terça-feira, 14 de novembro de 2017

TOP 10: O MELHOR DA DC ANTES DA LIGA SER FORMADA.

Com os filmes baseados em quadrinhos na coqueluche do momento, finalmente, temos o ano de uma briga de peso nas bilheterias entre Marvel e DC. Uma briga saudável que só nos presenteiam com à realização de nossos sonhos juvenis de ver nossos personagens favoritos dos quadrinhos chegarem às telonas. Na contagem regressiva para assistir o aguardadíssimo filme da Liga da Justiça (ingresso comprado e guardadinho para a sessão de amanhã das 14 horas), resolvi fazer uma retrospectiva dos filmes baseados em quadrinhos de super-heróis da DC Comics e listar os dez melhores filmes produzidos até então. Mais rápido que o Flash e o Superman apostando corrida, vamos a nossa lista.


Começamos nossa lista com um empate polêmico e controverso entre duas produções do ano passado que geraram muitas discussões acaloradas. O esperado encontro e duelo entre os dois mais fodões super-heróis da DC, dividiu tanto a crítica como fãs meio a meio. Mas, mesmo com o exagero pirotécnico promovido por Zack Snyder, um Lex Luthor afetadíssimo e mala pra caralho, e um famigerado "Salve, Martha!". Já Esquadrão Suicida a lascada de pedra por fãs e pela crítica foi ainda maior, e reconheço que o filme traz problemas, em especial, na indecisão de que tom deve assumir, num Jared Leto se esforçando na atuação mas com um Coringa meio caricato, parecendo um traficante da novela da Glória Perez e, principalmente, por uma vilã má elaborada e péssima interpretada. Mas, pô eu me divertir muito com os dois filmes, e sem medo de exagerar, e de levar pedrada de quem nos visita, acho que ambos são dois dos melhores filmes baseados nos quadrinhos da DC, por isso mesmo, na minha humilde opinião, abre com todo mérito a nossa lista.


Presença obrigatória não somente na lista dos melhores filmes de super-heróis da DC, mas, de todo sub-gênero, o segundo e último filme dirigido pelo mestre Tim Burton, cheio de moral com o sucesso do primeiro filme, e com um orçamento e liberdade criativa ainda maiores, simplesmente, temos um Michael Keaton ainda mais a vontade no personagem num um uniforme um pouquinho menos engessado que o do filme anterior, a versão grotesca e convincente do vilão Pinguim, e, principalmente, a maior mulher-gato das telonas, num uniforme que embala fantasias eróticas de muitos casais até hoje.


O último filme antes do esperadíssimo Liga de Justiça chegou com tudo, arrebentando nas bilheterias, tornando o filme mais lucrativo dirigido por uma mulher, e ainda dando um alívio a salivada de críticas negativas dos fãs e dos críticos especializados. Depois de roubar a cena em Batman Vs. Superman, a magrinha deliciosa Gal "lindona" Gado  calando a boca de muita gente, confirmando e convencendo como a cultuadíssima fodona heroína. Valeu a pena esperar mais de sete décadas para vê-la nas telonas em grande estilo, num fodástico filmaço épico.


O filme que abre esta nova fase da DC nas telonas conseguiu o inesperado: ser um filme do Superman tão fodástico e inesquecível que os dois primeiros clássicos estrelados por Christopher Reeves. Se Henry Carvill está longe de superar o saudoso ator, já que não tem o mesmo talento e como Clark Kent é um desastre, pelo menos, impõe moral e consegue convencer como Superman. Podem falar mal do Zack Snyder, mas, é indiscutível que ele nos presenteia com um épico fodástico de encher os olhos, emocionar e cativar.


O final épico da trilogia do morcegão do mestre Christopher Nolan simplesmente é um dos melhores filmes de super-heróis dos quadrinhos de todos os tempos. De forma brilhante o mestre Nolan nos presenteia com um desfecho fodástico da trilogia épica, com direito a levar às telonas uma histórica e inesquecível sequência dos quadrinhos. Simplesmente uma obra-prima, que você com certeza deve questionar a posição na nossa lista, e na sua lista deve está entre os três primeiros. Gosto não se discute, então, não fique com raiva deste blogueiro. 


Aposto que você, principalmente se for da geração que acompanhou a trilogia do mestre Nolan deve está me xingando pelo primeiro filme da tetralogia oitentista e noventista do morcegão está à frente da nossa lista do desfecho épico. Mas, o fato é que mesmo com uma versão polêmica do mestre Tim Burton, principalmente na questão da escalação de Michael Keaton para viver o morcegão e seu alter-ego Bruce Wayne, e de Jack Nicholson, como um Coringa um pouco acima do peso - ambos calando as nossas bocas críticas, arrasando nos personagens -, trata-se de uma obra-prima que deu a primeira alavancada nos filmes de super-heróis que na época, andava capengando, à beira da extinção. Para mim, até hoje, o filme é muito foda, uma dos melhores do sub-gênero de super-heróis dos quadrinhos e merece está na nossa lista. 


No início da trilogia fodástica do Morcegão, o mestre Nolan faz uma puta revolução nas adaptações dos quadrinhos, elevando-as a nível de épico, com um elenco estrelar e talentoso, encabeçado por um Christian Bale que logo de cara tornou-se, até hoje, o melhor Batman de todos os tempos (Ben Afleck tá quase empatando), numa história da origem do morcegão muito bem desenvolvida. Um filmaço que simplesmente é um dos melhores de super-heróis de todos os tempos.


O filme que pode não ser o primeiro da DC nas telonas (entre os anos 1940 e 1960 tiveram seriados exibidos nos cinemas e alguns filmes do homem de aço e do morcegão) mas, sem dúvida é o ponta-pé inicial das super-produções baseadas em quadrinhos de super-heróis. Dirigido pelo mestre Richard Donner, que conduz com maestria um elenco estrelar talentosíssimo, apresentando ao mundo o mais inesquecível Superman live-action de todos os tempos, num filme com um excelente roteiro e efeitos especiais evoluídos para a época e que até hoje, nos fazer sonhar que o homem pode voar.


Produzido praticamente junto com o primeiro filme, Richard Donner acabou pulando fora, sendo substituído pelo seu xará Richard Lester, que aparentemente só seguiu os passos do mestre (em 2006 foi lançado em home vídeo a versão do filme dirigido pelo mestre Donner, que eu ainda não assistir). Mesmo com esse contratempo, somos presenteados com um filmaço superior ao original, com um roteiro muito bem desenvolvido, com o saudoso Reeves, assim como também seus demais colegas do filme anterior, ainda mais à vontade nos seus personagens, e um Terence Stemp roubando a cena como Zod. Insuperável, até hoje, é o melhor filme live-action do homem de aço, e um dos melhores de super-heróis de todos os tempos.


Você pode está discordando comigo até agora, tanto na posição que os filmes ocupam, como pela presença de alguns. Mas, tenho certeza que nosso primeiríssimo lugar estamos de acordo. Afinal,  o segundo filme do morcegão na épica e fodástica trilogia é simplesmente uma obra-prima da sétima arte de todos os tempos. A atuação memorável do saudoso Heather Leadger, até hoje o melhor Coringa de todos os tempos, é a cereja do bolo deste filmaço que dispensa comentários.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário