segunda-feira, 6 de abril de 2020

GENIALIDADE DIANTE DAS ADVERSIDADES.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?.

O Menino que Descobriu o Vento (The Boy Who Harnessed the Wind).
Produção britânica e malauiana de 2019.

Direção: Chiwetel Ejiofor.

Elenco: Maxwell Simba, Chiwetel Ejiofor, Aïssa Maïga, Lily Banda, Lemogang Tsipa, Philbert Falakeza, Joseph Marcell, Noma Dumezweni, entre outros.

Blogueiro assistiu no streaming (Netflix) em 05 de abril de 2020.

Sinopse: Baseado em fatos relatados no livro autobiográfico homônimo. William Kamkwamba (Simba) é um adolescente de uma família humilde, que mora numa pequena aldeia no interior do Malaui, que ajuda a família consertando rádios dos habitantes local. Ele consegue ingressar numa escola particular, mas, sua alegria dura pouco, já que seu pai (Ejiofor), não pode pagar as mensalidades. Tudo piora quando uma retirada de árvores pelo Governo, acaba gerando consequências drásticas afetando gravemente às plantações locais, aumentando ainda mais a miserabilidade dos aldeões. Autodidata, William acredita ter a solução com a instalação de um moinho que ele idealizou, mas, encontra várias dificuldades para construí-lo.

Comentários: Filme que chegou sem muito alarde na Netflix há mais de um ano marca a estreia do ator Chiwetel Ejiofor na direção, onde também escreveu o roteiro e atua dando vida a pai do protagonista. A tripla função não o impediu de entregar um cativante um ótimo filme, com um bom roteiro, que ganha forças com as ótimas atuações de Chiwetel e de um elenco de rostos desconhecidos, com destaque especial para o estreante Maxwell Simba, que simplesmente, é um show à parte. O resultado é um filme emocionante, cativante, ao mesmo tempo que é um verdadeiro soco no estômago da triste realidade de miserabilidade que muitas famílias vivem pelo mundo. Bem realista, sendo ao mesmo tempo local e universal, um drama envolvente que vale a conferida. Cotação / Nota: 8,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário