sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

EXPECTATIVA 2018: OS FILMES MAIS AGUARDADOS DO ANO.

Iniciamos mais um ano, e com ele, costumeiramente, a esperança que seja melhor que o anterior. 2018 promete ser um ano foda para nós cinéfilos. De cara, sabemos que tem tudo para ser o ano ápice dos super-heróis dos quadrinhos nas telonas. Pode ser também, curiosamente, um ótimo ano do cara que criticou o subgênero, o mestre Steven Spielberg, que vem com tudo com dois filmes que prometem. Depois de um ano fraco, nosso cinema promete dar a volta por cima, com alguns filmes que têm premissas interessantes, com destaque especial para três adaptações de quadrinhos tupiniquins. De praxe, teremos muitas  continuações (a maioria desnecessárias) de franquias, reboots, cinebiografias que usam e abusam da liberdade poética ao invés de focarem nos fatos, comédias abestalhadas nacionais e importadas,  e obviamente, aqueles filmes que eu chamo carinhosamente de "bundas", que a galera intelectualizada e a crítica amam bajular. Como de costume, na nossa primeira postagem do ano, vamos listar os dez filmes mais aguardados de 2018 (obviamente, existem outros, mas, ficaremos só com os dez mais, com direito a inevitáveis empates), e como bônus duplo, cinco filmes que despertam curiosidade e outros cinco que não estou nem um pouco interessado. Como se trata de uma lista pessoal, não estranhe a ausência de filmes que muita gente está aguardando ansiosamente, como por exemplos, Jurassic World: Reino Ameaçado (amo a franquia, mas, o primeiro trailer me desanimou bastante, pois aparenta ser apenas mais do mesmo) e Homem-Formiga e a Vespa (nesses dez anos de reinado da Marvel, é o primeiro filme que não estou animado para assistir, e depois que foi divulgado que talvez seja uma comédia romântica, o desânimo só aumentou). Enfim, sem perder mais tempo, vamos a nossa lista.

OS FILMES MAIS AGUARDADOS.

10. Solo: Uma História Star Wars.
Previsão de estreia: 24 de maio.

Iniciamos com o filme que para mim é a maior incógnita do ano, e que só entrou na nossa lista, com a saída de Jumanji: Bem-Vindo à Selva, assistido antecipadamente semana passada. Han Solo faz parte da seleta galeria de personagens icônicos da sétima arte imortalizados pelos seus intérpretes originais, no caso aqui, pelo carismático Harrison Ford. Mas a idade chega para todos, e agora o personagem é interpretado pelo ilustre desconhecido Alden Ehrenreich, que se meteu numa roubada, já que pode ser o papel ou o afundamento da sua carreira. A troca de diretores (entrou Ron Howard, que apesar de competente, é imprevisível com filmes bons e ruins no currículo) e os rumores que dizem que a própria Disney não gostou do resultado, nos deixa preocupados e com a sensação que tem tudo para ser o primeiro grande fracasso da franquia Star Wars. Mas, por outro lado, devemos lembrar que o mesmíssimo boato rolou antes de Rogue One: Uma História Star Wars, e no entanto, fomos surpreendidos. Então, vamos ver no que vai dar.

9. Aquaman.
Previsão de estreia: 20 de dezembro.

Depois de dois anos seguidos lançando dois filmes por ano, a Warner / DC pisou no freio esse ano, lançando apenas um filme e no finalzinho do ano. Para ser sincero, estou bem mais ansioso por filmes de outros heróis e da própria Liga da Justiça do que do Aquaman, que na versão brucutu de Jason Momoa até me convenceu, mas, não o suficiente para me despertar o interesse de assistir um filme solo. Em compensação, o elenco, encabeçado por Momoa e Amber Heard, e que conta também com Patrick Wilson, Nicole Kidman, Willem Dafoe e Dolph Lundgren, despertou o interesse e a ansiedade para assistir este filme, que fechando o ano que promete ser o ápice dos super-heróis nas telonas, restando a dúvida se será ou não com chave de ouro.

8. 15:17 - Trem para Paris.
Previsão de estreia: 22 de fevereiro.

De ícone do western spaghetti e do gênero de ação a um cultuado diretor, Clint Eastwood soube muito bem redefinir sua carreira e continua firme e forte no auge dos seus 87 anos. E mais uma vez ele surpreende com seu novo filme, baseado em fatos que envolve três estadunidenses, dois deles soldados, que estavam de boa num trem para Paris, que é invadido por terroristas do Estado Islâmico. Como se o tema por si só não fosse interessante, Eastwood escala para o protagonismo simplesmente os três heróis da vida real. Por tudo isso, não poderia ficar de fora da nossa lista dos filmes mais esperados do ano.

7. X-Men: Os Novos Mutantes.
Previsão de estreia: 12 de abril.

Nosso primeiro empate é entre dois filmes da mesma franquia. Antes mesmo da compra pela Disney, a Fox finalmente tem tudo para brigar pau a pau com a Marvel,  e justamente no ano das adaptações dos super-heróis dos quadrinhos nas telonas, chegando com tudo com três produções que prometem ser filmaços. Para ser sincero, estava mais interessado no colega de empate, mas o trailer do filme dos Novos Mutantes, me chamou bastante atenção e despertou o interesse. Também não é para menos, já que somos surpreendidos por um filme de super-heróis dos quadrinhos com todo climão de filme de terror. Será que estamos diante de uma grande novidade revolucionária no subgênero? As presenças dos nossos compatriotas Alice Braga e Henry Zaga (este justissimamente escalado para viver o mutante brasileiro Mancha Solar) são um atrativo a mais que só atiçam a nossa ansiedade.

X-Men: A Fênix Negra.
Previsão de estreia: 01 de novembro.

Ao contrário do colega de empate, o filme da fodástica saga dos quadrinhos da Fênix Negra caiu de posição na nossa lista. Estava empolgadíssimo já que trata-se de um clássico dos quadrinhos que tive a felicidade de ler quando criança e que está ganhando uma segunda chance após X-Men: O Confronto Final ter sido tratado de forma tão superficial. Mas, desanimei um pouquinho ao saber que Jennifer Lawrence está volta como Mística (nada contra a bajulada estrela, mas, o problema é que ela passa mais tempo mostrando seu lindo rosto do que com a caracterização da personagem, que me deixa com uma puta saudades de Rebecca Romijn), o que nos deixa preocupado em, mais uma vez, o foco seja para ela ao invés de Sophie Turner. Apesar disso, promete e nos deixa ansioso para esperamos praticamente o ano todo para conferir. 

6. Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral.
Previsão de estreia: 10 de maio.

Segundo e último empate da nossa lista, justamente entre a continuação de dois filmes que foram no nosso blog os melhores filmes nos respectivos anos que foram lançados, e que também caíram de posição na nossa lista. Sem medo de ser taxado de exagerado, o fato é que Cine Holliúdy é uma obra-prima do nosso cinema, que além de divertir e emocionar ao mesmo tempo, nos revelou toda criatividade do diretor e roteirista Halder Gomes. Sua continuação, que tem um hilário subtítulo, promete ser tão bom quanto o primeiro, mas, a frustração que eu tive com o diretor no campeão de bilheterias Os Parças, acendeu um sinal de preocupação. Mas, o cara merece um crédito de confiança e vamos torcer para que todo seu talento criativo esteja de volta no seu novo trabalho.

Deadpool 2.
Previsão de estreia: 31 de maio.

Já o motivo que levou o novo filme do mutante tagarela a cair de posição, acredite, veio apenas da minha frustração ao saber que Josh Brolin viverá Cable (Pode rir de mim, pois, admito que realmente gostaria que a piadinha da cena pós-crédito do primeiro filme fosse se concretizar com Dolph Lundgren vivendo o personagem). Apesar disso, o filme é aguardadíssimo e se tiverem deixado, mais uma vez, a criatividade rolar solta, tem tudo para conseguir o feito histórico de superar o fodástico filme original.

5. Creed II.
Sem data de estreia no Brasil.

Por mais que seja fã de Sylvester Stallone e do seu mítico Rocky Balboa, não achava que fosse necessário uma continuação do fodástico Creed - Nascido para Lutar. Até ficar sabendo que Dolph Lundgren estaria de volta com o icônico Ivan Drago, e que o filho deste personagem irá enfrentar Adonis, justamente o filho do lendário Apolo que ele mandou para a terra do pé junto. Além da volta do personagem e do confronto em si, tem o fato curioso em saber como Stallone irá trabalhar o roteiro, já que Creed tem um tom bem mais sério dos dois primeiros Rocky do que a porra-louquice descerebrada de Rocky IV. Ainda não iniciaram as filmagens (por isso recorri a montagem feita por algum fã), mas, Stallone já anunciou que o filme estreia nos States no final de novembro, no feriado de Ação de Graças. Mas, por aqui ainda não tem data prevista, o que nos leva a dúvida se chegará por aqui ainda esse ano (lembrando que o primeiro filme chegou por aqui quase um mês depois do seu lançamento lá), motivo, junto com o potencial dos outros filmes, que levou o filme a perder algumas posições na nossa lista. Mas, não o suficiente para ficar fora dela.

4. O Estrangeiro.
Previsão de estreia: 11 de janeiro.

Remanescente da safra 2017 que teve sua data de lançamento adiada pelo menos duas vezes. Realmente, já estava sem esperanças que chegaria ao cinema, mas, ao ver na semana passada os funcionários do Cinesystem Maceió montando o gigantesco material de divulgação, me empolgação voltou com tudo a ponto deixar para atrás produções bem mais badaladas. Quem acompanha a extensa carreira do ícone Jackie Chan sabe que o carismático astro chinês já fez papéis sérios em produções da sua terra natal. A novidade aqui é que, finalmente, fará isso num filme internacional (bem verdade que é uma produção conjunta chinesa e britânica), sob a batuta do competente Martin Campbell, e tendo como antagonista ninguém menos que o ex- 007 Pierce Brosnan. O trailer que promete ser um filmaço só desperta ainda mais a nossa vontade. Menos de uma semana que parece um ano inteiro tamanha a ansiedade para, finalmente, poder conferir.

3. Turma da Mônica - Laços.
Previsão de estreia: 11 de outubro.

O filme nacional mais esperado do ano por mim. Também não é para menos. Depois de ver encontro de brucutus icônicos e a maioria dos super-heróis dos quadrinhos ganharem vida nas telonas, agora chegou a vez da minha memória afetiva voltar a ir à loucura em finalmente ver meus personagens favoritos criados pelo mestre Maurício de Sousa nas telonas em live-action, na adaptação da graphic novel tupiniquim mais vendida de todos os tempos. Confesso que ao ver a foto ao lado das crianças escaladas para viver Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali caracterizadas a emoção foi a mil e a ansiedade aumentou de tal maneira que fez o filme dar um salto de posição a ponto de ser o terceiro filme mais aguardado por esse blogueiro. Que responsa desse quarteto mirim!Espero realmente não me decepcionar e que sejamos presenteados com um filme digno da turminha mais amada do Brasil.

2. Pantera Negra.
Previsão de estreia: 15 de fevereiro.

Após ser um dos ladrões de cena em Capitão América: Guerra Civil e mais recentemente no teaser do fodástico Vingadores: Guerra Infinita, com direito a virar meme, o príncipe de Wakanda ganha um filme solo em grande estilo, com o altíssimo padrão Marvel de qualidade, sob a batuta do competente diretor de  Creed, Ryan Coogler,  com um puta elenco encabeçado por Chadwick Boseman, e que conta com Michael B. Jordan (o astro de Creed em sua terceira parceria com o diretor), Lupita Nyong'o, Martin Freeman, Andy Serkis e os veteranos Forest Whitaker e Angela Bassett, que somados ao fodástico trailer, só fez o filme dar um salto como um gato... miauuuuu (desculpa o tosco trocadilho do Fantástico) e ser o segundo filme mais esperado do ano. Aposto que não somente por mim.

1. Vingadores: Guerra Infinita.
Previsão de estreia: 26 de Abril.

Nosso primeiríssimo lugar mais previsível, impossível. Dez anos de Universo Compartilhado Marvel, com filmaços de excelente qualidade, nos levam a este ápice épico que promete ser um marco na história do cinema e do subgênero de filmes baseados em quadrinhos. O fodástico teaser que, merecidamente, bombou no YouTube, só confirma que tem tudo para sermos presenteados com um espetáculo de altíssimo nível, que pode ser mais uma divisor de águas dos quadrinhos nas telonas. Final de abril, seu lindo, chegue logo pois daqui para lá, corre o altíssimo risco de não temos mais unhas e nem o coração suportar tanta ansiedade no mais alto grau.

TAMBEM DESPERTAM INTERESSE...

O Que Te Faz Mais Forte.
Previsão de estreia: 15 de fevereiro.

Depois que Leonardo DiCaprio finalmente ganhar o Oscar, existem outros atores com a obsessão de ganhar a cobiçada estatueta careca. Acredito que Jake Gyllenhaal seja um deles, principalmente, por suas escolhas serem cada vez mais desafiadoras. Desta vez, ele interpreta Jeff Bauman, um exemplo real de superação após uma tragédia pessoal. Não sabia da existência do filme até ver o trailer algumas semanas atrás, me despertando o interesse. Pelo que é mostrado, tem tudo para o ator levar uma indicação, apesar que foi esnobado pelo Globo de Ouro, o que provavelmente será esnobado pela Academia. Ainda não será desta vez, Gyllenhaal. Continue persistindo. Para ainda aumentar a zica por aqui o filme chegará no mesmo fim de semana de Pantera Negra


Desejo de Matar.
Previsão de estreia: 01 de março.

Desde da segunda metade dos anos 2000 que surgiram rumores sobre o remake do clássico setentista Desejo de Matar, que seria estrelado por Sylvester Stallone. Finalmente saiu, mas, com Bruce Willis dando vida ao icônico vigilante Paul Kersey, imortalizado pelo saudoso Charles Bronson. Estava muito ansioso para assistir o filme, que era um dos mais aguardados do ano, até que vi o trailer e me frustrei, pois, apesar da direção do competente Eli Roth, e contar no elenco com o ótimo Vincent D'Onofrio e minha musa dos tempos de infância, Elisabeth Shue, aparentemente se trata de mais um filminho genérico e ignorável de Willis, destes que são lançados diretamente em home vídeo. Mas, vai que sejamos surpreendidos. Em todo caso, vale a curiosidade em conferir.


A Repartição do Tempo.
Previsão de estreia: 25 de janeiro.

Outro remanescente que eu estava sem esperanças de ver nos cinemas a ponto de procurar por diversas vezes se encontrava disponível online. O interesse em assisti-lo não é nem por ele ter rodado em festivais, ganhando elogios da crítica (quem acompanha esse blog, sabe que desconfio disso, já que na maioria das vezes, são filmes que eu acho uma bosta), mas pela premissa superinteressante e, principalmente, pela presença do eterno trapalhão Dedé Santana. Se não for adiado, finalmente, vamos conferir. Antes tarde do que nunca.

Maze Runner: A Cura Mortal.
Previsão de estreia: 25 de janeiro.

Falando em adiamento, temos um filme que chegou com quase um ano de atraso da data prevista. Mas, neste caso, foi por uma justa causa, devido ao acidente que o protagonista, Dylan O'Brien, sofreu nas filmagens. Para ser sincero, a demora fez com que realmente a última franquia baseado em livros com jovens num futuro distópico caísse no esquecimento. Mas, tão logo vi que o final da trilogia iria ser lançado, despertou a curiosidade.

Maria Madalena.
Previsão de estreia: 22 de março.

Se nos últimos anos, os subgêneros bíblico e gospel prometiam finalmente reinar nas telonas, em 2017 praticamente voltou à estaca a zero. 2018 promete continuar assim, já que, até agora, temos apenas este filme bíblico, focado na figura da polêmica discípula de Jesus, que tem pouquíssimas informações nos Evangelhos. A competente Rooney Mara protagoniza, tendo no elenco os também competentes Joaquin Phoenix como Jesus e Chiwetel Ejiofor como Pedro, sob à batuta do mesmo diretor do tocante Lion - Uma Jornada para Casa. Desperta a curiosidade um filme que tanto pode ser uma bomba como também uma surpresa.

ESTOU CAGANDO PARA...

Oito Mulheres e um Segredo.
Previsão de estreia: 07 de junho.

É justíssima a reivindicação feminina por mais espaço em Hollywood. Mas, não acredito que fazer versões calcinhas de filmes originais protagonizados por homens seja a solução para o problema. Para ser sincero, não sou muito fã da trilogia Onze Homens e Um Segredo, que apenas acho legalzinha, mas, nada de extraordinária, motivo que, junto com a recente ridícula petição, pedindo para cortarem do filme, a participação de Matt Damon, me fazem ficar totalmente indiferente ao filme. Assim como a trilogia original, a versão calcinha conta com um puta elenco estrelar, formado pelas excelentes atrizes Sandra Bullock, Cate Blanchett e Helena Boham Carter, a insossa Anne Hathaway, a cantora Rihanna, e ainda contando com participações da ex-senhora Tom Cruise, Katie Holmes, da ex-atriz mirim promissora Dakota Fanning, de Kim Kardashian e da brasileira Adriana Lima. Mesmo a contragosto, e achando que vai dar merda, admito que irei assistir pelo elenco.

A Escolha Perfeita 3.
Previsão de estreia: 08 de março.



Falando em filmes calcinhas, está franquia de comédia ao menos é originalmente protagonizadas por elas. Não assistir os dois primeiros e não me interessei até hoje. Por tabela, e depois do trailer que tive o desprazer de assistir na semana passada, também não me interessei por este, e provavelmente, não irei assistir. Simples assim!

Gaby Estrela.
Previsão de estreia: 18 de janeiro.

Tenho dó da nova geração de crianças e pré-adolescentes que praticamente não têm uma boa opção de entretenimento, e acabam fazendo qualquer porcaria um sucesso. Não sei se é o caso aqui, até porque sequer nunca acessei o canal infantil Gloob. Mas o trailer do longa, baseado na novelinha infanto-juvenil do canal, é sofrível e irritante, e aparenta ser um filminho ruim, que, infelizmente, a pirralhada vai lotar os cinemas e fazer um puta sucesso de bilheterias. Ao contrário de mim que passará bem longe.

Nada a Perder - Parte 1.
Previsão de estreia: 29 de março.

Picaretagem para se obter um recorde de bilheterias à vista. Depois do fenômeno forçado de Os Dez Mandamentos - O Filme, a galera da Universal, que não é o estúdio estadunidense mas a igreja cristã tupiniquim, através da sua Rede Record e da Paris Filmes, se empolgou e desta vez volta à invadir os nossos cinemas com mais uma produção, com seus fiéis e qualquer pessoa que não seja, irem em peso aos cinemas. Desta vez para contemplar o primeiro filme da trilogia sobre a vida do seu cultuadíssimo líder, Edir Macedo. Galera da Universal, já estou aceitando ingresso para marcar presença, pois, mesmo com a mórbida curiosidade, não pretendo gastar um centavo para assisti-lo. Lembrem-se de mim quando comprarem todos os ingressos das primeiras semanas e tornarem o filme um campeão forçado de bilheterias.

Cinquenta Tons de Liberdade.
Previsão de estreia: 08 de fevereiro.

O que esperar do final de uma trilogia onde os dois primeiros filmes são ruins? Realmente, um dos vários motivos que vou morrer sem entender as mulheres, é amarem e cultuarem esse lixo que fleta com vários gêneros e não consegue escolher nennhum. Mesmo com a mórbida curiosidade em saber com será o desfecho dessa merda, como nos filmes anteriores, só irei assisti-lo se for arrastado por uma boa companhia feminina (o que não fazemos por elas). Ao menos nossas salas terão total liberdade para filmes bons de verdade, após o desfecho dessa merda. Assim esperamos.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

2 comentários:

  1. Gostei do fato de não montar uma super história heróica, acredito que a simplicidade deu um toque natural e filme que vale apena assistir. os atores foram os próprios rapazes que estiveram nesse acontecimento, eles são herois da vida real! A ideia de conta um fato/história real, é sempre maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom saber, Tayna! Acredita que ainda não assistir 15:17 - Trem para Paris? Obrigado pela dica! Assim que assisti, faço uma postagem sobre ele.

      Obrigado também pela visita e pelo comentário! Volte sempre! Bjs! Fica com Deus!

      Excluir