domingo, 8 de maio de 2016

CHAN EM CLÁSSICO DAS ARTES MARCIAIS.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?. 

O Jovem Mestre do Kung Fu / Punhos de Mestre (Shi Di Chu Ma - título original / The Young Master - título internacional).
Produção honconguesa de 1980.

Direção: Jackie Chan. 

Elenco: Jackie Chan, Tien Feng, Feng Feng, Wei Pei, Shih Kien, Lily Li, Yuen Biao, Hwang In-Shik, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD).

Cotação

Nota: 8,0.  

Sinopse: O jovem Lung (Chan) é um dos órfãos que é criado numa escola tradicional de kung fu que ver sua rotina mudar, quando ele perder uma batalha da dança do dragão, ao descobrir que um dos mestres de escola, o também órfão Keung (Pei) dançou pela escola rival. Ao ser descoberto da sacanagem, o traíra se manda da escola, o que não impede de Lung ainda ser responsabilizado pelo ocorrido. Então, ele resolve também se mandar, e vai a procura de Keung. Só que ao chegar numa cidade, Lung é confundido com um bandidão perigoso que acabou de escapar da polícia, tendo ajuda dos seus capangas e de Keung. A partir de então, Lung tenta tira o amigo da merda que se meteu e ao mesmo limpar seu lado, indo atrás da bandidagem.

Comentários: Não é a toa que Jackie Chan é um dos ícones das artes marciais nas telonas. E não chegou a este posto por causa dos filminhos hollywoodianos bobos recentes  que marcam presença constante na TV aberta. Ele tem uma filmografia extensa com mais de 100 filmes, alguns deles, verdadeiros clássicos das artes marciais. É o caso deste O Jovem Mestre do Kung Fu, que mesmo tendo esse título desde do seu lançamento por aqui em VHS, também pode ser encontrado com o título de Punhos de Mestre (como se isso não bastasse, a mesma distribuidora ainda comete o erro de nomear o filme na sinopse da capa com Punhos de Ferro). Primeiro filme de Chan pela mítica produtora honcongesa Golden Harvest, O Jovem Mestre do Kung Fu traz sequências de lutas espetaculares muito bem coreografadas (a última, no clímax do filme, acredito que seja uma das mais longas na história do cinema, e provavelmente a sequência que Jackie apanhando mais que mulher de malandro, como nunca visto na sua filmografia),  com o astro na auge de sua forma física e flexibilidade, já mostrando a principal característica - o uso de objetos na porradaria. O filme também conta com um roteiro bem elaborado, que consegue dosa ação e humor, algo, que até então, não tinha atingindo esse nível nos filmes anteriores do astro. Divertido, disparado, não somente um dos melhores filmes do astro, mas, também do sub-gênero das artes marciais. Clássico imperdível.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano. 


 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário