domingo, 7 de janeiro de 2018

EXPECTATIVA 2018: CINEMA NACIONAL.

2017 não foi um bom ano para o nosso cinema, deixando muito a desejar no sentido da qualidade dos títulos lançados e com uma queda de público, mesmo com Polícia Federal - A Lei é para Todos, Os Parças e Detetives do Prédio Azul (D.P.A.) - O Filme, atingindo um pouco mais de um milhão de expectadores (alguns dias atrás, Fala Sério, Mãe!, que foi lançado no final do ano, atingiu esse número). 2018 continua uma incógnita, mas, ao menos nos dar alguma esperança. É bem verdade que teremos mais do mesmo, ou seja, mais comédias abestalhadas, românticas e calcinhas, mais adaptações de livros e peças teatrais de sucesso, cinebiografias e filmes que após rodarem festivais, finalmente, chegam ao público. Sem falar que ainda teremos remakes de filmes gringos, dose cavalares de Leandro Hassum, que chegará aos nossos cinema com quatro filmes, e uma certa cinebiografia pretensiosa que baterá recorde de bilheterias não por mérito próprio. Mas, em compensação, temos também vários títulos que prometem, com premissas interessantes, o que me motivou a fazer pela primeira vez essa lista dos filmes nacionais mais aguardados. Como na postagem dos filmes mais aguardados do ano, também trarei o bônus duplo citando cinco filmes que despertam curiosidade e cinco que, ao contrário, me despertam a vontade de não sair de casa para vê-los, mesmo eu sendo um grande entusiasta do nosso cinema. Vamos prestigiar o que é nosso, indo aos cinemas para conferir nossas produções, principalmente, as que realmente são boas.

OS FILMES MAIS GUARDADOS.
10. Marighella.
Previsão de estreia: 20 de setembro.

Assumidamente militante esquerdista, o excelente ator Wagner Moura debuta como diretor nesta cinebiografia que promete causa, sobre o político e guerrilheiro baiano Carlos Marighella, que será vivido por Seu Jorge. O ator e agora diretor não será o único a causar, pois, três meses antes, está previsto o lançamento de Mariel, O Homem de Ouro, do diretor Mauro Lima, sobre o policial Mariel Mariscot, acusado de fazer parte do esquadrão da morte, portanto, outra cinebiografia que promete provocar polêmicas.

9. Paraíso Perdido.
Previsão de estreia: 26 de abril.



No ano em que provavelmente, sua cinebiografia Minha Fama de Mau chegará às telonas, o tremendão Erasmo Carlos protagoniza esse drama musical, ao lado do excelente Júlio Andrade, vivendo um pai de família que se realiza soltando a voz na boate que intitula o filme. Um fato curioso que por si só desperta o interesse no filme, que tem o puto azar de estrear no mesmo dia de Vingadores: Guerra Infinita, simplesmente, o filme mais aguardado do ano, o que provavelmente vai fazê-lo injustamente ser ignorado e retirado de cartaz precocemente. Galera da distribuidora Vitrine Filmes, reveja urgentemente esta data.


8. 10 Segundos.
Sem previsão de estreia.


Desde que me entendo de gente que ouvir falar de rumores sobre uma cinebiografia do nosso campeão Eder Jofre. Finalmente saiu, tendo na direção o veterano José Alvarenga Jr., trazendo Daniel de Oliveira como o nosso icônico pugilista, no ano que promete ser o dele nas telonas, já que estreia também Aos Teus Olhos, filme que tem tudo para ser polêmico, onde ele vive um professor de natação acusado de assediar um aluno. A indefinição da data de estreia e a informação que a Globo vai exibi-lo como minissérie (como sempre a poderosa emissora prestando esse desserviço ao nosso cinema, e tirando de otários nós espectadores que vamos ao cinema prestigiar um filme nacional) fizeram esta cinebiografia que tanto desejei despencar  de posição na nossa lista, mas, ao menos se manter nela.

7. O Nome da Morte.
Previsão de estreia: 22 de março.

2018 promete também ser do  galã e ator promissor Marco Pigossi, que arrancou elogios por sua atuação na telinha na novela global das oito, e estará nas telonas em duas produções que prometem. Destaque para este filme, onde ele vive um pai de família que ganha a vida tirando outras vidas como pistoleiro profissional. Quinze dias depois, Pigossi volta às telonas com A Última Chance, sobre um ex-presidário que ver no MMA sua chance de redenção. Tem tudo para Larissa Manoela e Paulo Gustavo ganharem mais um companhia no seleto rol dos atores nacionais que arrastam multidões aos cinemas.

6. Uma Quase Dupla.
Previsão de estreia: 12 de julho.

Antes tarde do que nunca. Depois de décadas, finalmente, nosso cinema tem um filme protagonizado por uma dupla de policial figuraça. O galã e ótimo ator Cauã Reymond e a impagável Tatá Werneck  formam a dupla de policiais que se une para solucionar um crime. Será que teremos o nosso A Hora de Rush? Talento para isso a dupla tem de sobra. Vamos ver se o resultado final estará à altura tanto dos talentos envolvidos como da promessa de ser um filme divertidíssimo.

5. Chacrinha: O Velho Guerreiro.
Sem previsão de estreia (talvez em setembro).

O filme que deu um salto e tanto, a ponto de não apenas entrar na nossa lista, mas, conseguir ser a cinebiografia mais aguardada do ano. Depois de viver o saudoso apresentador nos palcos e na televisão, Stepan Nercessian chega as telonas, dividindo o personagem com ninguém menos que o excepcional Eduardo Sterblitch. Andrucha Waddington comanda o filme, que tem tudo para ser sua redenção em grande estilo e pedido de desculpas ao público e aos dois protagonistas, após a decepcionante puta cagada em Os Penetras 2.


4. O Doutrinador.
Previsão de estreia: 07 de setembro.

Antes tarde do que nunca - parte 2. No ano que promete ser o ápice das adaptações dos quadrinhos nas telonas, finalmente, nosso cinema nacional também entra no páreo. Programado para chegar aos cinemas claramente escolhida data de 07 de setembro (o personagem se tornou conhecido devido as manifestações contra o governo Dilma), ainda não sabemos quase nada, nem mesmo quem está no elenco, outro que caiu de posição na nossa lista pela indefinição. Mas, nem isso tira a nossa ansiedade de ver em carne e osso o anti-herói vigilante que bota para foder nos endinheirados corruptos, alguém que, convenhamos, adoraríamos que existisse na vida real.

3. A Repartição do Tempo.
Previsão de estreia: 25 de janeiro.

Após rodar festivais, finalmente, chega esse filme que tem uma premissa interessante que envolve uma repartição pública, uma máquina do tempo e um chefe Caxias que quer fazer seus funcionários trabalharem. Ter no elenco central nomes desconhecidos, mas com as participações do excelente Tônico Pereira, do eterno Cabeção da Malhação, Sérgio Hondjakoff, e do eterno trapalhão Dedé Santana, só aumenta ainda mais as expectativas neste que tem tudo para ser um dos filmes mais criativos do ano.

2. Cine Holliúdy 2 - A Chibata Sideral.
Previsão de estreia: 10 de maio.

Indiscutivelmente, Cine Holliúdy foi uma das grandes surpresas do ano em que foi lançado. Arrebentando primeiramente nas bilheterias cearenses, seguindo pelos demais Estados nordestinos, até chegar nos grandes centrais, o filme sem dúvida é um dos melhores e mais criativos filmes brasileiros de todos os tempos. Obviamente, uma continuação era inevitável, e ela chega esse ano, ao mesmo tempo que aguardadíssima e preocupando. Isso porque agora, a poderosa Globo Filmes está envolvida e não sabemos se isso influenciou no talento criativo do diretor Halder Gomes, que pisou feio na bola com campeão de bilheterias Os Parças, uma boa comédia, mas, genérica, que qualquer um poderia ter realizado. Apesar disso, minhas expectativas para ver o impagável Edmilson Filho e praticamente todo elenco do original são altíssimas. Espero não me decepcionar.

1. A Turma da Mônica - Laços.
Previsão de estreia: 11 de outubro.

No ano que promete ser das adaptações dos quadrinhos, a nossa queridíssima Turma da Mônica chega às telonas. E todas as minhas expectativas foram elevadas ao máximo quando vi as fotos dessas criança tão fofinhas (a garotinha que irá fazer a Mônica se aproxima demais como eu imaginava a personagem na vida real), e esperamos talentosas, já que têm a batata quentíssima nas mãos de dar vida aos personagens criados pelo mestre Maurício de Sousa, que fazem parte da infância de gerações de brasileiros e gringos. Aparentemente correndo atrás do tempo perdido, foi anunciado também o filme da versão jovem (realmente, nunca li, portanto, não posso omitir opinião), que está previsto para estrear no comecinho de dezembro. Chega logo outubro para eu ir aos cinemas e voltar ser criança.

TAMBÉM DESPERTAM INTERESSE...

O Grande Circo Místico.
Previsão de estreia: 08 de março.

O veterano e competente diretor alagoano Cacá Diegues, volta às telonas com um filme adaptando uma poesia do também mestre alagoano Jorge de Lima. As imagens belíssimas e o elenco de ótimos atores como Jesuíta Barbosa, Bruna Linzemeyer, Antônio Fagundes, Juliano Cazarré, Mariana Ximenes e o gringo Vincent Cassel, chamam a atenção num filme que, pode até surpreende.

A Palavra.
Previsão de estreia: 08 de março.

Outro filme nacional que chega no Dia Internacional da Mulher, que também conta com uma premissa interessante, sobre um jornalista que vem ao Nordeste para desmascarar um líder religioso que vem supostamente realizando milagres, e acaba se convertendo. Tem potencial para também surpreender.

O Paciente.
Previsão de estreia: 14 de junho.

Outra cinebiografia tupiniquim que merece atenção. Desta vez sobre os últimos dias do presidente Tancredo Neves, interpretado pelo excelente Othon Bastos, num filme baseado em um livro escrito pelos médicos que acompanharam os últimos momentos do primeiro presidente civil após o regime militar, que não chegou a assumir o cargo. Mais um filme nacional que promete.

Carlinhos e Carlão.
Previsão de estreia: 26 de julho.

Posso ter aparentado errado, mas, o fato é que eu não tenho nada contra as comédias abestalhadas, até gosto e me divirto bastante soltando risos frouxo a ponto de derramar lágrimas. Só tenho problema mesmo é quando são ruins e cometem aquele que, para mim, é o pecado grave do gênero: ser sem graça. Entre um monte de comédias tupiniquins que chegarão esse ano, me chamou atenção essa aqui que traz, pela primeira vez como protagonista o figuraça Luis Lobianco, substituindo o também impagável Marcus Majella, como Carlão um cara 100% machão e homofóbico, que entra num armário mágico, fazendo surgir Carlinhos, seu alter-ego afrescalhado. Premissa boba e promete ser mais um filminho abestalhado, mas, que pode divertir.

Chorar de Rir.
Previsão de estreia: 05 de abril.

Para não dizer que não falei de Leandro Hassum... Dos quatros filmes que teremos com o ex-gordinho, iniciando com um remake de sucesso gringo e encerrando com a continuação de um dos seus sucessos (O Candidato Honesto) o único que me chamou atenção foi este, onde ele vive um comediante que resolve chutar o pau da barraca e partir para o gênero dramático. Realmente, não sei se será mais uma comédia abestalhada costumeira ou será uma comédia dramática. Se for esta última será muito bem-vinda e ao menos teremos um Hassum saindo da mesmice, fora da zona de conforto. Estou torcendo por isso.  

ESTOU CAGANDO PARA...

Mulheres Alteradas.
Previsão de estreia: 05 de abril.

Mais uma adaptação de peça teatral de sucesso. Mesmo com o elenco estrelar talentoso, encabeçado por Deborah Secco, Alessandra Negrini, Mônica Iozzi e Maria Casadevall, realmente não me despertou nenhum interesse, pois, aparenta ser mais um daqueles filminhos calcinhas chatos e melosos, feito apenas para agradar o público feminino. E convenhamos, o próprio título denuncia isso.

Tudo por um Popstar.
Sem previsão de estreia.

Mais uma adaptação de um livro da autora queridíssima do público teen Thalita Rebouças. Até agora, as duas adaptações de obras suas, arrebentaram nas bilheterias, e com certeza, o mesmo ocorrerá com este filme sem data prevista, que será estrelado pelo também fenômeno teen e estrelinha do SBT, Maísa Silva, e pelas excelentes atrizes teens globais Klara Castanho e Mel Maia. Mas, realmente, a premissa não me despertou interesse em sair de casa para assistir. Provavelmente, irei esperar que chegue na Netflix.

Gaby Estrella.
Previsão de estreia: 18 de janeiro.

Se estava indiferente para esse filminho que se baseia numa novelinha de um canal infantil que nunca sintonizei nem por dez segundos, depois que tive o desprazer de ver o trailer, criei uma repulsa imensa. Para o bem do nosso cinema, em relação a bilheterias, vai arrebentar, mas, em qualidade... Dispenso comentários. Não vou ver essa merda aparente e pronto!

Nada a perder - Parte 1.
Previsão de estreia: 29 de março.

O campeão dos campeões das maiores bilheterias do cinema nacional. Não sou adivinho, muito menos estou profetizando, mas, se um filme bíblico, que na verdade é uma versão retalhadíssima de um novela de sucesso, até agora é a maior bilheteria do nosso cinema, imagina o primeiro da trilogia do grande líder religioso Edir Macedo. Só que não! Vamos aos fatos: os caras da Igreja Universal vão torrar ainda mais grana para comprar todos os ingressos disponíveis, e presentear seus fiéis, e qualquer um que passe pela frente da igreja, com ingressos desse filme. Vergonhoso, mas, é a mais pura verdade. Somente se eu for presenteado com um ingresso, é que vou conferir esse filme que traz Petrônio Gontijo como o controverso líder religioso. 

Os Homens São de Marte... E É Pra Lá Que Eu Vou! 2.
Previsão de estreia: 27 de dezembro.

Para tirar da cinebiografia do Bispo Macedo o título do filme nacional que estou mais cagando para assistir, somente a continuação de um dos piores filmes nacionais, calcinhas e comédias românticas de todos os tempos. Estrelado pela sem graça Mônica Martelli e pelo impagável Paulo Gustavo, mesmo a presença deste que é, indiscutivelmente, um fenômeno de bilheterias do nosso cinema (e não um forçado), tem tudo para ser tão bosta quanto o primeiro. Por mais que seja entusiasta do nosso cinema, praticamente é impossível sair de casa, e gastar tempo e dinheiro assistindo uma merda como essa.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano, mantendo em 208 o compromisso de prestigiar o nosso cinema nacional no fim de semana de estreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário