domingo, 18 de dezembro de 2016

CLÁSSICOS DO MESTRE KUBRICK EM DOSE DUPLA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?.

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange).
Produção britânica e estadunidense de 1971.

Direção: Stanley Kubrick.

Elenco: Malcolm McDowell, Patrick Magee, Philip Stone, Steven Berkoff, David Prowse, Margaret Tyzack, Adrienne Corri, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (Blu-Ray) em 18 de dezembro de 2016.

Cotação

Nota: 9,0.  

Sinopse: Baseado na obra de Anthony Burgess. Num futuro distópico, Alex (McDowell) é um jovem sádico violento, um verdadeiro psicopata juvenil, que junto com seus três amigos, tocam o terror madrugada a dentro. Num dos seus ataques, ele acaba matando acidentalmente uma vítima. Condenado a quatorze anos de prisão, Alex começa a cumprir a pena no xilindró, e fica sabendo de um tratamento experimental que promete reeducar e colocar o preso em liberdade em menos de um mês. Empolgado, Alex se oferece como cobaia e acaba sendo escolhido, sem saber na merda que está se metendo.

Comentários: Um bela tarde nas Lojas Americanas do Maceió Shopping me deparo com um Blu-Ray duplo com dois clássicos dirigidos pelo mestre Stanley Kubrick, e tratei logo de comprar. Um deles, é este filmaço que marca presença em todas as listas dos 100 melhores filmes e similares do tipo 100 filmes que você precisa ver antes de morrer, que, por incrível que pareça, este blogueiro ainda não tinha assistido. E não é a toa que esse filme é tão elogiadíssimo pela crítica, praticamente uma unanimidade. Com um roteiro muito bem escrito por Kubrick e a direção precisa do mestre, temos um filmaço original, que ao mesmo tempo provoca reflexão e diverte com um sarcasmo hilário. A atuação de McDowell é outro show a parte que só engradece o espetáculo criativo. Uma verdadeira obra-prima que todo cinéfilo deve conferir.



O Iluminado (The Shining).
Produção britânica e estadunidense de 1980.

Direção: Stanley Kubrick.

Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers, Barry Nelson, Philip Stone, Tony Burton, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV por assinatura (A&E) e em home vídeo (Blu-Ray) em 18 de dezembro de 2016.

Cotação

Nota: 10,0.  

Sinopse: Baseado na obra de Stephen King. Buscando sossego e inspiração para escrever seu próximo livro, o escritor Jack Torrance (Nicholson) aceita uma trampo temporário de zelador do Hotel Overlook, que fica numa montanha isoladíssima no Colorado, e que durante o inverno fica sem ninguém. Jack muda-se para o local com sua esposa (Duvall) e filho (Lloyd), e após um mês isolados no local, estranhos acontecimento sobrenaturais irão mudar para sempre a rotina da família.

Comentários: Filme baseado num livro do mestre Stephen King, adaptado e dirigido pelo mestre Kubrick e estrelado pelo mestre da atuação Jack Nicholson não é de se esperar algo que não seja no mínimo uma obra-prima. E é exatamente isso que esse filmaço é. Com um excelente roteiro, bem desenvolvido, que ganha força com a direção precisa de Kubrick, que simplesmente mostra que não é a toa que é um dos maiores mestres da sétima arte, que tira atuações excepcionais de um elenco competentíssimo, com destaque para o trio central, Nicholson, Duvall e o pirralho Lloyd. Mas, indiscutivelmente, Nicholson dá um show a parte, com a melhor atuação da sua carreira, nos presenteando com um dos personagens mais assustador do gênero de terror de todos os tempos. Em síntese, simplesmente uma bra-prima da sétima arte que, sem sombra de dúvida, é um dos melhores filmes de terror já produzidos. Para ser visto e revisto infinitas vezes, sem deixar de ser tenso e assustador. Outro filmaço imperdível do mestre Kubrick.



Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário