sexta-feira, 10 de agosto de 2012

UMA DIVERTIDA E MOVIMENTADA HOMENAGEM À SÉTIMA ARTE.

Espécie de versão porrada de A Rosa Púrpura do Cairo foi um fracasso de crítica e público.

De tempo em tempos o cinema homenageia o próprio cinema, com obras-primas inesquecíveis como A Rosa Púrpura do Cairo e mais recentemente com O Artista e A Invenção de Hugo Cabret. Sem exagero nenhum, este cinéfilo incluir nesta seleta lista o divertido, mas menosprezado O Último Grande Herói, de 1993, dirigido pelo mestre do cinemão de ação dos anos 80 John McTiernan (O Predador, Duro de Matar, Caçada ao Outubro Vermelho) e estrelado por Arnold Schwarzenegger. A trama é bem simples, leve, bastante divertida. O garoto Danny (o carismático Austrin O'Brien, que teve carreira curtíssima no cinema) é um cinéfilo apaixonado principalmente pela série de filmes de ação do personagem Jack Slater (Schwarzenegger, bem à vontade, embarcando numa boa na brincadeira, chegando a tirar sarro de si mesmo). Um belo dia, quando vai assistir o novo filme do seu herói favorito, Danny ganha de um simpático senhor que é projetista do cinema que costuma frequentar (o saudoso Art Carney, em seu último filme) um ingresso mágico que o transportar parar dentro do filme. Danny passa a viver uma divertida aventura ao lado do seu herói, tornando-se seu parceiro, e tentando a todo custo provar para ele que tudo aquilo é ficção, inclusive chegando a literalmente falando esbarrar com ícones personagens das telonas como Catherine Tramell (Sharon Stone) de Instinto Selvagem e o implacável T-1000 (Robert Patrick) de O Exterminador do Futuro 2.  E ele conseguirá provar isso quando o tosco vilão Benedict (Charles Dance, também embarcando numa boa na brincadeira) vem parar por acidente no mundo.

Com um leve e criativo roteiro muito bem escrito, que não somente brinca com imagem de durão de Schwarzenegger, mas também com outros filmes inesquecíveis de sétima arte como E.T., O Exterminador do Futuro 2 (Além da micro-participação do T-1000 e de Schwarzenegger dizer a célebre frase "Eu Voltarei", tem a engraçadíssima e inesquecível sequência onde Sylvester Stallone estampa o cartaz do filme), entre outros, o filme é uma divertidíssima homenagem à sétima arte, reforçado por um elenco de peso como o saudoso Anthony Quinn e F. Murray Abraham e as inúmeras micros, mas divetidas participações especiais como Stone, Patrick, Jean Claude Van Damme, Tom Hanks, Chevy Chase, James Belushi, entre outros. Até mesmo filmes cabeças como Hamlet e O Último Selo, de Fellini são homenageados nesta divertida homenagem à sétima arte, que uma espécie de versão porrada do inesquecível A Rosa Púrpura do Cairo.

Lamentavelmente, a crítica e o público não embarcaram na brincadeira, malhando e desprezando o filme, tornando-o um dos maiores fracassos de bilheterias de todos os tempos. Uma pena mesmo já que O Último Grande Herói é um filmaço divertidissimo feito para agradar a cinéfilos de todos os gostos, em especial os que curtem os filmes mais populares. Divertido, empolgante e divertido, uma pequena obra-prima injustamente menosprezada que precisa ser descoberta, vista e revista. Nota 10,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Stallone estrela de  O Exterminador do Futuro?
Uma das várias divertidas brincadeiras com a sétima arte.


 
Cartaz de divulgação do filme.

 
Capa do DVD que pode ser encontrado nas lojas.


Trailer original de O Último Grande Herói. 

Schwarzenegger dando sua versão para um clássico de Shakespeare.
Nem Hamlet de Lawrence Olivier escapa de ser homenageado no filme.



Nenhum comentário:

Postar um comentário