quinta-feira, 28 de abril de 2022

RECORDAR É REVER: UM DIA DE CÃO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Um Dia de Cão (Dog Day Afternoon).
Produção estadunidense de 1975.

Direção: Sidney Lumet.

Elenco: Al Pacino, Penelope Allen, Sully Boyar, John Cazale, Beulah Garrick, Carol Kane, Sandra Kazan, Marcia Jean Kurtz, Amy Levitt, John Marriott, Estelle Omens, Gary Springer, James Broderick, Charles Dunning, Carmine Foresta, Lance Henriksen, Chris Sarandon, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo e SBT) e no streaming (HBO Max).

Sinopse
: Baseado em fatos narrados num artigo de uma revista escrito por P.F. Kluge e Thomas Morre. Em 
22 de agosto de 1972, os amigos Sonny Wortzik (Pacino) e Sal Naturile (Cazale) inventam de assaltar um banco no Brooklyn, em Nova Iorque, pela primeira. Mas a inexperiência da dupla acaba fazendo que a ação criminosa não saia como o planejado, e o que era para ser um rápido assalto, acaba se tornando um extensa situação com reféns que durou por horas e mobilizou praticamente toda força de segurança da cidade.

Comentários
: Um dos clássicos absolutos do saudoso diretor Sidney Lumet, Um Dia de Cão é um dos meus filmes favoritos do aniversariante da última segunda-feira, 25 de abril, Al Pacino. Revendo hoje, é incrível como este clássico setentista continua atual. Com um excelente roteiro que dosa perfeitamente drama, tensão, humor e ação, o mestre Lumet aproveita bem o ótimo elenco que tem à sua disposição, e com maestria, entrega um filmão de primeira, inesquecível, que nos envolve e prende a nossa atenção do começo ao fim, mesmo que assistamos infinitas vezes. Simplesmente espetacular, um dos melhores filmes do consagrado ator, que aqui entrega uma das melhores atuações de sua carreira. Para ser visto e revisto infinitas vezes, sem deixar de nos impactar. 
CotaçãoNota: 10,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário