, foi uma agradabilíssima surpresa ver o ator marcando presença numa adaptação dos quadrinhos, impondo moral e claramente se divertindo. O melhor é que ele voltará na continuação, Homem-Formiga e a Vespa, junto com Paul Rudd, Evangeline Lilly, seu xará Michael Peña, e os debutantes no UCM, Laurence Fishburne, Walton Goggins e a eterna Mulher-Gato, Michelle Pfeiffer.

2. Gwyneth Paltrow na trilogia Homem de Ferro, em Vingadores: The AvengersHomem-Aranha: De Volta ao Lar Vingadores: Guerra Infinita.

A Marvel também capricha nas escolhas das atrizes que vão fazer as mocinhas. Natalie Portman, Rachel McAdams e recentenemte, Lupita Nyong'O, são ótimos exemplos disso. Mas, foi Paltrow que conseguiu ganhar seu lugar no coração dos fãs, Pepper Potts (personagem que, curiosamente, seria de McAdams), a amada de Tony Stark. Com uma química perfeitíssima com Robert Downey Jr. que a gente percebe logo de cara na primeira aparição dos dois em cena, formando, até agora, o casal romântico mais querido do UCM. Paltrow pode ter ganho um controverso Oscar pelo esquecível Shakespeare Apaixonado, mas, é Pepper Potts, o papel mais marcante da sua carreira.

1. Samuel L. Jackson nos dois primeiros Homem de Ferro, em Thor, nos dois primeiro Capitão América, na três Os Vingadores e em Agentes da S.H.I.E.L.D.

No meio de tanto atores e atrizes prestigiados que deram às caras no UCM, o carismático ator leva uma ligeira vantagem em cima dos demais colegas, pela relevância do seu personagem, o fodão chefão da S.H.I.E.L.D. Nick Fury, responsável pela formação dos Vingadores. E tem mais: o astro que tem um currículo extenso de filmaços, acabou servindo de modelo para o personagem nos quadrinhos, que assumiu a sua feição. Como se isso não bastasse, faz parte do seleto grupo formado por Clark Gregg (o agente Phil Coulson), Cobie Smulders (a agente Maria Hill), Harley Atwell (a agente Peggy Carter). Dominic Cooper (o jovem Howard Stark) e Jamie Alexander (a guerreira asgardiana Sif) dos atores que apareceram nas filmes e nas série televisivas do UCM. E com todo respeito aos citados, mas, o fato é Samuel L. Jackson é o mais estrelar, portanto, merecidamente, fica no topo da nossa lista dos ilustres astros e estrelas que marcaram presença como coadjuvantes nos filmes da Marvel Studios.

BÔNUS - TOP 5: VOZES ESTRELARES.

5. Gary Sinise em Capitão América 2: O Soldado Invernal.

Muita gente não sabe, mas, o eterno Tenente Dan Taylor de Forrest Gump - O Contador de Histórias marcou presença no UCM, e justamente num dos melhores filmes. Quando Steve Rogers vai ao museu na baixa, é a voz de Sinise que ouvimos narrando a exposição sobre o Sentinela da Liberdade.

4.  Josh Brolin em Guardiões da Galáxia e nos dois últimos Vingadores.

A partir daqui, os astros não apenas emprestaram suas vozes, mas, também seus corpos para a equipe criar os personagens digitais. Mesmo com toda grandiosidade do Titã louco, é visível as expressões faciais do ótimo ator Josh Brolin, que simplesmente, rouba a cena inteiramente para ele no épico Vingadores: Guerra Infinita.

3. James Spader em Vingadores: Era de Ultron.

Outro ótimo ator a emprestar sua voz e expressões para dar vida a um personagem do UCM. Um dos grandes jovens promissores dos anos 1980, Spader continua na ativa, dando um show na telinha no seriado Lista Negra. No segundo filme do grupo de super-heróis mais poderosos da Terra, o astro deu um show com um excepcional dublagem, e de quebra, vários dos seus movimentos corporais foi usado para deixar o vilão Ultron ainda mais aterrorizante.

2. Bradley Cooper nos dois primeiros Guardiões da Galáxia e em Vingadores: Guerra Infinita.

Quem ver o figuraça Rocket Racoon, membro dos Guardiões da Galáxia, não imagina que o personagem tem a voz do bola da vez, queridinho de Hollywood, o competente Bradley Cooper. Como se não fosse bastante surpreendente saber da dublagem, ainda tem o fato que, por incrível que pareça, muitos dos traços do personagem são inspirados no ator. Inacreditável mesmo.

1. Vin Diesel nos dois primeiros Guardiões da Galáxia e em Vingadores: Guerra Infinita.

Inacreditável mesmo é saber que o eterno Dominic Toretto da franquia Velozes & Furiosos empresta sua voz num personagem que é uma arvore ambulante que só fala apenas a frase "Eu sou Groot!", em vários idiomas, inclusive o nosso português, assim como os movimentos do astro brucutu também são usados para compor o personagem. A experiência no UCM foi de grande importância para Diesel, em especial, no momento em que o astro tentava se recuperar do baque da trágica morte do amigo e parceiro da franquia Velozes & Furiosos, Paul Walker, e segundo o próprio,  a produção de Guardiões da Galáxia Vol. 2  o ajudou bastante a aliviar a dor.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário