terça-feira, 23 de abril de 2013

TUBARÃO ATACANDO NA MADRUGA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. /  =  Fraco.   

Tubarão 2  (Jaws 2).
Produção estadunidense de 1978.

Direção: Jeannot Szwarc.

Elenco: Roy Scheider, Lorraine Gary, Murray Hamilton, Keith Gordon, Jim Wilson, Joseph Mascolo, Jeffrey C. Kramer, Collin Wilcox, Ann Dusenberry, Gary Rubin, Mark Gruner, Marc Glipin, Herb Muller, Barry Coe, entre outros. 

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e por assinatura (Animal Planet e Space).

Conceito:

Nota7,5.   

Sinopse: Quatro anos após os ataques do tubarão branco, a cidadezinha balneária de Amity vive tranquila. Mas, o desaparecimento de dois mergulhadores e o aparecimento de uma baleia orca morta, com ferimentos idênticos de presa de tubarão acende o sinal de alerta do xerife Martin Brody (Scheider). Mas, os políticos local não dão a mínima para ele, e ainda por cima lhe dão um pé na bunda. Neste meio tempo, seus filhos, resolvem desobedecê-lo e vão om os amigos velejar em alto mar, sem saber que irão encontrar o terrível predador dos sete mares.

Sinopse: Em 1975, Steven Spielberg inaugurou a expressão blockbuster com o primeiro e fodástico Tubarão. Com o enorme sucesso que fez o filme ser um campeão de bilheterias, os executivos pensando em encher o bolso e o rabo de dinheiro resolveram abrir uma franquia. Uma ideia estúpida já, que impossível fazer algo à altura da obra-prima do cinemão entretenimento, principalmente, sem o mago Spielberg envolvido, que preferiu fazer Contatos Imediatos de 3º Grau junto com Richard Dreyfuss, Pelo menos trouxeram de volta o saudoso Roy Scheider (10 de novembro de 1932 - 10 de fevereiro de 2008) e parte do elenco coadjuvante central. E não é que a primeira das três continuações do clássico campeão de bilheterias não é um filme tão ruim assim? Evidente que Tubarão 2 é incomparável com o original, em todos os sentidos, desde do roteiro, passando pela  ausência do mestre John Williams na trilha, até a falta da genialidade de Spielberg na direção. Mas, este segundo filme, que tive a grata surpresa em encontrar sendo exibido na madrugada de hoje no canal Space, não faz  tão feio assim, e, apesar das deficiências citadas e ser um pouco arrastado demais a ponto de beirar à morgação, até que é um bom filme que tenta recriar o climão de suspense do original. Enfim, se tentarmos evitar comparação com a obra-prima original e esquecer por alguns instantes que trata-se de uma continuação, dar para encarar numa boa.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

 
Além de ser exibido com certa frequência nos canais
por assinatura, filme está disponível em DVD.

 
Trailer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário