segunda-feira, 27 de agosto de 2012

RECORDAR É REVER: LOUCADEMIA DE POLÍCIA 5 - MISSÃO MIAMI BEACH.

Com consideráveis baixas, saudosa tropa de elite de policiais atrapalhados invade Miami.
 
Nada como abertura de sinal de alguns canais por assinatura para animar um cinéfilo. Desde da semana passada, os canais da HBO estão com sinal aberto. Aproveitando o dia santo que aqui em Maceió comemoramos a nossa padroeira, Nossa Senhora dos Prazeres, para zapear por esses canais e acabei parando no HBO Family, onde revir na madrugada de hoje a comédia oitentista Loucademia de Polícia 5 - Missão Miami Beach. Com um trama leve, com piadinhas bobinhas, deste vez a tropa de elite mais atrapalhada da história do cinema viaja a Miami, para participar de um convenção de policiais, onde o figuraça Comandante Eric Lassard (George Gaynes, como de costume na série, hilário) será homenageado. É justamente o velhinho simpático que acidentalmente troca de mala com uns toscos e  atrapalhados ladrões de jóias, que irão correr atrás dele para recuperar a tal mala.
 
Mantendo boa parte do elenco, o antepenúltimo é o primeiro da divertida heptalogia oitentista a sofrer baixas consideráveis no seu elenco, com a saída de alguns dos personagens mais engraçados da série, a começar pelo protagonista galã dos quatro primeiros filmes, Steve Guttenberg, que cumpriu o que prometeu e não voltou a interpretar Mahonney, aqui substituído por um sem graça Nick Lassard, sobrinho do comandante interpretado pelo insosso Matt McCoy, e do piradão Zed, interpretado de forma competente por Bob Goldthwait. Essas baixas, somadas ao roteiro fraquinho que usa e abusa de velhas piadas já trabalhadas nos filmes anteriores, causaram um impacto imenso no resultado final. Loucademia 5 é um filminho bobinho, um besteirol bem leve (a série mudou do tom putaria do primeiro filme para este desde do ótimo terceiro filme), onde pouquíssimas piadas funcionam, praticamente todas elas protagonizadas pelo figuraça Capitão Harris, interpretado mais uma vez de forma brilhante por G.W. Bailey.
 
No geral, Loucademia de Polícia 5 - Missão Miami Beach não chega a ser o pior filme da série, e até chega a ser o último filme realmente bom, já que seus dois sucessores conseguem ser menos engraçados. Mas, é inegável que as baixas sofridas e seu roteiro escrito no piloto automático fizeram um grande estrago no resultado final. Mesmo assim, é sempre bem-vindo rever esta hilária trupe que tanto nos alegrou na segunda metade da década de 80 e que, inexplicável e absurdamente anda sumida das programações televisivas do nosso país. Nota 6,5.
 
Rick Pinheiro.
Cinéfilo.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário