segunda-feira, 15 de agosto de 2016

CLÁSSICO DA AMÉRICA VÍDEO: A VINGANÇA DE 1 PREDADOR.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?.  

A Vingança de 1 Predador / Força Vingadora (Avenging Force).
Produção estadunidense de 1986.

Direção: Sam Firstenberg.

Elenco: Michael Dudikoff, Steve James, James Booth, John P. Ryan, Bill Wallace, Karl Johnson, Marc Alaimo, Allison Gereighty, Loren Farmer, Richard Foyle, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo), em home vídeo (VHS) e online (YouTube) em 13 de agosto de 2016.

Cotação

Nota: 6,0.  

Sinopse: Após perder os pais num atentado a bomba que era para ele, o fodão agente do Governo, Matt Hunter (Dudikoff) se aposenta para cuidar da sua irmãzinha (Gereighty). Um belo dia, ele junto com ela e o avô (Boyle) vão a Nova Orleans para apoiar a campanha para senador do amigo e ex-companheiro de missões, Larry Richards (James). O problema é que o Larry e sua família estão sendo ameaçados pelo Pentagrama, sociedade secreta de ricaços nacionalistas e neo-nazistas, que têm como esporte caçada humana. Quando os caras atacam, a porra fica série e os dois amigos são obrigados a lutar contra os caras.

Comentários: Elaborar a lista da postagem Top 10: O Melhor da Cannon Films me deu um novo ânimo para voltar a postar comentários de filmes que foram lançados por aqui em home vídeo pela saudosa América Vídeo. O esgotamento dos filmes que assistir foi um dos motivos desse hiato de tempo, mas, é fato que a lista de filmes lançados por aqui em capinhas com a bandeira dos States é extensa. Caso deste filme que, curiosamente, nas primeiras vezes que eu assistir, eu detestava, a ponto até de achar que era um dos piores filmes da Cannon, mas, que depois de revê-lo no comecinho da noite do último sábado, mudei minha opinião. Estrelado por Michael Dudikoff e pelo saudoso Steve James (19/02/1952 - 18/12/1993), sob a batuta de Sam Firstenberg, o trio que atuou nos dois primeiros e melhores filmes da franquia American Ninja, o filme tem um tom mais sério que estes, com um roteiro com menos furos e sequências de ação menos acrobáticas. Tinha tudo até para ser melhor que os dois filmes do ninja americano, mas, que acabou não ocorrendo. Apesar de ser levar a sério, o problema são os vilões caricatos, mal dirigidos, no ápice da canastrice, que mesmo aprontando as piores atrocidades, não conseguem despertar em nós a repulsa por eles, e as sequências de ações, principalmente as trágicas, que trazem as vítimas em atitudes toscas e risíveis que não conseguem impactar. Poderia ter sido o melhor filme do trio, até pelo tema, que anos depois, foi abordado com perfeição pelo mestre John Woo no clássico fodástico O Alvo, mas, que acabou não vingando, nem tão pouco, ser um filme divertido quanto as porra-louquices do ninja americano, não indo além de ser uma pérola trash legalzinha e assistível.

PICARETAGEM À BRASILEIRA.

Na era Golan-Globus, a Cannon ficou conhecida também pelos exageros na propaganda enganosa na campanha de marketing dos seus filmes. Mas, no caso deste filme, foram superadas pela galera da América Vídeo. Enquanto o marketing gringo se contentava em mentir que se tratava do filme de ação do ano, como podemos ver no poster ao lado, os caras por aqui pegaram carona no sucesso do fodástico O Predador, estrelado por Arnold Schwarzenegger, e sapecaram o título A Vingança de 1 Predador, com direito a colocarem uma tosca definição a la dicionário sobre o termo Predador (veja a primeira imagem da postagem, ao lado da ficha técnica). Como se isso não bastasse, ainda cometeram um atentado violento contra a língua portuguesa ao colocar o número "1", no lugar que deveria ser utilizado o artigo "um". A Globo não aderiu ao mico, e exibiu o filme na extinta sessão Intercine e algumas poucas vezes no Corujão com a tradução literal do título original, que hoje em dia nos remete a nome da banda baiana modinha do último carnaval. Ouro no quesito picaretagem para a galera do grupo Paris Filmes.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano. 


 
Dudikoff e sua irmãzinha no filme sendo caças.
Filme, que foi feito entre os dois primeiros American Ninja
tem uma premissa interessante, mas fica só na intenção.

Trailer.

Filme completo na versão original, com legendas. 

2 comentários:

  1. Estava procurando informações sobre esse filme e me deparei com sua análise, gosto de sinopses bem humoradas como a sua, continue assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Continue sempre nos visitando e deixando seus comentários! Sempre é muito bem-vindo! Abraço! Fica com Deus!

      Excluir