sexta-feira, 8 de junho de 2018

POR QUE TANTO DESPERDÍCIO?

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?.

13 Reasons Why - 2ª Temporada (13 Reasons Why - Season 2).
Produção estadunidense de 2018.

Direção: Gregg Araki, Karen Moncrieff, Eliza Hittman, Michael Morris, Kat Candler, Jessica Yu e Kyle Patrick Alvarez.

Elenco: Dylan Minnette, Katherine Langford, Christian Navarro, Alisha Boe, Brandon Flynn, Justin Prentice, Miles Heizer, Ross Butler, Devin Druid, Amy Hargreaves, Derek Luke, Kate Walsh, entre outros.

Blogueiro assistiu online (Netflix) de 03, 04, 06 à 08 de junho de 2018.

Cotação

Nota: 7,0.

Sinopse: Série baseado no livro Os 13 Porquês de Jay Asher. Cinco meses após o suicídio de Hannah Baker (Langford), inicia-se o julgamento da ação movida por sua mãe, Olívia (Walsh), contra a Escola Liberty que a acusa por ter negligenciado os bullying que ela sofria. No mesmo dia, na instituição, Clay Jensen (Minnette) recebe uma foto, que dará início a uma investigação onde mais podres envolvendo o Mauricinho Bryce Walker (Prentice) e seus coleguinhas atletas virão à tona.

Comentários: A Netflix tem acertos e erros. A série 13 Reasons Why é uma bom exemplo de ambos os casos. Se por um lado, a série acerta em cheio com uma temporada de estreia quase impecável, abordando com muita eficiência e emoção um tema tabu delicadíssimo, por outro, pisa feio na bola em dar continuidade com uma desnecessária nova temporada, que não chega a ser ruim, e até tem seus momentos graças, principalmente, as atuações do seu talentoso elenco, com um ligeiro destaque para Alisha Boe que brilha como a traumatizada Jessica Davis, e Kate Walsh como a sofrida mas determinada mãe de Hannah Baker. Tinha todo potencial para manter o altíssimo nível da temporada anterior, trazendo novos temas atuais que precisam ser discutidos (violência sexual, bullying, acesso de armas por adolescentes, drogas) mas faltou a ousadia e a criatividade.

Com absurdos treze episódios que oscilam entre cinquenta e dois e cinquenta oito minutos (só o último tem uma hora e nove minutos), a maior falha da temporada anterior desta vez é elevada à enésima potência, e aqui temos o desperdiço de uma boa premissa e uma claríssima forçação de barra de levar a série adiante. Os temas interessantes são desperdiçados numa trama genérica, sem a mesma emoção e sequências memoráveis, agravada com os absurdos furos patéticos e incoerências infantis, como por exemplo, quando um grupo de jovens dão uma prensa num dos vilões, que se compromete a ceder, mas, quem o acompanha é justamente o membro mais vulnerável, o que acaba ainda sendo mais ridículo com a forma que o vilão teen escapa. Sem falar em como alguns mistérios e suspenses que são jogados no decorrer da temporada são revelados de forma insossas e sem impacto, e nos vilões asquerosos saindo praticamente ilesos após cometerem atrocidades violentíssimas que nos enojam e causam revoltas (Sabemos que isso rola na vida real, mas, pô, ao menos na ficção nos der o gostinho da justiça - ou se preferir vingança olho por olho - sendo feita). Tudo isso acaba resultando numa queda de qualidade tamanha a ponto de parecer que estamos diante de suas séries diferentes, tanto que evitei comparar com a temporada anterior, evitando assim uma queda drástica da nota, analisando isoladamente a nova temporada.

Enfim, com muito mais erros que acertos, a segunda temporada de 13 Reasons Why é indiscutivelmente bem conduzida e consegue ao menos manter o interesse e empolgar em vários momentos, o que apenas é o mínimo que esperamos de uma boa série e acaba sendo frustrante de uma série que tem uma temporada de estreia tão fodástica. Com uma terceira temporada garantida para o próximo ano, com a vida dando continuidade sem Hannah Baker, que agora pode, finalmente, descansar em paz (muita gente mete o pau na versão "fantasminha camarada" da personagem, mas, particularmente, achei compreensível pelo momento de caos mental e emocional que Clay passa, sem falar que a atriz encerra bem sua participação na série, nos deixando ansiosos para vê-la em novos personagens), fica-se vários porquês do futuro da série, após uma temporada com tanto potencial ser desperdiçada numa trama apenas satisfatória.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário