quarta-feira, 6 de junho de 2018

TOP 5: PERSONAGENS DA FRANQUIA KARATÊ KID QUE GOSTARÍAMOS DE VER EM COBRA KAI.

Sem sombra de dúvida, a série Cobra Kai é uma das maiores surpresas do ano. Afinal, qual fã mais otimista imaginaria que veria um dia Ralph Macchio e William Zabka voltando a viver Daniel Larusso e Johnny Lawrence após trinta e quatro anos depois de Karatê Kid - A Hora da Verdade, suas três continuações e uma remake. Mais, como diz a canção do filme original, estragada em 2010 por Justin Bieber, "Never say never" ("nunca diga nunca") e em 2018, além de Macchio e Zabka, outros dois atores também voltaram em pequenas participações na websérie que já garantiu uma segunda temporada, que sairá no próximo ano, nos deixando com as expectativas altíssimas e na esperança de ver outros personagens clássicos marcando presença na série. Nesta postagem, listei cinco personagens da franquia que eu gostaria de ver de volta. Mais rápido que o golpe da garça, vamos a nossa lista.

5.  Coronel Dugan (Michael Ironside) e Julie Pierce (Hilary Swank).

Iniciamos nossa lista com uma polêmica. Afinal, estamos falando da inclusão de dois personagens do filme mais malhado e ignorado da tetralogia original, o único que não tem nenhuma referência no seriado. Mas, o filme que enterrou a franquia nas telonas não é essa bomba toda (particularmente, até acho um pouquinho melhor que o horrível terceiro filme) e até tem seus méritos, mesmo que pouquíssimos. Um deles é o tosco vilão psicótico Coronel Dugan, vivido pelo competente Michael Ironside, que, convenhamos está bem mais para ser parceirão do durão impiedoso do treinador John Kreese (vivido por Martin Krove nos três primeiros filmes) do que o parça chato pra caralho, Terry Silver, vivido por Thomas Ian Griffith em Karatê Kid 3 - O Desafio Final. Além disso, como a série tem todo clima nostálgico oitentista, a presença do veterano ator seria bem-vinda, já que ele era presença constante nos filmes da época (Top Gun, O Vingador do Futuro, Tropas Estrelares), geralmente, como vilão.

Ainda falando no malhadíssimo e ignorado filme da franquia original, bem que Cobra Kai poderia trazer uma participação especial da protagonista Julie Pierce. Não por mérito da personagem que era chatinha, mas, principalmente, por ter sido interpretada por Hillary Swank, atriz ganhadora de dois Oscar, que anda sumidinha. A presença de Swank não apenas seria uma participação especial de luxo, mas, serviria também de mais uma homenagem ao mítico e saudoso Sr. Miyagi, com um encontro entre seus dois maiores alunos.

4. Tommy (Rob Garrison) e Bobby (Ron Thomas).

No filme original, como todo valentão da vida real, Johnny Lawrence vinha acompanhado de outros amiguinhos bad boys, que também eram alunos de John Kreese no dojo Cobra Kai. Dos quatro (ou cinco, realmente, a memória falha no momento) apenas três tinham algum destaque, com um fala ali, outra acolá, e caras e boca de filhinhos de papai malvadões. Como na série, que praticamente é uma continuação direta do primeiro filme, Johnny está muito solitário bem que poderiam trazer de volta alguns desses seus parças, como os quase gêmeos (muitas vezes, quando pirralho e assistia as incontáveis reprises, confundia um com o outro) e com nome de dupla de sertanejo universitário Tommy e Bobby. O primeiro, inclusive, por ser o único bonzinho da gangue dos caratecas endinheirados se encaixaria perfeitamente como amigo do Lawrence da série. Infelizmente, ambos não são mais atores, atuando hoje como palestrante motivacional e gerente de restaurante, respectivamente. Mas, uma rápida volta à profissão artística, até que seria bem-vinda, até para entrar uma graninha a mais no bolso deles.

3. Chozen (Yuji Okumoto).

Indiscutivelmente, Johnny Lawrence e John Kreese são os maiores vilões da tetralogia Karatê Kid. Mas, o jovem encrenqueiro do segundo filme, capanga de um ex-amigo e desafeto do Sr. Miyagi, não fica atrás, a ponto de alguns momentos ser mais durão e malvadão que os célebres colegas de vilania. Também não é para menos. Bem interpretado por Yuji Okumoto, Chozen é praticamente uma mescla de Lawrence e Kreese temperado com puro ódio de um recalcado mal amado. E convenhamos, é um personagem que desperta o nosso interesse e vontade de descobrir que fim levou após ser desonrado e deserdado, se o cara se redimiu como Johnny ou se hoje ainda é mais sangue no olho que há trinta e dois anos atrás. Como o ator ainda está na ativa, com muitos trabalhos na telinha, então, é totalmente viável trazê-lo a série, só dependendo apenas da boa vontade e criatividade dos roteiristas.

2. Dutch (Chad McQueen).

Dos parças Mauricinhos valentões de Johnny Lawrence, quem se destacava era Dutch, tanto pelo cabelo ridículo como pelas toscas caras e bocas de malvadão sangue nos olhos. Interpretado pelo filho do saudoso astro Steve McQueen, Dutch conseguia em vários momentos ser até mais irritante que Lawrence, e parecia ser mais revoltado, recalcado e mal amado que todos os amigos juntos. Obviamente que um personagem tão figuraça desperta nossa curiosidade em sabermos que fim levou. Mais dedicado as corridas do que em atuar, o filho único do ícone do cinema, bem que poderia voltar ao seu personagem mais memorável (curiosamente, coadjuvante) e dar às caras em Cobra Kai.

1. Ali (Elisabeth Shue).

Sou suspeito para falar de Elisabeth Shue, afinal, foi minha primeira musa e paixão platônica nas telonas e telinhas. Mas, indiscutivelmente, Ali "com i" (como algumas vezes Daniel Larusso a chamou) é a personagem feminina mais marcante da tetralogia, superando até mesmo Julie Pierce, protagonista do quarto filme. E o fato da personagem que não deu às caras ser a mais citada no seriado Cobra Kai, só nos deixa ainda mais ansiosos em vê-la na série. Indicada ao Oscar por Despedida em Las Vegas e vista recentemente na série CSI, Shue seria muito bem-vinda na série, até porque, na primeira temporada, foi demonstrado que seu ex, Johnny Lawrence ainda não a superou. Um reencontro para um acerto entre eles, mesmo com um maridão ricão e cirurgião no meio do caminho para embaçar um possível romance, seria bastante interessante. Com a puta deixa sobre a personagem dada na primeira temporada, é bem capaz que ela não apenas volte na segunda, mas tenha um papel de destaque na trama. Tomara que isso aconteça!

BÔNUS: VELHOS CONHECIDOS DEBUTANDO NA FRANQUIA.

Chuck Norris.

Uma série que gira em torno das artes marciais e ao mesmo tempo da nostalgia oitentista, ter algumas participações especiais de ícones da época seriam o ápice. A começar por Chuck Norris. É bem verdade que o astro, que nos últimos anos vem mitando como fenômeno meme da grande rede, está aposentado. Mas, bem que poderia abrir uma exceçãozinha e fazer uma pequena mas marcante e divertidíssima participação em Cobra Kai, bem ao estilo que fez em Os Mercenários 2, tanto pelo tom cômico quase satírico da série ser semelhante a deste filme, como também seria a inclusão de Norris na franquia, já que o astro foi a primeira escolha para viver John Kreese, mas, não aceitou o convite.

Jackie Chan.

Uma ausência em Cobra Kai é de um mestre oriental, praticamente presença obrigatória em toda produção que tenha como tema artes marciais. Como o saudoso Pat Morita infelizmente não está mais entre nós, e particularmente, sou contra recriá-lo digitalmente, como já vi alguns internautas fãs da franquia e do seriado sugerindo, então, por que não trazer o mestre Han do remake de 2010? É bem verdade que o filme dividiu a opinião dos fã da franquia original, muitos simplesmente o detestam, principalmente pelo protagonista Jaden Smith ser chatinho pra caralho. Ao contrário de Jackie Chan, que mandou muito bem como o Mestre Han. Por isso mesmo que Han mataria dois coelhos com uma porrada só, ou seja, resolveria a carência de um mestre oriental, e ainda seria uma presença de luxo muito bem-vinda em Cobra Kai. Problema apenas é só ter espaço na agenda do veterano e icônico astro chinês, que mesmo sessentão, continua com tudo emendando um filme atrás do outro.

Jean-Claude Van Damme.

Se Karatê Kid foi um dos ponta-pés iniciais da modinha dos filmes de artes marciais nos anos 1980 e a série Cobra Kai é nostálgica até o talo, por que não trazer o astro de O Grande Dragão Branco, filme responsável por consolidar de vez o sub-gênero na época? A maioria dos pirralhos da primeira metade dos anos 1990 sonhavam em ver Daniel Larusso e Frank Dux juntos na telonas, mas, não duelando, onde Larusso levaria uma surra homérica mesmo com o golpe da garça, mas, lado a lado. Como Van Damme ultimamente vem mostrando uma veia cômica, somado ao fato de sua carreira não está lá grande coisa, um encontro histórico com o eterno Karatê Kid Ralph Macchio seria um empurrãozinho a mais para entrar nos eixos e também um deleite para os fãs de ambos. É só os roteiristas terem um boa ideia e criarem um personagem à altura do astro, os produtores correrem atrás de convidá-lo e, principalmente, o baixinho belga ter humildade e topar o convite. Fica a dica, e principalmente, a nossa torcida para que isso se concretize.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário