segunda-feira, 18 de julho de 2016

RECORDAR É REVER: OS CAÇA-FANTASMAS.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?.  

Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters).
Produção estadunidense de 1984.

Direção: Ivan Reitman.

Elenco: Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis, Ernie Hudson, Sigourney Weaver, Rick Moranis, Annie Potts, William Atherton, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e em home vídeo (VHS).

Cotação

Nota: 9,0.  

Sinopse: Desacreditados pela Universidade onde trabalha pelos seus interesses pelo sobrenatural, os amigos doutores Egon Spengler (Ramis), Peter Venkman (Murray) e Ray Stantz (Aykord) resolvem montar seu próprio negócio como investigadores do sobrenatural, adotando o nome de Os Caça-Fantasmas. Aos poucos, vão aparecendo pequenos casos para o grupo resolver. Na verdade apenas o início da abertura de um portal na cidade, que será visitada por seres sobrenaturais, cabendo aos heróis suarem bastante para salvá-la.

Comentários: Aproveitando a chegada do malhadíssimo (diga-se de passagem, muito antes mesmo de ser lançado) remake aos nossos cinemas, lembrei que tinha passado batido e ainda não tinha comentado este clássico oitentista, que fez um gigantesco sucesso, superando nas bilheterias outros clássicos fodásticos lançados naquele ano tão frutífero de 1984. Misturando comédia, ficção e levíssimas dosagens de terror, Os Caça-Fantasmas tem um excelente roteiro, muito bem elaborado, que trabalha muito bem todos esses gêneros. A direção primorosa de Ivan Reitman e os efeitos especiais toscos para os padrões de hoje, mas que convencem, são outros pontos alto do filme. Mas a cereja do bolo, sem sombra de dúvida, é o puta elenco talentoso, um dos melhores já reunidos, perfeitamente entrosado, com um destaque um pouquinho a mais para Bill Murray, hilário, em seu melhor personagem. Em síntese, um puta clássico, um filmaço inesquecível para ser visto e revisto infinitas vezes e divertindo em todas elas. Imperdível! 




Os Caça-Fantasmas II (Ghostbusters II).
Produção estadunidense de 1989.

Direção: Ivan Reitman.

Elenco: Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis, Ernie Hudson, Sigourney Weaver, Rick Moranis, Annie Potts, Peter MacNicol, Wilhelm von Homburg, entre outros.

Blogueiro assistiu na extinto Cine Art Pajuçara, na TV aberta (Globo) e em home vídeo (VHS).

Cotação

Nota: 4,5.  

Sinopse: Cinco anos depois de terem salvo a cidade de Nova Iorque, as coisas não vão nada bem para os fodões caçadores de fantasmas, que de heróis, passaram a ser de novo um zero à esquerda, impedidos até de atuarem no ofício que eles são feras. Para não morrerem de fome, os caras têm que se virar nos trinta em sub-empregos. Mas, a época de pindaíba está por um fim, já que uma nova ameaça de outro mundo está prestes a colocar a cidade de novo em perigo. Trata-se do fantasma fodão do malvadão príncipe Vigo (Homburg), que quer voltar através do bebê da Dana (Weaver), dominar e tocar o terror em tudo por aqui, cabendo aos nossos heróis, saírem da merda e embasar os planos do vilão.

Comentários: Com o estrondoso merecido sucesso, uma continuação era inevitável. E cinco anos depois ela veio, arrastando mais uma vez uma multidão aos cinemas pelo mundo. Seguindo a máxima "não se mexe em time que está ganhando", Os Caça-Fantasmas II trouxe de novo o diretor Ivan Reitman e o elenco talentoso. Tinha tudo para ser tão bom como original, o que acabou não rolando. O problema é justamente o roteiro, fraco demais, que limitou-se somente a tentar copiar, sem o mesmo brilhantismo, o filme original, não trazendo nenhuma novidade. Frustração total, totalmente esquecível, um desfecho triste para o timaço original, já que encontra-se desfalcado pelo falecimento do saudoso Harold Ramis (21/11/1944 - 24/02/2014) e a aposentadoria precoce do figuraça Rick Moranis.


Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário