sábado, 11 de novembro de 2017

TOP 10: ASTROS COM MAIS POLICIAIS FODÕES NO CURRÍCULO.

É de lei: a maioria dos atores em algum têm pelo menos um policial. E quando falamos em astros de filmes de ação, essa regra praticamente triplica. Nesta postagem, iremos listar os astros que mais interpretaram policiais fodões. O critério utilizado não é apenas quantitativo mas o qualitativo de policiais fodões (agentes secretos e da CIA não constam), não importando qual cargo que exerça (detetives, agentes do F.B.I., xerife, ranger, etc.). Sem perder tempo, para acabar com a festa da bandidagem, vamos a nosso Top 10 dos astros com mais policiais fodões no currículo.

10. Charles Bronson.
 Top policial fodão: Tenente Crowe em Kinjite: Desejos Proibidos.
Outros policiais fodões em10 Minutos para Morrer.

Imortalizado como pistoleiros fodões de clássicos do faroeste e, principalmente, como o vigilante Paul Kersey, o saudoso Bronson também deu vida a personagens que estava no lado certo da lei, mas, sem deixar de ligar o "foda-se!" para ela.  O detetive Leo Kessler que encara um psicopata que ataca peladão é durão e, provavelmente, é o tira mais conhecido vivido por Bronson, já que 10 Minutos para Morrer é um clássico do Domingo Maior que batia ponto constantemente. Mas, o fodão dos fodões mesmo é o Tenente Crowe, que ativou o modo "foda-se a lei!" no máximo, e já começa, enfiando um consolo no feofó de um político pedófilo. Acha pouco? O cara ainda faz um cafetão de menores engolir um relógio e ao final do filme, não o manda para a terra do pé-junto, mas, para cadeia mesmo, para ser enrabado pelos brucutus colegas de cela. Perto de Crowe, nosso Capitão Nascimento é um monge tibetano.

9.  Al Pacino.
 Top policial fodão: Frank Serpico em Serpico.
Outros policiais fodões em: Fogo Contra Fogo e Insônia.

Provavelmente, você deve está surpreso com a presença de Al Pacino na nossa lista (acredite, a maior surpresa ainda está por vim). Afinal, estamos falando de um grande ator, que está imortalizado na história do cinema por dar vida a dois mafiosos ícones, simplesmente, Michael Corleone na trilogia O Poderoso Chefão e Tony Montana em Scarface. Mas, o vencedor do Oscar por Perfume de Mulher deu vida alguns policiais em sua filmografia. Destaque para Frank Serpico, o idealista policial real novaiorquino, que lutou contra os colegas corruptos. Com um inegável talento dramático, quem precisa de músculos ou saber artes marciais?

8. Cynthia Rothrock.
 Top policial fodona: China O'Brien em China O'Brien - A Herdeira do Dragão e em China O'Brien 2 / Billie Blake em Leis Marciais e Leis Marciais 2.
Outras policiais fodonas também em: Código de Honra, Honra e Glória e Código de Honra 2.

Eu não disse que a surpresa ainda na nossa lista ainda estava por vim. E ela veio, em forma de uma baixinha invocada e arretada, que, na época do boom das videolocadoras e do baixinho belga Van Damme, brilhou nas locadoras junto com outros projetos de astros que tentavam o estrelato. Parafraseando o tremendão Erasmo Carlos, Rothrock, que curiosamente, nasceu no dia 08 de março, prova que dizer que mulher é sexo frágil é uma mentira absurda. Atualmente sumidona, a atriz fera em artes marciais, na maioria dos seus filmes deu vida a policiais duronas, que distribuía porrada na bandidagem, sem dó, nem piedade. O suficiente para chutar da nossa lista marmanjões como Dwayne Johnson, Dolph Lundgren, a dupla Mel Gibson e Danny Glover, Eddie Murphy, Will Smith, entre outros, e garantir seu espaço. Se bobear, se eu tivesse assistidos outros filmes que a atriz dar vida a policial, ela teria avançado ainda mais na nossa lista. 

7. Bruce Willis.
 Top policial fodão: John McClane na franquia Duro de Matar.
Outros policiais fodões em: Código para o Inferno, Refém e 16 Quadras.

Se fosse a lista dos policiais mais fodões da história do cinema, com certeza, Bruce Willis, estaria no topo, graças ao icônico John McClane. Mas, seu personagem mais memorável não é o único tira da sua filmografia, cada vez mais crescente, a maioria durões, pegando carona no sucesso do lendário e porra-louca McClane. Os personagens dos filmes citados acima não fazem feio e são tão fodões com McClane, cada um com seu próprio jeito, ressalvadas as devidas proporções.

6. Jackie Chan.
 Top policial fodão: Kevin/Jackie/Chan/Zhong Wen na franquia Police Story e Inspetor Lee na trilogia A Hora do Rush.
Outros policiais fodões em: A Fúria do Protetor, City Hunter - O Caçador de Encrencas, Crime Story e O Medalhão.

Quando idealizei essa postagem, acreditava que o veterano astro chinês estaria no topo dela, mas, diante do empate com outros colegas até a terceira posição, fui obrigado a fazer uma nova avaliação para desempatar o balaio de gatos. Mesmo assim, Chan não faz feio e tem cadeira cativa em qualquer lista que fale sobre policias ícones do cinema, principalmente, graças a franquia Police Story, cujo personagens chegam com vários nomes por aqui, o que desperta a dúvida se Chan interpreta outros personagens no decorrer da franquia ou se é falha dos tradutores. Obviamente que o inspetor Lee da trilogia A Hora do Rush não poderia ficar de fala e consegue um empate entre os policiais fodões vividos pelo astro. 

5. Arnold Schwarzenegger.
 Top policial fodão: Ivan Danko em Inferno Vermelho / John Kimble em Um Tira no Jardim de Infância.
Outros policiais fodões em: Jogo Bruto, Queima de Arquivo, Fim dos Dias e O Último Desafio.

Além do exterminador T-800 e do brucutu cimério Conan, tem alguns policiais fodões na filmografia do Arnoldão. Destes, particularmente, acho que o policial russo Ivan Danko é o fodão dos fodões. Mesmo assim, é inegável que o policial que se infiltra como professor do jardim de infância no clássico da Sessão da Tarde não fica atrás do russo durão e inexpressivo, quase uma máquina, e ainda com direito a superar outros tiras durões da filmografia do astro, como Jericho Cane, aquele que saiu na porrada com o próprio capeta.

4. Steven Seagal.
 Top policial fodão: Gino Felino em Fúria Mortal.

Assim com Jackie Chan, também acreditava que Seagal estaria no topo da nossa lista. Afinal,  na maioria das vezes na sua biografia, o atual rolha de poço deu vida a personagens que são policiais, agentes da C.I.A. ou os dois em um (curiosamente, na vida real, Seagal já foi as duas coisas também). De tanto tiras, sem sombra de dúvidas, os dos seus primeiros filmes, onde ele está em plena forma, são os mais fodões, e por isso mesmo garante Seagal numa posição privilegiada em nossa lista. E Gino Felino (ignoremos o nome de ator pornô) do quarto filme de sua carreira é indiscutivelmente o mais fodão dos fodões tiras vividos por Seagal. 

3. Clint Eastwood.
 Top policial fodão: Harry Callahan, vulgo Dirty Harry em Perseguidor Implacável e suas quatro continuações.
Outros policiais fodões em: Meu Nome é Coogan, Rota Suicida, Um Agente na Corda Bamba, Rookie - Um Profissional do Perigo e Um Mundo Perfeito.

Sem medo de está exagerando, mas, nossa lista não seria possível, se no comecinho dos anos 1970, Eastwood não tivesse estrelado Perseguidor Implacável. Dirty Harry tornou-se o percursor e inspiração do tira durão, persona non grata entre os seus superiores, que está cagando para a opinião pública e quer mais é botar pra foder na bandidagem. Depois da passagem memorável pelo western spaghetti, Eastwood também tem uma filmografia marcada por policiais fodões, praticamente cópias cagadas e cuspidas de Dirty Harry (curiosamente, Meu Nome é Coogan veio quatro anos antes do primeiro filme de Harry), garantindo nosso bronze.

2. Sylvester Stallone.
 Top policial fodão: Marion Cobretti, vulgo Cobra em Stallone Cobra / Ray Tango em Tango & Cash - Os Vingadores / John Spartan em O Demolidor.
Outros policiais fodões em: Falcões da Noite, O Juiz, Cop Land e D-Tox.

E a nossa prata vai para o rei dos filmes de ação, o icônico Sylvester Stallone. Nem Rambo, nem mercenário, nem os dois juntos. Empatando em o número de vezes em que deu vida a boxeador, vem policial. E não faltam policiais fodões na filmografia do astro. Destes, destaque, obviamente, para Marion Cobretti do clássico oitentista Stallone Cobra, que assim como Dirty Harry, está cagando para a opinião pública, é persona non grata entre seus colegas e superiores, e só quer mandar a bandidagem para a terra do pé-junto. Com frases de efeitos que entraram para a história do cinema, o policial fodão divide o título de fodão dos fodões policiais interpretados por Stallone, com dois outros icônicos personagens. 

1. Chuck Norris.
 Top policial fodão: J.J. McQuade em McQuade, o Lobo Solitário / Eddie Cusak em Código do Silêncio / Cordell Walker no seriado Walker, Texas Ranger.

E nosso ouro vai para ele, o mito, o fodão dos fodões, Chuck Norris. A filmografia do astro, que anunciou esta semana que se aposentou para cuidar da esposa doente, está recheada de policiais fodões, que vai de policial vingativo que encara o Drácula/Scaramange/Saruman, o saudoso Christopher Lee, passando por um xerife que encara uma gangue inteira de motoqueiros e um psicopata quase imortal à la Michael Myers, por um tira persona non grata entre os colegas, contando só com um robozinho para detonar a bandidagem, passando por um tira que se infiltra na máfia com um visual tosco, outro que sai na porrada com um demônio milenar e outro que faz uma dupla perfeita com um fofinho cachorro. Isso e muito mais encarado na telinha com o fodão ranger do Texas quase imortal, provavelmente, inspirado em McQuade, também um ranger do Texas, no inesquecível faroeste moderno carateca. Curiosamente, em várias entrevistas, Norris disse que seus filmes policiais eram inspirados em Dirty Harry e outros tiras  fodões vividos por Eastwood. E na nossa lista, o admirador acabou superando seu ídolo, sendo disparado. o astro com o currículo mais recheado de policiais fodões. 

BÔNUS: UM SÓ BASTA.

Wagner Moura.
 Top policial fodão: Capitão/Coronel Nascimento em Tropa de Elite e Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro.

Se os astros desta lista entraram nela por um currículo recheado, o nosso Wagner Moura consegue a proeza de apenas  um policial ter um currículo tão fodástico como os nomes da nossa lista. Mas, não se trata de um policialzinho qualquer, mas, simplesmente do icônico e fodão dos fodões, Capitão Nascimento, que no segundo filme, foi promovido a coronel. Um personagem mas o suficiente para colocar Moura no rol dos atores que viveram policiais fodões inesquecíveis.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário