sábado, 25 de agosto de 2012

MUITO ANTES DE BRADDOCK.

Segundo filme como protagonista arrebentou nas bilheterias e colocou Chuck Norris em cenário que no futuro lhe renderia uma trilogia de sucesso..
 
Antes de mais nada, ignore o Norris estilo Braddock, com sua costumeira barba, da capa ao lado do antigo VHS. De fato o filme em questão traz Norris agindo pela primeira vez no Vietnã, seis anos antes de estrelar no primeiro filme do coronel durão, exército de um homem só. Mas, o visual do ator em Os Bons se Vestem de Negro, não condiz em nada com o visual costumeiro que estamos acostumados a ver e que está estampado na capa ao lado. Segundo filme do eterno Coronel James Braddock e atual fenômeno pop da internet como protagonista, esta tosca produção de 1978, traz um Norris bem mais novo, usando um ridículo bigode ao estilo "comeu andorinha e deixou o rabo para fora", mas, em compensação marca  o primeiro grande sucesso de bilheteria do ator. Sem a coragem e aprofundamento de filmes mais sérios como Platoon e similares, Os Bons se Vestem de Negro é um dos primeiros a tocar na ferida norte-americana da guerra do Vietnã, mas, à exemplo da trilogia Braddock, feito apenas para entreter, sem levar a um pensamento mais reflexivo.
 
Na trama, Norris é o Major John T. Booker, líder do grupo de elite Tigres Negros que, em 1973, enquanto ocorrem as negociações diplomáticas para cessar a guerra do Vietnã, é enviado ao país, com a missão de salvar prisioneiros de guerras. Mas, o grupo acaba caindo numa cilada, com boa parte do grupo eliminada. Cinco anos depois, John é piloto de teste e professor acadêmico (Hãm????? Pois é, cara internauta, além das duas profissões não terem ligação nenhuma, tem o fato de ser Norris o interprete do personagem. Convenhamos o brucutu como professor univesitário de Ciência Política não dá para engolir), e recebe a visita da misteriosa repórter Margareth (Anne Archer, de Atração Fatal e Jogos Patrióticos, em começo de carreira), questionando sobre a tal operação secreta, ao mesmo tempo que os sobreviventes vão sendo eliminados. Junto com a moça, John luta corre contra o tempo para salvar os seus ex-companheiros de Tigres Negros e  descobrir quem está por trás das execuções.

O problema de Os Bons se Vestem de Negro é justamente seu péssimo roteiro. Chega a ser incrivelmente  absurdo um filme que tem Norris no auge da sua forma física, ter pouquíssimas cenas de ação, perdendo muito tempo num blá,blá,blá inútil que não leva a lugar nenhum. E são as pouquíssimas cenas de ação, principalmente a sequência da operação dos Tigres Negros e outra onde Norris atravessa um carro (na verdade um dublê, provavelmente, seu irmão e futuro diretor de alguns dos seus filmes Aaron Noris) para detornar um vilão, que salvam o filme de ser uma merda total. Somado alguns fatos curiosos como ser o prmeiro filme que tenha plano de fundo a guerra do Vietnã e a presença de Soon-Teck Oh, que anos depois voltaria a  encarar Norris como o vilão principal de Braddock II - O Início da  Missão, tornam este filme assistível. Nota 5,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

 
Cartaz original do filme mostra claramente
o visual tosco de Norris.
 
 
Sequência onde Norris (Aaron no lugar de Chuck) detona o vilão.
Feito acobrático e letal, foi repertido anos depois em A Guerra de Logan.
 
 
Fala sério! Norris como professor universitário.
É piada, né véio?
 
 
Comeu andorinha e deixou o rabo para fora.
Norris ostentando um tosco e ridículo bigode.
 
 
Quem entende as mulheres?
Mesmo com visual tosco e patético, personagem de
Norris faz sucesso entre elas.
 
Trailer original do filme.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário