domingo, 5 de agosto de 2012

JET LI ARREBENTANDO EM SÃO FRANCISCO.

Jet Li estreia como protagonista em Hollywood ao lado da saudosa cantora Aaliyah.

O astro das artes marciais Jet Li leva um ligeira vantagem sobre o seu compatriota Jackie Chan, quando o assunto é filmes realizados fora da China. Depois de estreia em grande estilo em Hollywood, como vilão de Máquina Mortífera 4, Li  estreia como protagonista em 2000, ao lado da também estreante nas telonas, a saudosa cantora Aaliyah (morta precocemente em 2001, num trágico acidente de avião) em Romeu Tem Que Morrer. A trama se passa em São Francisco, onde dois chefões do crime, o chinês Ch'u Sing  (Henry O) e o afro-americano Isaak (Delroy Lindo, que viria a trabalhar com Li novamente em O Confronto) travam uma guerra. A coisa fica ainda mais complicada quando um dos filhos de Ch'u Sing é assassinado, e todas as suspeitas caem sobre Isaak.  Quando o irmão do rapaz, Han (Li), fica sabendo da morte do irmão, chuta o pau da barraca e foge de uma prisão em Hong Kong, onde cumpre pena injustamente. Logo que chega a São Francisco para investigar e vingar a morte do rapaz, Han conhece Trish (Aalihay) que é filha de Isaak. Os dois se unem e passam a investigar o que de fato está acontecendo, enfrentando vários perigos no meio da sangrenta guerra.

Anunciado como o Romeu e Julieta das artes marciais, na verdade o único fato que possa remeter o filme ao clássico shakesperiano é a briga acirrada de duas famílias, já que o romance entre Han e Trish praticamente não decola, logo, não convencendo nem empolgando ninguém, mesmo com um perfeito entrosamento entre o casal de protagonistas. O roteiro é fraquinho,  só serve de desculpa para a ação correr solta e Li fazer o que sabe de melhor em excelentes sequências muito bem coreografadas, inclusive, com direito a contar com a saudosa cantora junto com ele em uma das lutas. É justamente o perfeito entrosamento entre Aalihay e Li, suas peripécias marciais nas ótimas e o figuraça, e geralmente coadjuvante, Anthony Anderson, salvam o filme do fiasco total. Curiosamente, Anderson, e DMX, dois anos depois, voltaram a trabalhar com Li no empolgante Contra o Tempo,  outra produção hollywoodiana estrelada pelo astro chinês.

Romeu Tem Que Morrer é, até agora, o filme estrangeiro mais fraco da  filmografia de Jet Li. Um ideia bem interessante que, infelizmente, deixando o filme apenas na promessa. Mesmo assim, é um filme de ação bem acima da média, que cumpre a sua missão de divertir os fãs do gênero, que, em sua maioria, não see importam com o roteiro, mas, apenas com a porrada correndo solta. Uma produção que sempre está sendo exibida, precisamente, na telinha do SBT e do TNT. Vale a pena conferi só para  ver Li em ação. Nota 7,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

 
Capa do DVD do filme.
Abaixo, o trailer original.


Nenhum comentário:

Postar um comentário