sexta-feira, 14 de julho de 2017

REGISTRO HISTÓRICO DE UM GRANDE POETA DO FORRÓ.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?.

Danado de Bom - As Histórias e as Músicas de João Silva.
Produção brasileira de 2015.

Direção: Deby Brennand.

Elenco: João Silva, Dominguinhos, Elba Ramalho, Genaldo, Josildo Sá, Joquinha Gonzaga, Onildo Almeida, Alcione, Calcinha Preta, Gaby Amarantos, Gilberto Gil, Lenine, Zeca Baleiro, Lima Duarte, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala Elinaldo Barros do Centro Cultural Arte Pajuçara em 14 de julho de 2017.

Cotação

Nota: 9,0.

Sinopse: Documentário que traz a vida e a obra de João Silva, compositor de clássicos da música popular brasileira, em especial do forró, imortalizados na voz de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, Marinês, Elba Ramalho, entre outros. Além de imagens de arquivo, o filme traz depoimentos do próprio João Silva e de artistas renomados da nossa música, como também trechos de seus maiores sucessos.

Comentários: Dizem que o brasileiro é um povo sem memória, e isso, com certeza, é a mais pura verdade. Apesar de ter um monte de clássicos imortalizados na voz do saudoso mestre Luiz Gonzaga, o também saudoso João Silva é desconhecido de boa parte do público. Ainda bem que a diretora em seu debute nas telonas, nos presenteia com este resgate da memória nacional, neste registro histórico do grande mestre poeta do forró, que conta com um ótimo roteiro, que intercala depoimentos do próprio João Silva e de vários artistas com rápidos números musicais. O resultado é um documentário bem acima da média do gênero, nostálgico, contagiante, envolvente, dançante, que em nenhum momento é chato e morgadão. Excelente, vale a pena assistir e descobrir sobre esse grande gênio.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário