segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A MELHOR ATUAÇÃO DE JET LI.

Luc Besson e Jet Li provam que filme de ação pode ser sensível e cerebral.
 
Uma coisa é certa: a maioria dos fãs dos filmes de ação pouco estão se importando com um roteiro bem escrito e/ou com a boa atuação do protagonista, querendo ver mais é a porrada correr solta. Por isso, poucos astros preferem ficar na mesmice, sem se preocuparem em inovar e se esforçarem nas suas atuações. O diretor, produtor e roteirista francês Luc Besson resolveu sair da mesmice, ousando ao escrever brilhantemente um roteiro recheado com muita ação, mas, também emocional e cerebral, convocando o seu parceiro Louis Leterrier, especialista em filmes do gênero com ritmo alucinante como Carga Explosiva, propondo o desafio a Jet Li de protagonizar um filme de ação totalmente fora do convencional, e de quebra, escalou como coadjuvante de luxo Morgan Freeman e Bob Hoskins, dois grandes atores. O resultado é o filmaço Cão de Briga, simplesmente um dos melhores filmes do gênero de todos os tempos.
 
Com um roteiro criativo e muito bem escrito por Besson, na trama  Li é Danny, um jovem criado desde de criança como cão, por Bart (Hoskins, ótimo), um agiota safado, que o usa como um letal guarda-costas. Bart condicionou Danny a se comportar com um cordeirinho, mas, ao retirar a coleira e a sua ordem, cair matando para cima de quem ameaça não pagar as dívidas. Numa dessas cobrança, o talento de Danny é descoberto por um promotor de lutas ilegais e propõe ao agiota que seu cãozinho fiel entre no jogo. Tudo iria bem para o safadão, se não fosse uma emboscada que sofresse e Danny fugisse do seu controle, sendo encontrado pelo ceguinho bondoso, afinador de pianos, Sam (Freeman, convicente), que o acolhe. Convivendo com Sam e sua sobrinha Victoria (Kerry Condon), Danny começa a se humanizar. Mas, quando um guarda-costas de Bart o encontra e o leva de volta para o seu chefe, Danny terá que confrontá-lo, buscando liberta-se de sua tirania cruel e desumana.
 
Cão de Briga é a maior prova que Li não é somente um astro marcial, mas, também um grande ator. As coreografias de lutas são boas, presenteando os fãs com ótimas sequências, onde Li dar um show. Mas, a grande surpresa e destaque do filme é justamente sua brilhante e supreendente atuação de Li, que transmite sensibilidade e nos emociona com uma atuação perfeita, digna de prêmios que provavelmente por puro preconceito não foi indicado. Só o fato de ofuscar e superar as atuações de dois colegas de cena tão excelentes  com Freeman e Hoskins, já mostra o quanto Li se esforçou não somente fisicamente, mas, também deu um show de interpretação.
 
Ação e sensibilidade num filme de ação. A mistura de Besson deu certo e o resultado é um filmaço fodástico, eletrizante ao mesmo tempo que emocionante. Disparado, não somente um dos melhores filmes de Jet Li, mas, também do gênero de ação. Filmaço para ser visto e revisto. Nota 9,5.
 
Rick Pinheiro.
Cinéfilo.
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário