sábado, 11 de abril de 2020

TOP 5: ATORES HOLLYWOODIANOS QUE INTERPRETARAM JESUS.

Ouso afirmar com certeza que Jesus Cristo é a personalidade histórica mais retratada de todos os tempos, seja nos palcos, nas telonas ou nas telinhas. E vivê-lo numa dessas formas de artes é um privilégio para muitos atores, uma experiência, que no mínimo impacta suas carreiras, quando não suas vidas pessoais. Atores como o saudoso Jeffrey Hunt na versão sessentista de Rei dos Reis e Jim Caviezel em A Paixão de Cristo, dirigido por Mel Gibson, imortalizam Nosso Senhor nos cinemas, sendo lembrados até hoje. Assim como Robert Powell em Jesus de Nazaré, dirigido pelo saudoso mestre Franco Zeffirelli, Bruce Marchiano no noventista O Evangelho Segundo Mateus, e Jeremy Sisto em Jesus - A Maior História de Todos os Tempos, imortalizaram Jesus na televisão, e no caso destes, de tal maneira que acabaram não emplacando mais nenhum papel de destaque em suas carreiras (Marchiano, inclusive, repetiu o papel em outras produções). Evidentemente que também tivemos atores já consagrados dando vida ao Nosso Senhor, e nesta postagem iremos listar cinco deles. Em comum todos são ótimos atores, e por isso, optamos em utilizar o critério do menos ao mais improvável ator escalado para viver o Filho de Deus. Enfim, antes que seja lançado mais um filme ou série sobre Nosso Senhor Jesus Cristo, vamos a nossa lista.

5. Max von Syndow em A Maior História de Todos os Tempos

Iniciamos com a escolha mais óbvia da nossa lista para viver Nosso Senhor. Afinal, o já saudoso excelente ator sueco tinha dezesseis anos de carreira e vinte filmes (incluindo o cultuado clássico O Sétimo Selo de Ingmar Bergman), quando assumiu o papel do Filho de Deus em 1965. Uma pena que nem o ator, que decepciona com uma atuação robótica, nem o grandioso elenco estrelar conseguem salvar o filme de ser o pior já feito sobre Cristo. Óbvio que na minha humilde opinião, já que boa parte da crítica rasga elogios ao filme.

4. Ewan McGregor em Últimos Dias no Deserto.

Com algumas comparações do seu visual como Obi-Wan Kenobi nos dois últimos filmes da segunda trilogia Star Wars com Jesus, até que demorou bastante para o carismático ator escocês viver o Filho de Deus nas telonas. E isso ocorreu em 2015, num filme que até conta com uma premissa interessantíssima, que imagina os quarenta dias de Jesus no deserto. McGregor acaba se saindo muito bem, interpretando dois personagens antagônicos, sendo praticamente um dos pouquíssimos pontos positivos deste filme chato e entendiante. E mais uma vez, de acordo com minha humilde opinião, já que é bem avaliado pela crítica.

3. Christian Bale em Maria, Em Nome da Fé.

Com cara de bom moço e sendo um estupendo ator cameleônico, a princípio não surpreende que o ator britânico tenha dado vida a Jesus de Nazaré de forma convincente. O que surpreende mesmo é o fato dele ter vivido o Filho de Deus numa modesta produção televisiva, o que o fez subir duas posições na nossa lista feita pelo critério de improvabilidade. Mas, não pense que o ator calçou as sandálias da humildade e foi mais um a se render a telinha, já que o filme foi é de uma fase da carreira dele com status de ex-ator mirim, exatamente um produção antes de Psicopata Americano, filme onde voltou a chamar atenção em Hollywood.

2. Joaquin Phoenix em Maria Madalena (2018).

Podemos imaginar o ganhador do Oscar e de uma porrada de prêmios por sua excepcional atuação como Arthur Fleck em Coringa,  nos mais diversos personagens. Mas, duvido que alguém imagine no papel de Jesus Cristo. Obviamente não por falta de talento, já que é excelente ator camaleônico, e sim por algumas porras-louquices feitas na vida real, que o torna com uma fama de no mínimo ser um cara estranho. Mas, talento supera qualquer coisa, e deram o papel para ele, e simples acaba roubando a cena com uma ótima atuação, entregando um Jesus que ao mesmo tempo é um humilde e manso pregador, tem inseguranças e medos como qualquer um de nós. Leva a nossa prata, mas, empatado tecnicamente no pódio.

1. Willem Dafoe em A Última Tentação de Cristo.

A cara de psicopata e de cara mau fez com que o eterno Duende Verde tenha uma porrada de vilões na sua filmografia. Como quem não ver cara, acaba vendo talento, o mestre Martin Scorsese o escalou para viver Jesus no polêmico filme oitentista que ao contrário do que muita gente pensa, é baseado num livro ficcional e não nos Evangelhos, por mais que a trama traga vários fatos relatados nestes. Dafoe faz jus a escolha, e com uma boa atuação, entrega uma das versões mais humanas do Filho de Deus.

MENÇÃO HONROSA.

Ralph  Fiennes em  O Senhor dos Milagres.

Dar para imaginar como Jesus o mesmo ator que viveu um perverso oficial nazista em A Lista de Schindler e o icônico Voldemort da franquia Harry Potter? Em se tratando de um ótimo ator com Fiennes, isso é fichinha, mas, não deixa de ser no mínimo curioso. Fiennes empresta sua voz ao Nosso Senhor nessa cativante filme que mistura a técnica de movimento em bonecos de argila com computação gráfica. Quem tiver oportunidade de assistir no idioma original, irá constatar que o ator britânico convence muito bem, e se fosse num live-action, com certeza, Fiennes não estaria brigando com Phoenix e Dafoe na nossa lista dos atores inusitados que viveram Jesus, mas, também dos melhores.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário