quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

TOP 10: OS MELHORES FILMES DE CHUCK NORRIS.

O ano de 2017 ficou marcado pelo anuncio oficial da aposentadoria da aposentadoria de Chuck Norris, numa entrevista a pouco mais de um mês, onde ele expôs seu justíssimo motivo, que é para cuidar da esposa doente. Gostem ou não, indiscutivelmente Norris é um dos grandes ícones do gênero de ação e das artes marciais, com serviços memoráveis prestados. Nesta postagem prestamos nossa homenagem ao fodão dos fodões, listando os melhores filmes dele. Como bônus, citaremos alguns dos seus trabalhos que vale a pena ser conferido. Mais rápido que um dos seus memoráveis roundhouse kick, vamos ao nosso Top 10 com seus melhores filmes do cara que sobreviveu a dois ataques cardíaco seguidos na vida real.


Neste clássico dos bons e saudosos tempos do Domingo Maior, dirigido pelo mesmo cara que anos depois presentearia a sétima arte com o fodástico O Fugitivo, Norris é um policial persona non grata entre os colegas, que está cagando para isso, que bota pra foder na bandidagem de Chicago. Em diversas entrevistas, Norris assumiu que a maioria dos seus primeiros filmes ele seguia os passos de Clint Eastwood e seu memorável Dirty Harry, e Código do Silêncio é o que mais se aproxima, trocando apenas a Magnum 44, por chutes, pontapés e um robozinho.


Ligeiramente o filme mais conhecido da franquia por aqui. Rodado antes do primeiro, mas, por esperteza dos produtores Menahem Golan e Yoram Globus, provavelmente, por sacarem que este é inferior ao que foi produzido posteriormente. E realmente, acaba sendo o mais fraco da trilogia. Mesmo assim, é um filmaço classe B divertidíssimo que mostra o herói, exército de um homem só, como prisioneiro de guerra num campo de concentração. Braddock matando um rato com os dentes e o confronto final com o vilão, compensam o ritmo devagar quase parando do filme.

8. Comando Delta 2 - Conexão Colômbia.

Comando Delta 2 é um caso curiosíssimo na sétima arte. Como continuação, é um desastre, péssima, uma das piores da história do cinema. Mas, com filme de ação isolado de Norris, bancando mais um vez o exército de um homem só, é divertidíssimo e consegue ser tão bom a ponto de ficar a frente de dois clássicos do Domingo Maior, sendo um deles, simplesmente, um dos filmes  da trilogia Braddock, e ainda desbancar outros filmes que ficaram fora da lista. É bem verdade que o absurdo patético rola solto (O ridículo Rio de Janeiro fake do começo do filme é o cúmulo da estupidez), mas, a diversão é garantida, e com Norris faz jus ao fenômeno da zoeira da rede. Tanto que suas imagens aqui, estão entre as mais usadas nos memes.

7. Invasão U.S.A. ou Invasão dos Estados Unidos. 

Junto com as de Comando Delta 2, as imagens deste filme são as mais usadas nos memes do astro. E não é por acaso. Em Invasão U.S.A., Norris é o fodão ex-agente da CIA. Matt Hunter, que deixa de lado sua aposentadoria, onde está de boa, caçando crocodilos com as próprias mãos, e vai combater o exército de terroristas armados até os dentes que inventam de invadir a terra do Tio Sam. O absurdo reina absoluto aqui num roteiro que traz uma história patética que rendem sequências de ação fodástica do começo ao fim. O resultado é um surpreendente ótimo filme de ação B, que só reforça a fama de fodão dos fodões de Norris.

6. Braddock: O Super Comando.

Impossível não falar de Norris fodão sem mencionar seu personagem mais memorável nas telonas. Aqui somos apresentados aos nosso exército de um homem só, que não acreditando nas mentiras das autoridades vietnamitas, chuta a TV (cena que hoje é usada em um monte de memes) e o pau da barraca, e volta ao país, por conta própria, para resgatar prisioneiros de guerra que ainda estão por lá. Repleto de cenas memoráveis embaladas por um boa trilha, assim com o seu sucessor rodado primeiro, é um puta clássico do cinema de ação B.


O filme que fecha com chave de ouro a trilogia do exército de um homem só Coronel James Braddock é sem dúvida o o melhor. Com o roteiro bem mais elaborado da trilogia, nosso herói fodão descobre que sua esposa não somente está vivinha da Silva no Vietnã, mas, tem um filho deles. Mais uma vez, chuta o pau da barraca, e vai por conta própria resgatá-los. Curiosamente, o filme traz um fato raríssimo de um personagem Norris se ferir, e justamente o fodão Braddock. Mas, não o suficiente para impedi-lo de detonar com o exército inimigo e salvar um montão de pirralhos órfãos.


Apesar de ser uma lista dos melhores filmes estrelados por Norris, impossível deixar de fora este clássico das artes marciais estrelado pelo saudoso mito Bruce Lee. O primeiro grande papel de destaque do brucutu é simplesmente icônico, com seu personagem num confronto épico no Coliseu de Roma com o personagem Lee, numa sequência eletrizante e memorável, que simplesmente figura entre as melhores da sétima arte. Realmente merecia está no topo, mas, vamos dar um desconto já que trata-se da lista dos melhores filmes de Norris.


Filme que muitos fãs torcem o nariz, mas, que particularmente, eu gosto bastante, por ser muito divertido, com Norris dividindo o estrelato com o oscarizado Louis Gossett Jr. Os dois estão impagáveis, num entrosamento perfeito, nesta divertidíssima e empolgante aventura que, de quebra, traz a melhor atuação de Norris, mostrando que sabe atua e fazer rir. Mas, obviamente, sem deixar de lado sua especialidade de distribuir porrada na bandidagem.

Outra inevitável exceção na nossa lista, que rendeu o único empate na mesma. Na maior reunião de astros dos filmes de ação de todos os tempos, promovida por Sylvester Stallone, Norris simplesmente rouba a cena em cada milímetro que dar às caras no filme Sua entrada triunfal, espetacularmente hilária, simplesmente é a melhor sequência da trilogia e também uma das mais memoráveis da sétima arte. Um encerramento de carreira com chave de ouro, bem à altura de Norris.


Com certeza, não é novidade nossa prata ir para este filme. Com todo climão de faroeste, mas, sem deixar de lado as artes marciais, Norris arrasa como o ranger do Texas que gosta de atuar sozinho, botando para foder em cima da bandidagem. A sequência da luta com o saudoso David Carradine, ambos atuando sem dublês, é uma  das mais memoráveis e fodástica da sétima arte.


Idealizado para ser o encontro nas telonas dos dois maiores garotos propaganda da Cannon, Norris e o saudoso Charles Bronson, que foi substituído pelo também saudoso Lee Marvin, Comando Delta é uma prova viva que filme de ação pode ter um roteiro bem elaborado, sem pressa. O saudoso Menahem Golan conduz com maestria esse filme que tem todo climão tenso, sequências de ação empolgantes, embaladas pela excepcional trilha composta e conduzida por Alan Silvestri. Sem medo de ser considerado exagerado, mas para mim, simplesmente é uma obra-prima do gênero de ação, e disparado o melhor filme de Norris.

BÔNUS: VALE A PENA CONFERIR.


Clássico dos bons e saudosos tempos da Sessão da Tarde. Norris aqui é ele mesmo,  bancando o Sr. Miyagi, ajudando um adolescente seu fã número 1, vivido pelo saudoso Jonanthan Brandis. Os delírios do garotão, imaginando-se ao lado de Norris em alguns dos seus filmes, com Braddock e Hitman - Disfarce Perigoso é o ponto alto deste divertido filme para toda família.

Walker, Texas Ranger.

Primeiro seriado que eu acompanhei por completo, as nove temporadas tiveram seus altos e baixos. Mas, vale a pena ser conferida por trazer Norris no papel que mais atuou, onde pode exercitar várias facetas, como o personagem se passando por professor numa High School e até piloto de stock car. Como se não fosse suficiente, ainda solta à voz cantando a música tema. Obviamente, sem deixar de distribuir porrada (pena que boa parte, claramente vemos que é um dublê bem mais novo).


Não somente Charles Bronson deu pra trás numa produção made in Cannon idealizada para ele. Para quem não sabe, American Ninja foi planejado para ser estrelado por Norris, o que sabemos não rolou. Mas, para nosso alívio, Norris não deixou de encarar ninjas, e anos antes de Michael Dudikoff estrelar a saudosa franquia, Norris já tinha bancando o ninja ocidental neste filminho B. As coreografias competentes e o astro em grande forma, nos faz até perdoar as toscos sequências que ouvimos os pensamentos do personagem de Norris.


Quem não gostaria de ver um crossover com Norris encarando Jason ou Michael Myers? Infelizmente, isso não rolou, mas, pelo menos ele encarou um sub-Michael Myers que de tão tosco provoca inevitáveis gargalhadas. De quebra, ainda temos Norris saindo na porrada com uma gangue inteira de motoqueiros. E o melhor: num filme onde ainda estava em boa forma.


Mais um clássico da saudosa Sessão das Dez do SBT. Nesse regular policial classe B, o vilão é interpretado por ninguém menos que o saudoso Christopher Lee. Como se não fosse motivo suficiente, ainda temos o primeiro encontro de Norris com o saudoso grandalhão Professor Toru Tanaka, e com uma química perfeita com o também saudoso Mako. Um filminho obrigatório para ser conferido.


Chuck Norris fazendo dupla com um espertíssimo cachorro. Preciso falar mais alguma coisa? Premissa que por si só já desperta a curiosidade.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário