= Excepcional. / = Muito bom. / = Bom./ = Regular. / = Fraco. / = (Preciso mesmo dizer?).
Produção estadunidense de 1979.
Direção: David Lowell Rich.
Elenco: Alain Delon, Susan Blakely, Robert Wagner, Sylvia Kristel, Eddie Albert, Bibi Andersson, Charo, John Davidson, Andrea Marcovicci, Martha Raye, Cicely Tyson, Jimmie Walker, David Warner, Mercedes McCambridge, Avery Schreiber, Sybill Danning, Monica Lewis, Nicolas Coster, Robin Cammell, George Kennedy, entre outros.
Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e on-line (YouTube).
Sinopse: Quarto e último filme da franquia Aeroporto. O inovador supersônico Concorde realiza uma viagem de rotina dos Estados Unidos. Entre os passageiros está uma jornalista (Blakely), que está com posse de documentos que pode ferrar com um executivo de armas (Wagner), que vem fazendo negociações ilegais. O cara não deixa por menos e resolve impedir que a moça o denuncie, mandando todos pelos ares.
Comentários: Percursor do subgênero catástrofe, o clássico Aeroporto gerou quatro sequências, que em comum, traziam um elenco estrelar passando perrengues dentro de um avião. A tetralogia chegou ao fim no finalzinho dos anos 1970 com este filme que, se não me engano, foi o mais exibido na telinha da Globo de toda franquia. Revendo no último domingo, caiu a ficha que de fato Aeroporto 1980 - O Concorde é ruim. A premissa tosca de um vilão querer derrubar um avião apenas para eliminar uma pessoa que pode ferrar com ela é patética, e acaba sendo mais ferrada com um péssimo roteiro, que traz diálogos ridículos, subtramas insossas que somem e voltam do nada (como o romancinho tosco entre um jornalista estadunidense e uma jovem atleta soviética). Sem falar nos péssimos efeitos visuais, que até poderíamos tentar passar pano afirmando que são assim pela época em que o filme foi produzido, se não o primeiro Star Wars e Superman - O Filme não tivessem sido lançados apenas alguns anos antes. Ao menos, nos efeitos práticos, o filme é eficiente e convence.
Mesmo reconhecendo todos os problemas, confesso que não acho Aeroporto 1980 - O Concorde (apesar do título original ser do ano da produção, por aqui e alguns outros países, recebe o título do ano posterior) um filme totalmente ruim e até continuo me divertindo com ele. Provavelmente, pela minha memória afetiva não deixa que eu sinta ranço pelo filme, e por isso, acaba sendo ao menos para mim mais um exemplar do típico "é ruim mas é bom". Enfim, (re) veja e tire suas próprias conclusões. Cotação: / Nota: 5,0.
VOCÊ SABIA?
O saudoso ator George Kennedy (na foto, ao lado dos astros franceses Alain Delon e a saudosa Sylvia Kristel) foi o único que marcou presença em todos os filmes da franquia Aeroporto, o que faz do seu personagem, Joe Patroni, um dos mais pé-frio da história do cinema. Se levarmos em conta que ele também marcou presença em Comando Delta, clássico oitentista estrelado por Chuck Norris e Lee Marvin, que tem uma trama com um viagem aérea tensa, aposto que muita gente teve um cagaço ao ver o ator embarca no mesmo voo que o seu.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.
Cinéfilo alagoano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário