quarta-feira, 24 de abril de 2013

RECORDAR É REVER: TUBARÃO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. /  =  Fraco.   

Tubarão (Jaws).
Produção estadunidense de 1975.

Direção: Steven Spielberg.

ElencoRobert Shawn, Roy Scheider, Richard Dreyfuss, Lorraine Gary, Murray Hamilton, Carl Gottlieb, Jeffrey Kramer,  Susan Backlinie, Chris  Rebello, Jay Mello, Jeffrey Voorhees, entre outros. 

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e por assinatura (Animal Planet), e online (Youtube).

Conceito:

Nota: 9,0.   

Sinopse: Uma pequena cidadezinha balneária está animada com a proximidade do feriado de 04 de julho. momento em que nativos e turistas se divertem na praia. A rotina do local muda não somente com a chegada de turistas, mas, a presença de um intruso nada amistoso: um tubarão branco. Além de enfrentar o terrível predador dos sete mares, o xerife local Martin Brody (Schneider), recém-chegado vindo de Nova Iorque, tem que enfrentar os políticos e comerciantes locais que mais querem é faturar. Em sua caçada contra o predador, Martin conta com a ajuda de um cientista (Dreyfuss) e um pescador sem noção (Shawn). 

Comentários: Procurando o trailer de Tubarão 2 para a postagem anterior, tive a grata surpresa de encontrar o filme original completo no Youtube, infelizmente, na versão dublada. Junto com o primeiro Star Wars - Guerra nas Estrelas, Tubarão é o filme que inaugura o chamado blockbuster, as super-produções arrasa-quarteirão. O filme tem um elenco competente e um bom roteiro, que Spielberg simplesmente dar seu toque de midas, nos presenteando com uma obra-prima da sétima arte, simplesmente, um dos melhores e mais assustadores filmes de terror e suspense de todos os tempos.

Spielberg mostra toda sua genialidade, principalmente ao contornar o problema com o tubarão mecânico, utilizando a câmera junto com a excepcional trilha sonora do mestre John Williams, merecidamente, ganhadora do Oscar, nas cenas dos ataques do tubarão, resultando em sequências inesquecíveis e assustadoras que entraram para a história do cinema. Vencedor de três dos quatro Oscar indicados, o filme teve três continuações inferiores, e até hoje é infinitamente imitado, mas, jamais superado. Filmaço para ser visto e revisto milhares de vezes, sem perder o impacto e deixar de nos assustar.  

Rick Pinheiro.
Cinéfilo. 

 
O trio "R", Richard Dreyfuss, Roy Scheider e Robert Shawn.
Protagonistas estrelares e competentes sob a batuta do mestre Spielberg. 

 
Clássico está disponível em DVD...

... e em Blu-ray,com avulso ou na lata, com alguns mimos 
interessantíssimos.   

 
Trailer original e legendado.

 
Filme completo na versão dublada. 

2 comentários:

  1. Rick, concordo em tudo nos seus comentários a respeito do Tubarão 1 e 2. Vou deixar uma sugestão de uma filme que marcou minha adolescência. Comente sobre o filme "sem licença para dirigir", pois acredito que também fez parte da sua Sessão da Tarde.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo seu comentário! Esteja sempre a vontade para fazê-lo!

    Você advinhou, pois Sem Licença para Dirigir está na mira de ser postado aqui. Só estou aguardando tempo e oportunidade para rever este divertidíssimo filme teen dos anos 80 que marcou tanto a nossa geração "Éramos felizes e sabíamos" rsssss...

    Fique ligar, que em breve seu pedido será atendido.

    Abraços! Fica com Deus!

    ResponderExcluir