domingo, 23 de dezembro de 2012

A MAIOR SAGA ÉPICA INTERGALÁTICA DE TODOS OS TEMPOS.

Com a franquia Star Wars, George Lucas não somente revoluciona a sétima arte, como também criou um fenômeno pop nunca visto antes.
 
A partir de hoje e nos próximos dois domingos, a Band realiza mais uma vez o Festival Star Wars. Infelizmente, desta vez, só serão exibidos os filmes da última trilogia, que corresponde a primeira parte da maior saga épica intergalática de todos os tempos, deixando de fora a excepcional trilogia original. Criada por George Lucas nos anos 1970, que dividiu a saga em seis episódios, sabiamente, o genial cineasta resolveu realizar primeiro os três últimos epísódios por entender que estes teriam maior apelo comercial. E acertou em cheio, já que, até hoje, a trilogia original é insuperável, com filmaços inesquecíveis. Não que a trilogia mais recente, que será exibida no canal aberto, seja ruim, pois, tem enredo interessante, boas atuações e, principalmente, efeitos especiais excepcionais. Mas, em comparação a trilogia original, apanha feio e o resultado frustra e muito, até mesmo os fãs mais apaixonados. Aproveitando o meio-festival promovido pela Band, comento a partir de agora essa franquia épica que, ao meu ver, é a melhor de todos os tempos.

Hoje, a partir das 18 horas (horário de Brasília, aqui em Maceió, daqui a pouco, às 17 horas), será exibido Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma, de 1999, que inicia a saga do futuro Darth Vader, Anakin Skywalker. Com a maquiavélica Federação querendo começar a dominar tudo, o mestre Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson, com moral após A Lista de Schindler) e seu aprendiz Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor, incrivelmente parecido com Alec Guinness, que interpretou o personagem na versão mais velha na trilogia original) são enviados pelo chanceler Valorum (Terence Stamp) para tentar uma negociação, sem sucesso. Os jedis escapam da cilada e voltam a Naboo, que está sendo invadida,  encontram por acidente o chatíssimo e tagarela ser híbrido Jar Jar Binks (personagem digital no original dublado por Ahmed Best) e salvam a rainha  Padmé Amidala (Natalie Portman). Rumo ao planeta Coruscant, capital da República Galáctica, por um defeito no porpulsor da nave, os heróis são obrigados a parar no árido planeta Tatooine e acabam conhecendo o pirralho Anakin Skywalker (Jake Lloyd, que interpretou o filho de Schwarzenegger na divertida comédia Um Herói de Brinquedo) e o mestre Jedi acredita que o pirralho pode ser o escolhido que irá realizar uma antiga profecia.

O filme tem um roteiro interessante e muito bem escrito, ótimas atuações e efeitos especiais excepcionais. Mesmo assim, ao mesmo tempo é uma decepção. Vai ver que por causa da ansiedade que tivermos ao querer ver de novo a saga nas telonas. Além disso, tem o fato dos personagens não serem tão atraentes e carismáticos como os da trilogia original, sem falar que Lucas errou feio a dar destaque demais ao irritante Jar Jar Binks, que os fãs simplesmente odiaram a ponto de Lucas nos filmes posteriores colocá-lo no devido lugar, e matar o personagem mais interessante da nova trilogia, o vilão Darth Maul (Ray Parker), logo no primeiro filme. Enfim, não chega a ser um fiasco, já que suas qualidades superam suas deficiências, mas, em comparação aos demais filmes da série, o episódio que inagura a saga, e o quarto a ser filmado, é o mais fraco da série. Obviamente que, em se tratando de Lucas e a saga Star Wars, não deixa de ser um ótimo filme. Nota 9,0.

A saga continuou três anos depois, com o ótimo Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones, que a Band exibe no próximo domingo. A trama se passa dez anos depois do fatos ocorridos no filme anterior e começa com a dupla Jedi, o mestre Obi-Wan (McGregor) e seu aprendiz Anakin (Hayden Christensen) salvando a senadora Amidala (Portman) de um ataque. Logo após, Obi-Wan parte sozinho em missão, confiando ao seu aprendiz a tarefa de cuidar e proteger a ex-rainha de Naboo. O inevitável acontece e os dois acabam se apaixonando. Em comparação ao filme anterior, houve uma melhora bastante significativa, com um roteiro ainda mais bem elaborado, apesar de perder um pouco de tempo no brega romance do casalzinho. Mas, as sequências de ação, muito bem caprichadas, são um show a parte, o que tornam o filme, na minha opinião, um dos melhores da nova trilogia. Nota 9,5.

A nova trilogia foi encerrada em 2005, com o também ótimo Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith, o filme mais sombrio e baixo-astral de toda franquia, que será exibido na Band, no primeiro domingo de janeiro, dia 06. A trama se passa três anos após o filme anterior, com Anakin e Amidala casados secretamente. Mas, a lua-de-mel  e a felicidade dos pombinhos será interrompida, já que a República e a Confederação estão em guerra, e Darth Sidious (Ian McDiarmid) está a um passo de dominar toda galáxia. O vilão, que na verdade é o chanceler Palpatine, finalmente consegue seduzir Anakin que acaba aderindo ao lado negro da força. traindo os jedis, e logo, de cara, matando um grupo inteiros de pirralhos, futuros jedis. No meio de toda batalha, o mestre jedi e seu ex-aprendiz irão travar um combate letal, onde o mestre se sai melhor e gravemente ferido e totalmente abraçado ao lado negro da força, irá se tornar o terrível Darth Vader, enquanto sua esposa morre ao dar a luz aos gêmeos Luke e Leia. Como no filme anterior, Lucas acerta em cheio e faz um filmaço épico, que faz jus a excepcional trilogia original, mesmo sendo o com enredo mais triste e trágico de toda franquia. Uma excepcional conclusão épica da primeira trilogia. Nota 9,5
A saga Star Wars continua, justamente no filme de estreia, o excepcional Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança, de 1977 que foi lançado por aqui com o título Guerra nas Estrelas. e somente recentemente, com o lançamento em DVD, é que recebeu o título original. Na trama do filme em que somos apresentados a toda mitologia criada brilhantemente pelo mestre Lucas começa com a princesa Leia (Carrie Fisher) sendo capturada pelo fodástico Darth Vader (corpo de David Prowse e a voz marcane de James Earl Jones), mas, sem antes gravar uma mensagem no androide R2-D2 (Kenny Baker), contendo os planos para a destrutiva Estrela da Morte, enviá-lo pelo espaço, junto com seu parceiro mala, o tagarela C-3PO (Anthony Daniels). O módulo acaba caindo em Tatooine, onde são capturados pelos Jawas e vendidos posteriormente. Quando Luke Skylwalker (Mark Hamill), um jovem que sonha em lutar no espaço, está fazendo uma faxina geral nos robôs, descobre a mensagem de Léia e a mostra ao misterioso Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness), que resolve partir em missão. Com a morte de seus tios, Luke se junta a Obi-Wan, e contratam o serviço dos mercenário Hans Solo (Harrison Ford, dando um show, roubando cena no personagem mais carismático de toda franquia) e ser fiel parceiro Chewbacca (Peter Mayhew). Não foi a toa que Lucas, brilhantemente, iniciou a saga com este episódio, que tem um enredo muito bem escrito que somados ao ótimo elenco e efeitos especiais excepcionais, que pegaram todo mundo de surpresa na época e ainda impressionam ainda hoje, resultaram num dos melhores filmes de todos os tempos, que não somente revolucionou a história da sétima arte, como também inaugurou um fenômeno pop, com milhares de adeptos no mundo inteiro, que permanece até hoje. Filmaço inesquecível que o tempo jamais apagará. Nota 10,0.

Três anos depois, em 1980, a saga Star Wars volta às telonas de forma magistal, surpreendentemente ainda melhor, no excepcional O Império Contra-Ataca, que a exemplo do primeiro filme, posteriormente ganhou por aqui o título Star Wars: Episódio V - O Império Contra-ataca, agora, sobre a batuta do diretor Invin Kershner (1923-1910), e com Lucas na produção. A trama se passa três anos depois da destruição da Estrela da Morte a Aliança Rebelde está perseguida implacavelmente pelos forças imperiais lideradas por Darth Vader. Com a  base descoberta e atacada, os rebeldes se separam, enquanto Luke e seu dróide fiel R2-D2 vão ao pantanoso planeta Dagobah, para encontrar Yoda (Frank Oz), o mais fodástico mestre jedi, a fim de ser treinado por ele e aprender a controlar a força. Mas, o treinamento é interrompido quando Luke sente que seus amigos estão em perigo e parte em missão para salvá-lo. Com o roteiro mais bem elaborado de toda série, que inclusive, justifica bem a fisionomia ligeiramente diferente de Hamill, que sofreu um acidente de carro antes das filmagens, sem falar na revelação mais bombástica da história do cinema, um elenco ainda mais afiado e efeitos especiais ainda mais impressionantes, não é a toa que o filme agradou tanto a crítica quanto aos fãs, que o consideram o melhor de toda franquia. Obra-prima insuperável. Nota 10,0 é pouca.

A saga de Anakin Skywalker, que até então, achavámos que era do seu filho Luke, se encerra três anos depois, no também excepcional O Retorno de Jedi, que a exemplo dos outros filmes da trilogia original, posteriormente, recebeu por aqui o título Star Wars: Episódio VI - O Retorno de Jedi. Dirigido por Richard Marquand (1938-1987), e mais uma vez com Lucas cuidando da produção e do roteiro, a trama dar continuidade ao filme anterior, com Luke libertando Leia e Hans Solo, do terríve mafioso do espaço sideral Jaba. Os rebeldes partem com tudo contra o império, que está construindo uma segunda estrela da morte. A batalha os leva ao primitivo planeta Endor, habitado pelos fofinhos Eworks. Apesar de ser um pouco infantilizado, o que torna o filme o mais levinho de toda franquia, o encerramento da primeira trilogia é um filmaço emocionante empolgante, envolvente, que não fica atrás dos seus antecessores e dar um pisa nos seus posteriores. Conclusão perfeita de uma saga. Nota 10,0.

Star Wars gerou inúmeros produtos, inclusive o longa dec animação Star Wars - The Clones Wars. Com a recente venda da Lucas Films para a Disney, já foi anunciado que a saga retornará às telonas, numa nova trilogia, que será lançada entre 2015 e 2020, contando fatos posteriores a trilogia original. Inclusive, rumores indicam que Harrison Ford estaria em negociações com os produtores para reviver Hans Solo. Particularmente, sem querer ser pessimista mas já sendo, não estou muito animado, já que mesmo com Lucas envolvido, a trilogia recente frustrou, imagina agora nas mãos e mentes de outros roteiristas. Torço para está enganado. Enquanto esperamos para ver o resultado da nova trilogia, podemos rever nas telonas, os filmes já produzidos, que estão sendo relançados em 3-D, na ordem cronológica dos fatos narrados. 
 
Rick Pinheiro.
Cinéfilo.
 
 
Trailer recente de Star Wars: Episódio I - A Ameça Fantasma.
 
 
Trailer de Star Wars: Episódio - Ataque dos Clones. 
 
  
Trailer de Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith.
 
  
Trailer original de Guerra nas Estrelas.
 
 
Trailer de O Império Contra-Ataca.
 
 
Trailer de O Retorno de Jedi.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário