quinta-feira, 16 de julho de 2020

RECORDAR É REVER: INIMIGO ÍNTIMO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Inimigo Íntimo (The Devil's Own).
Produção estadunidense de 1997.

Direção: Alan J. Pakula.

Elenco: Harrison Ford, Brad Pitt, Margaret Colin, Ruben Blades, Treat Williams, George Hearn, Mitchell Ryan, Natascha McElhone, Paul Ronan, Simon Jones, Julia Stiles, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo), em home vídeo (VHS) e no streaming (HBO GO).

Sinopse: Tom O'Meara (Ford) é um dedicado pai de família e policial de Nova Iorque, de ascendência irlandesa, que acolhe em sua casa um imigrante (Pitt) do seu país natal. O que ele não sabe é que na verdade o cara é um procuradíssimo membro do IRA, que está nos States a fim de adquirir mísseis para o grupo.

Comentários: Só pelo fato de ser estrelado pelos astros Harrison Ford e Brad Pitt, Inimigo Íntimo tinha tudo para ser um filme no mínimo lembrado. Mas, acontece justamente o contrário e o filme, que é o último dirigido pelo saudoso Alan J. Pakula, acabou caindo no esquecimento. Não que seja ruim, pois traz uma trama interessante e envolvente, que ganha força com as boas atuações da dupla estrelar. Mas, se spera muito mais de um filme com dois astros deste quilate do que apenas um bom filme, com roteiro satisfatório, que, segundo Brad Pitt, foi bastante mexido durante a produção. Pitt, na época em ascensão, inclusive considera hoje o filme o pior da sua carreira. Não é para tanto, já que, como foi citado, é um bom filme. Mas, não está à altura do encontro dos dois astros. Uma pena, pois, tinha potencial para ser. Cotação / Nota: 7,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário