terça-feira, 31 de maio de 2016

FILME DO MÊS: MAIO/2016.


Foi por pouco que a hegemonia dos filmes de super-heróis não foi rompida. Não que X-Men: Apocalipse seja um filme ruim. Muito pelo contrário, tem um enredo interessante, cumpre direitinho sua missão de manter o padrão da franquia. Mas, em comparação a outros filmes do sub-gênero lançados esse ano, é o mais fraco, e quase perdia o nosso título de filme do mês para Martyrs, interessante remake hollywoodiano de um terror francês e o recém-lançado Jogo do Dinheiro, interessante thrilley estrelado por George Clooney e Julia Roberts. Mas, nos fins das contas, os mutantes garantiram nosso filme do mês, confirmando que 2016 está sendo o ano dos super-heróis nas telonas. Que venham Esquadrão Suicida e Doutor Estranho no segundo semestre para confirmar. Assim como no mês anterior, não tivemos um filme ruim suficiente para ser nossa merda do mês. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano. 

TOP 10: NOSSAS POSTAGENS MAIS VISUALIZADAS.

No último dia 22 completamos seis anos que estamos no ar. Inicialmente, amadoramente, inicie um blog de tratava de uma mistureba de assuntos. De religião à política, de futebol à resenha com a cara de amigos, o amor pela sétima arte e por seriados acabou falando mais alto e prevalecendo em nosso blog. Faça com muito prazer, até como uma espécie de terapia para fugir um pouco do estresse do dia-a-dia, mas, admito que, por ser um trabalho solitário e por não ter um feedback de quem nos visita, muitas vezes, pensei em desanimar e desistir. Mas, sou brasileiro e não posso desistir assim tão fácil. E para minha surpresa, no meio de uma frequenta minúscula visualização das minhas postagens (atualmente, no mínimo, de cinco a  dez, e no máximo trinta visualizações), me surpreendi por trinta e quatro postagens obterem números de visualizações acima de mil. A primeiríssima lugar, inclusive, obteve um número tão inacreditavelmente alta, que nem nos meus melhores sonhos, achava que eu teria um dia. É bem verdade que todas elas são postagens antigas e raríssimas, nos últimos três anos, tiveram mais que cinquenta visualizações. Quem sabe com o passar do tempo, nosso blog possa ser mais prestigiado com sua visita. Rssssss... Enfim, chega de mimimi e vamos ao que interessa. Nosso Top 10 de hoje serão com as nossas postagens mais visualizadas (Se você ainda não viu, é só clicar no link). As que ficaram de fora estão devidamente representadas no mosaico ao lado e algumas serão citadas no decorrer da postagem. Enfim, agradecemos a todos vocês pela visita ao nosso blog e esperamos que voltem sempre, e, se possível, quebrem a lei do silêncio e comentem nossas postagens. 



Criado mais para saciar minhas memória afetiva e saudade nostálgica, jurava que ninguém a mínima para as postagens do especial Clássicos da América Vídeo. Mas, para minha grata surpresa, as postagens com este marcador reinaram absoluto entre as trinta e quatro postagens mais visualizadas do nosso blog. A postagem que traz os nossos comentários sobre o musical Salsa - O Filme Quente, é apenas a primeira que comenta um clássico oitentista lançado em VHS pela saudosa distribuidora do grupo Paris Filmes, que tinha como principal características as inesquecíveis capinhas embandeirada, é apenas a primeira da nossa lista. 

9. Ainda há regeneração à carreira de Van Damme? - 3.190 visualizações. 


O baixinho belga é o maior responsável por atrair visitantes em nosso blog. No caso desta postagem, onde aproveitei ter assistido um então novo filme Soldado Universal para fazer uma breve revisão de sua carreira, comparando com a da franquia, acredito que o título inspirado (algo que, admito, está cada vez mais raro) deve ter atraído essa galera toda ao nosso blog. Espero não ter decepcionado essa galera toda e que pelo menos a postagem tenha sido satisfatória.

 O melhor de Steven Seagal. - 3.191 visualizações.


Se Van Damme é o principal responsável por nosso blog ser bastante visitado, o mesmo não podemos dizer do seu rival de telas (e dizem na vida real), Steven Seagal. Mas, um postagem em especial, a qual listo e comento os melhores filmes do atual chupeta de baleia, teve mais de três mil visualizações, ultrapassando inclusiva, várias postagens onde comentamos filme do baixinho belga, No caso aqui, só por causa de uma postagem, vamos declarar empate técnico, né?  Assim não deixamos nenhum dos dois com raiva e ainda garantirmos um típico empate, sempre presente na maioria das nossas listas.



Quando postei meus comentários sobre os filmes da saudosa franquia American Ninja, sabia que não era o único saudosista, mas, admito que não sonhava que iria atrair tanto visitantes. Falar de ninjas da saudosa Cannon atrair visitantes, já que a postagem onde comentamos o também clássico oitentista Ninja III - A Dominação, teve 1.056 visualizações

7. Recordar é Rever: Comando para Matar. - 3.480 visualizações

Arnoldão não poderia ficar de fora da nossa lista das postagens mais visualizadas do nosso blog, afinal, comentamos boa parte da sua filmografia, Mas, para minha surpresa, apenas uma postagem ficou entre as trinta e quatro que tiveram mais de mil visualizações. Em compensação, a mesma obteve mais de três mil visualizações, desabancando deste Top 10 postagens do seu rival de tela, Sylvester Stallone, que junto com Van Damme atraem visitantes ao nosso blog. Um façanha digna de John Matrix. 



Van Damme e  clássico de América Vídeo se misturam nessa que foi uma das minhas primeiras postagens. O mérito. com certeza, foi pela postagem trazer comentários do filme mais cultuado do baixinho belga, responsável pelo seu estouro como astro, e até hoje, para muitos, seu melhor trabalho. Uma façanha digna e totalmente creditada a este clássico oitentista e também do sub-gênero das artes marciais do que por mérito deste blogueiro. 

5. Será mesmo o último exorcismo? - 4.067 visualizações.


Um susto bem maior que o próprio filme, ao descobrir que a postagem sobre O Último Exorcismo está entre as quatro mais visitadas do nosso blog. Até agora, estou tentando entender o porquê dessa galera toda ter visitado nosso blog para visualizar uma postagem simples, comentando um filme que, convenhamos, não é nenhum clássico do terror. Mas, enfim, só tenho agradecer a todos que nos prestigiaram nos visitando. 

4. Chuck Norris em duas memoráveis franquias. - 4.411 visualizações.


O fenômeno pop da grande rede também deu sua contribuição para atrair ilustres visitantes ao nosso humilde blog. A postagem que comentamos as duas maiores franquias de sua carreira, ambas também clássicos da América Vídeo, teve mais de quatro mil visualizações, provando que o fodão Norris atrai atenção até para um humilde blog de um dos seus fãs. Aproveitando, convido a visitar a sua filmografia que postamos recentemente e conferir nossos comentários sobre outros filmes do astro.



Nosso cinema nacional não fez feio e foi responsável por boa parte dos visitantes que tivemos: De Pernas pro Ar (2.022 visualizações), Tropa de Elite 2 (1.635 visualizações), VIPs (1.023 visualizações). Mas, foi a postagem em total clima de saudosismo sobre os filmes dos Os Trapalhões que tive a graça de assistir quando criança no escurinho do cinema que atraiu o maior número de visitantes para uma postagem nossa sobre um filme brasileiro. O saudoso quarteto arrancou com méritos o nosso bronze. O que foi um sinal verde para a ideia que tenho algum tempo de rever e comentar individualmente todos os filmes do grupo. Vou me organizar para pôr isso em prática em breve.



Quem costuma visitar o nosso blog sabe que sou fã dos astros de filmes de ação. O rei deles (na minha opinião, obviamente), Sylvester Stallone, é responsável por milhares de visualizações em nosso blog, com destaque para as postagens onde comentamos Os Mercenários (2.570 visualizações), Stallone Cobra (1.441 visualizações), a quadrilogia Rambo (1.321 visualizações), a franquia Rocky (989 visualizações), e uma onde fizemos uma pequena reflexão sobre a vida e a carreira do astro (932 visualizações). Mas, a campeã absoluta foi a nossa postagem que traz os nossos comentários sobre o clássico oitentista Falcão - O Campeão dos Campeões. Com mais de nove mil visualizações, não somente é a postagem sobre o astro mais vista, como também é a segunda mais vista do nosso blog. E vai permanecer com a prata por um bom tempo, tanto pela diferença entre as demais postagens desta lista, como também, pelo número absurdo de visualizações que atingiu o nosso primeiríssimo lugar. Em tempo: já postamos a filmografia do brucutu, com os filmes que comentamos devidamente linkados. Não deixe de visitar. 

1. Os melhores filmes de Van Damme. - 31.859 visualizações.


Quase enfartei quando dei de cara com esse número absurdo de visualização. Como disse no começo, sempre tenho a sensação de está fazendo esse blog para as paredes, já que raríssimas vezes, alguém comenta algo, e também pelas minhas postagens atuais não terem muitas visualizações (a última com mais de mil visualizações foi em maio de 2013). Mas pelo menos a postagem despretensiosa onde eu só queria homenagear o aniversariante Van Damme fazendo uma breve retrospectiva de sua carreira, listando e comentando seus melhores filmes, obteve esse número realmente assombroso (admito que a ficha ainda não caiu e ficou vendo e revendo toda hora se vi certo a contagem). Por si só essa postagem que impossível será superada, prova que eu não estou escrevendo para as paredes. Só tenho agradecer a todos. 

MENÇÃO HONROSA


Quem visita nosso blog com frequência sabe que curto também filmes com temáticas religiosas. Para ser sincero, achava que essas postagens, digamos, carolas, eram totalmente ignoradas. Para minha surpresa, três delas, onde listo filmes sobre Jesus (1.801 visualizações), Maria (1.744 visualizações), e as aparições em Fátima (1.467 visualizações), foram responsáveis pelas milhares de visualizações em nosso blog. Uma prova que filmes com esta temática, desperta no mínimo uma curiosidade.  

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

FILMOGRAFIA: SCARLETT JOHANSSON.

 
Nascida em: 22/11/1984.

1994: O Anjo da Guarda.

1995: Justa Causa. 

1995: The Client - Temporada 1.

1996: Manny & Lo: Meninas de Ninguém.

1996: Lado a Lado com o Amor. 

1997: Esqueceram de Mim 3. 

1998: O Encantador de Cavalos. 

1999: Pig - Uma Aventura Animal.

2001: O Homem Que Não Estava Lá.

2001: Uma Rapsódia Americana. 

2001: Mundo Cão - Aprendendo a Viver. 

2002: Malditas Aranhas! 

2003: Moça com Brinco de Pérola. 

2003: Encontros e Desencontros. 

2004: Em Boa Companhia. 

2004: Uma Canção de Amor para Bobby Long. 

2004: Bobby Esponja: O Filme. 

2004: Nota Máxima. 

2004: Entourage - Temporada 1 - Episódio 8. 

2005: Ponto Final - Match Point. 

2005: A Ilha. 

2005: Frango Robô - Temporada 1 - Episódios 5 - 7.

2006: O Grande Truque. 

2006: Dália Negra.

2006: Scoop: O Grande Furo.

2006: Falsária.

2006: Frango Robô - Temporada 2 - Episódios 14 - 19.

2007: O Diário de uma Babá. 

2008: A Outra. 

2008: Vicky Cristina Barcelona. 

2008: The Spirit - O Filme. 

2009: Ela Não Está Tão a Fim de Você. 



2012: Woody Allen - Um Documentário.


2012: Hitchcock. 


2013: Sob a Pele.

2013: Ela.


2014: Chef.

2014: Lucy.


2015: Custom of Country - Temporada 1. 

2016: Ave, César! 



2016: The Psychopath Test.

2016: Sing - Quem Canta Seus Males Espanta.

2016: Lucy 2. 

2017: Rock That Brody.

2017: Ghost in the Shell.

2018: Vingadores 3: Guerra Infinita - Parte 1.

2019: Vingadores 3: Guerra Infinita - Parte 2.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Fontes: 

segunda-feira, 30 de maio de 2016

THRILLEY ELETRIZANTE E MAIS UM CONTO DE FADAS MODERNIZADO EM SESSÃO DUPLA DE CINEMA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?. 

Jogo do Dinheiro (Money Monster).
Produção estadunidense de 2016.

Direção: Jodie Foster.

Elenco: George Clooney, Julia Roberts, Jack O'Connell, Dominic West, Caitriona Balfe, Lenny Venito, Giancarlo Esposito, Emily Meade, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 6 do complexo Kinoplex Maceió em 30 de maio de 2016.

Cotação

Nota: 8,5.  

Sinopse: Lee Gates (Clooney) é uma apresentador televisivo, com pinta de celebridade, do programa de economia Money Monster. Um belo dia, ele recebe a visita inesperada de Kyle Budwell (O'Connell), jovem que perdeu todas as economias investindo no mercado de ações. Obrigando Lee a vestir um colete com explosivo, inicia-se uma tensa situação, que não envolve somente o apresentador, mas toda sua equipe, chefiada pela diretora Patty Fenn (Roberts), já que Kyle faz questão que o programa não saia do ar.

Comentários: Um thrilley interessante que só pela temática chama atenção. E com um elenco estrelar, encabeçado por George Clooney e Julia Roberts (curiosamente, os astros mal atuam juntos, devido as agendas lotadas de ambos, o que não é percebido em nenhum momento no filme), sob a batuta da também estrelar Jodie Foster só aumenta a nossa expectativa. E o filme consegue ir além dela, já que é um thrilley eletrizante, envolvente do começo ao fim, com um roteiro bem elaborado, simples e direto, que consegue tratar de um assunto chatinho, sem ser chato em nenhum momento. O resultado é um filme interessantíssimo que merece ser conferido. Só perde alguns pontinhos pelo fina previsível e sem impacto. Mas, um errinho bobo que é superado por um filmaço bem conduzido. Vale a pena conferir! 



Alice Através do Espelho (Alice in Wonderland 2: Through the Looking Glass).
Produção estadunidense de 2016.

Direção: James Bobin.

Elenco: Mia Wasikowska, Johnny Depp, Helena Boham Carter, Sasha Baron Cohen, Alan Rickman, Anne Hathaway, Stephen Fry, Toby Jones, Michael Sheen, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 2 do complexo Kinoplex Maceió em 30 de maio de 2016.

Cotação

Nota: 7,0.  

Sinopse: Continuação de Alice no País das Maravilhas de 2010. Após três anos viajando pelo mundo como capitã do navio do seu finado pai, Alice (Wasikowska) volta a sua terra natal e de cara, tem que encarar a venda do navio por sua mãe, ao seu ex-noivo (Rhys Ifans). Até que um belo dia, se depara com um espelho mágico que a leva de volta ao País das Maravilhas. Lá, ela encontra o Chapeleiro Maluco (Depp) numa deprê, devido a lembranças tristes do seu passado. Alice resolve então viajar no tempo numa jornada que não somente irá restituir a alegria do seu amigo, como também salvará o mundo fantástico de uma terrível tragédia.


Comentários: Por uma falta de atenção minha, mais preocupado em encontrar a versão no idioma original, acabei não atentando que estava comprando ingresso para assistir o filme no formato convencional. Na dúvida, entre pedir a grana de volta e ir assistir o filme no formato em 3-D no Cinesystem, ou encarar hoje mesmo, preferir encarar assim mesmo, afinal, já estava indo assistir esse filme desanimado com as críticas negativas sobre ele, a principal delas, a falta de fidelidade ao livro original, o que para mim tanto faz, já que não li nem ele, nem Alice no País das Maravilhas. Sobre o filme, realmente deveria ter assistido em 3-D, já que mantém o espetáculo visual do filme anterior dirigido pelo mestre Tim Burton. O roteiro é razoável, e para ser sincero, a crítica tá pegando pesado demais na malhação. O filme é divertido, bonitinho e legalzinho. Obviamente, que é inferior ao primeiro e o fato de ser totalmente diferente do livro aborrece, assim como a atuação patética e caricata de Anne Hathaway, que beira ao ridículo. Mas, também não chega ser essa tranqueira horrível que a crítica vem dizendo. Enfim, como gosto não se discute, assista e tire suas próprias conclusões.


Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

TRISTE FIM DE UMA DIVERTIDA FRANQUIA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?. 

Em Nome da Lei / Em Busca de Justiça (Ging Chat Goo - titulo original / New Police Story 2013 - título internacional).
Produção honconguesa de 2013.

Direção: Sheng Ding.

Elenco: Jackie Chan, Tian Jing, Ye Liu, Wei Na, Yu Rongguang, Wang Zhifei, entre outros.

Blogueiro assistiu online (site Cine Filmes Online) em 30 de maio de 2016.

Cotação

Nota: 6,0.  

Sinopse: Sexto filme da franquia Police Story. Na trama, o capitão Zhong Wei (Chan) vai até uma badalada boate, a convite de sua filha (Tian), que quer lhe dizer algo importante. A tal novidade é quer comunicar que namora Wu Jiang (Ye), o dono da boate. Só que o pai e filha não sabia é que na verdade o cara tem um plano contra Zhong, e acaba fazendo eles e outros reféns. 

Comentários: Como se não bastasse cada distribuidora de home vídeo lançar um filme antigo estrelado por Jackie Chan com títulos diferentes, agora chega a poderosa Rede Globo e exibe um filme recentíssimo com outro título. Em Busca de Justiça (aliás, admito que combina bem mais com o enredo do filme de que o título dado em home vídeo por aqui) na verdade é Em Nome da Lei, sexto e acredito que último filme da mais longa franquia estrelada pelo astro chinês (tenho quase certeza que a mudança foi para não haver confusão com o recentíssimo filme nacional homônimo, o que só prova que os caras da poderosa emissora menosprezam nossa inteligência). Adotando o tom sério, sombrio e pessimista do filme anterior, A Hora do Acerto, o filme tem um roteiro regular, que peca por arrastar demais o filme, encher linguiça com excessos e desnecessários flashbacks, não nenhum segundo de humor. É verdade que é legal vemos Chan fora do habitual fanfarrão, num personagem que exige uma interpretação dramática. Mas,mais uma vez, o astro erra feio na escolha. Afinal, convenhamos que a franquia Police Story é marcado por filmes (os quatro primeiros) divertidíssimos, que dosam perfeitamente humor e ação, e a mudança para o tom mais sério, não vingou, resultando mais num tosco dramalhão do que um policial que deve ser levado a sério. Pelo menos, tenta  (e consegue em alguns momentos) criar um clima de tensão e tem algumas sequências de luta satisfatórias. Pode encarar, mas, sem criar expectativa. Mas, é inegável que trata-se de um triste fim de uma divertida franquia. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.