quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

A FORÇA DESPERTOU COM TUDO!

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?. 

Star Wars - O Despertar da Força (Star Wars: Episode VII - The Force Awakens).
Produção estadunidense de 2015.

Direção: J. J. Abrams.

Elenco: Daisy Ridley, John Boyega, Harrison Ford, Mark Hamill, Carrie Fisher, Oscar Isaac, Adam Driver, Lupita Nyong'o, Andy Serkis, Peter Mayhew, Anthony Daniels, Kenny Baker, Max Von Syndow, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 5 do complexo Kinoplex Maceió em 17 de dezembro de 2015.

Cotação

Nota: 9,5.  

Sinopse: A trama se passa anos após os fatos exibidos em O Retorno de Jedi, onde após queda do Império, surge uma organização sombria chamada Primeira Ordem, que busca por toda galáxia por Luke Skywalker (Hamill), que tomou chá de sumiço, enquanto que sua irmã Leia (Fisher), que agora é a líder da resistência, também o procura. 

Comentários: Há muito tempo numa galáxia muito, muito distante da constelação hollywoodiana... Bairro da Jatiúca - Maceió - Alagoas. Um grupo de garotinhos brincava na rua, tentando repetir de forma tosca e inocente as lutas épicas de O Retorno de Jedi, filme que tinham assistido na noite anterior, que marcava a estreia da sessão Tela Quente. Nas pausas das batalhas, afinal, nenhum tinha o poder da força, os garotinhos debatiam como gostariam de ver mais filmes da saga Star Wars, para descobrirem o que aconteceu com os seus personagens favoritos (o deste agora adulto que vos escreve sempre foi, e sempre será, Han Solo). Tamanha alegria, já na idade adulta, e com cada um tomando rumo na vida, daqueles ex-garotinhos ao saber na segunda metade dos anos 1990, quando o mestre George Lucas anunciou uma nova trilogia da saga. Mas, a alegria deu logo lugar à frustração, ao saberem que seria narrado que se passaria anos antes da trilogia original. O tempo passou mais uma vez, aqueles garotinhos perderam contato por completo, e eis que surge "uma nova esperança", ao ser anunciado que uma nova trilogia seria realizada, justamente a tão sonhada por aqueles garotinhos no final dos anos 1980. Desta vez, sem a batuta do genial mestre Lucas, mas, de J. J. Abrams, o genial mestre do século XXI. Enfim, a longa espera finalmente acabou, e após uns teaser e trailers que deixaram com água na boca, mas, ao mesmo tempo preocupavam (pôs, crescemos vendo Jedis e outros heróis fodões, durões, não um carinha suando e se cagando de medo), a exatamente 00:01 de hoje, um daqueles garotinhos, finalmente, pode conferir no escurinho do cinema, o tão aguardado sonho tornando-se real. 


Impossível não conter a emoção de ver os velhos ícones personagens. Estão todos lá, e somados a novos personagens, tão cativantes quanto estes (incluindo o tal cagão-frouxo dos trailers) abrilhantaram o começo de madrugada de todos que estavam na sessão de pré-estreia. Afinal, somos presenteados com um filmaço empolgante e envolvente do princípio ao fim, que respeita ao extremo a mitologia já estabelecida, sem deixar de trazer novidades, e, muitas, muitas surpresas, algumas, inclusive ousadíssimas, mas, como dito, sem desrespeitar a mitologia. 


A parte técnica, como sempre, é um espetáculo à parte. Os efeitos especiais, visuais e a trilha são excepcionais, e ajudam a manter o climaço nostálgico e novidade. Se na trilogia original nos sentíamos dentro das naves nas batalhas, com o 3D a sensação é triplicada, o que só nos deixa ainda mais empolgados. 


Enfim, após a longa espera posso dizer de todo o coração: valeu a pena esperar, apesar que, somente por um pequenino detalhe, que não irei revelar, o filme me frustrou. Mas, nada comparado ao espetáculo que acabo de ter a grata satisfação em testemunhar que resgatar os bons e velhos tempos da trilogia original. E que venham os próximos filmes, para satisfazer ainda mais a nossa ansiedade para os novos rumos que a saga está tomando a partir de agora.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

 
Novos personagens. 
Tão cativantes quanto os clássicos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário