quinta-feira, 5 de maio de 2016

A PRIMEIRA DUOLOGIA DE JACKIE CHAN.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?. 

A Vingança do Dragão (Xiao Quan Guai Zhao - título original / The Fearless Hyena - título internacional).
Produção honconguesa de 1979.

Direção: Jackie Chan e Kenneth Tsang.

Elenco: Jackie Chan, James Tien, Shih Tien, Hui Lo Chen, Li Kuen, Yen Sim Kuan,  entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD).

Cotação

Nota: 7,5.  

Sinopse: Desde de criança, Shing Lung (Chan) é treinado pelo avô (Tien) na arte do kung fu. Quando não está em casa treinando, o jovem está se metendo numa roubada atrás da outra. Sua rotina muda quando seu avô é morto em combate pelo bandidão fodão (Kuen). Peidado, Shing  parte com tudo para a vingança, mas, acaba é impedido pelo misterioso Unicórnio (Chen), que na verdade é um mestre fodão que passa a treiná-lo para o acerto de contas com o vilão. 

Comentários: Como sempre digo, Jackie Chan, junto com o saudoso Bruce Lee e com Jet Li formam a tríade dos maiores astros orientais de artes marciais da história do cinema. Em A Vingança do Dragão, temos um Chan totalmente desvinculado de ser mais uma imitador de Bruce Lee, impondo seu próprio estilo. Além de estrelar, Chan é o diretor e também coreografado das sequências de ação, neste filme que tem um roteiro regular, simples, que tem como principal problema a mudança brusca de um estilo pastelão, com direito a efeitos sonoros toscos de desenhos animados a um filme de artes marciais. O primeiro ato, que usa e abusa do humor pastelão, é um pouco chatinho e chega até ser um pouco enfadonho, mas, a medida em que o filme segue, passa a se tornar interessante, principalmente, pelas sequências de lutas, muito bem coreografadas. O resultado é um filme do sub-gênero das artes marciais um pouco acima da média, que diverte e empolga ligeiramente no clímax, mesmo com as presepadas que o personagem de Chan apronta, com a tal técnica de usar os sentimentos, algo bem tosco. 


 
Lançado por distribuidoras diferentes... 

... clássico das artes marciais é encontrado por aqui... 

em diversas capas. 



A Saga do Dragão - A Luta Final (Long Teng Hu Yue - título original / The Fearless Hyena II - título internacional).
Produção honconguesa de 1980.

Direção: Chan Chuen.

Elenco: Jackie Chan, James Tien, Hui Lo Chen, Austin Wai, Chang Ma, Chi Wei Huang, Shi-Kwan Yen, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD).

Cotação

Nota: 7,0.  

Sinopse: Perseguidos pelos fodões Heaven (Huang) e Earth (Yen), membros de um clã se separam, com seus respectivos filhos pirrralhos. Anos depois, um desse pirralhos, é o folgado Chang Lung (Chan) passa o tempo em treinar e se meter em roubadas. Numa dessas roubadas, acaba despertando a atenção dos velhos inimigos e Lung foge com seu pai, para junto do seu tio e primo. Só que a bandidagem vai atrás, ferra com família, forçando Lung a juntar forças com seu primo e partir para a vingança contra o clã bandidão. 


Comentários: A Vingança do Dragão fez um merecido enorme sucesso em seu país de origem, o que acabou resultando numa continuação, a primeira de um filme estrelado por Chan (posteriormente, outros filmes do astro também, o que fazem dele, acredito, o ator que mais estrelou franquias na história do cinema). Curiosamente, é um daquelas raras aberrações que, mesmo tendo o mesmo astro e alguns dos atores dos filmes originais, os trazem em personagens diferentes. No caso deste A Saga do Dragão - A Luta Final, é praticamente a mesma história do original, só acrescentando alguns outros personagens num roteiro ligeiramente confuso. Temos praticamente o mesmo filme anterior camuflado numa continuação. Em compensação, temos mais sequências de lutas, redução drástica a nível zero do pastelão (graças a Deus, tiraram os efeitos sonoros de desenhos animados) e Chan ainda mais criativo e a vontade nas lutas bem coreografadas. Curiosamente, o filme utiliza a mesma música de Missão Maluca, um filme também oriental, estrelado por um ilustre desconhecido sósia de Chan, que era presença constante na Sessão da Tarde. Considerado pela crítica especializada e por muitos fãs como melhor que o primeiro, para mim é um empate técnico, apesar daquele ser ligeiramente superior a este. Enfim, outro clássico do sub-gênero das artes marciais, com Chan em plena forma, que assim como o original merece ser descoberto. 


 
Assim como o original...

 
... filme foi lançado aqui por diversas distriubuidoras. 


Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário