terça-feira, 28 de agosto de 2012

EXTERMINANDO O CAPETA.

Filme de 1999 traz Arnold Schwarzenegger lutando contra o próprio chifrudo para salvar o mundo.
 
As especulações do fim do mundo seja na virada de um milênio ou numa data profetizada, como no próximo 12 de dezembro, são bem aproveitadas pelo cinema, gerando milhões de produções  algums boas, outras toscas. Fim dos Dias, de 1999, é mais uma destas produções apocaliptícas  e coloca Arnold Schwarzenegger enfrentando o próprio diabo para salvar o mundo. O brucutu austríaco é Jericho Cane, um guarda-costas deprimido e sem fé após a morte de sua esposa e filha, que faltando poucos dias para a virada do milênio recebe a missão de proteger um banqueiro (Gabriel Byrne), sem saber que o cara foi possuído pelo próprio capeta. Quando o  cara sofre um atentado cometido por um padre, Jericho resolve investigar e descobre que o chifrudo quer dá uns pegas na mocinha Christine York (Robin Tunner) e fazer um menino nela. Mesmo sem ter fé, Jericho luta contra o tempo para salvar a moça e de quebra o mundo.
 
O filme tem todo climão de filme de terror, com um roteiro regular, que viaja bastante na maionese, mas pelo menos dosa corretame o suspense e a ação. O elenco, que conta também com Kevin Pollack e o saudoso veterano Rod Steiger (desperdiçado), cumpre diretinho sua função, apesar de não contamos com grandes atuações. Exceção apenas para Schwarzenegger, com uma canastrice bem acima do habitual. O cara não convence em nenhum momento como um personagem deprimidão e sem fé. Mas, considerando que o que interessa aos fãs do gênero e do ator, não é seu talento interpretativo, até que podemos ignorar tranquilarmente sua péssima atuação.
 
Com um enredo batido, mas bem conduzido, somado a ótimos efeitos especiais, o resultado final de é um filme bastante divertido, que até prende atenção e empolga em alguns momentos.  Ah, curiosamente, a nossa versão dublada conta com um festival de palavrões, já que os traduz literalmente, algo que na maioria das vezes não ocorre. Em síntese, Fim dos Dias é um filminho bobo, feito com o único intuito de divertir sem exigir do espectador queima de neurônios. Nota 9,0.
 
Rick Pinheiro.
Cinéfilo. 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário