quarta-feira, 17 de abril de 2013

ADVINHA QUEM VEM PARA O JANTAR.

Ontem, às 22 horas, estreiou no canal fechado AXN a série Hannibal, baseada no famoso personagem criado pelo escritor Thomas Harris e imortalizado nas telonas por Anthony Hopkins em três ocasiões. Na série televisiva, baseada no primeiro livro que Lecter apareceu, Dragão Vermelho, o sofisticado e frio psicopata é interpretado por Mads Mikkelsen (o vilão de 007 - Cassino Royale), que é contactado pelo chefão do FBI  Jack Crawford (o eterno Morpheus da trilogia Matrix, Laurence Fishburne) para ajudar a solucionar alguns casos macabros, junto com o anti-social, mas, inteligentíssimo professor universitário Will Graham (Hugh Dancy), que posteriormente, será o agente do FBI responsável pela captura de Lecter. Aproveitando a estreia da série, este blogueiro faz uma revisão das quatro mais conhecidas aparições do personagem nas telonas. Antes que nos atrasemos para o jantar macabro preparado com muito estilo pelo Dr. Hannibal, vamos aos nossos comentários.

Pois é caro internauta que nos visita, Lecter apareceu cinco vezes nas telonas. Pouquíssima gente sabe mas sua estreia em carne e em osso foi em 1986, pelos mãos do diretor Michael Mann, no filme Caçador de Assassinos (Mahunter, no título original e exibido na televisão brasileira com o título Dragão Vermelho), onde o personagem, era interpretado por Brian Cox, chamava-se Lektor ao invés de Lecter e era apenas um mero coadjuvante que aparece apenas duas vezes na trama onde ele auxilia o agente do FBI Will Graham (William Petersen) na captura de um psicopata que vem aterrorizando com crimes brutais.. Apesar de aparecer de vez em quando na telinha do canal fechado Universal, este blogueiro ainda não teve oportunidade de assistir o filme baseado no livro Dragão Vermelho, portanto, os comentários do debute de Lecter em carne e em osso serão feitos em outra ocasião. 

Mas, foi no premiado e fodástico O Silêncio dos Inocentes que Hannibal Lecter tornou-se conhecido pelo grande público e entrou para a galeria dos célebres vilões da história do cinema, graças a excepcional e marcante atuação de Hopkins que, merecidamente, lhe rendeu o Oscar. Dirigido de forma brilhante por Jonathan Demme, outro que merecidamente ganhou a estatueta careca por nos presentear com um suspense eletrizante e inesquecível, a trama que traz Jodie Foster (também levou para casa a estatueta careca por sua impecável atuação no filme) como a novata agente do FBI Clarice Starling, escalada para entrevistar Lecter, a fim de ajudar o FBI a capturar o psicopata James "Buffalo Bill" Gumb (Ted Levine, também com ótima atuação), que sequestrou Catherine (Brooke Smith), filha da senadora Ruth Martin (Diane Baker). Inicia-se um jogo psicológico entre Clarice e Hannibal, que faz com a moça uma terapia nada convencional. Além dos Oscar para o diretor e os protagonistas (curiosamente, nenhum dos atores foram a primeira escolha para os personagens), O Silêncio dos Inocentes ganhou mais duas estatuetas carecas, nas categorias Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme. Todas premiações justíssimas para um dos melhores thirlley de suspense da história do cinema.

Com o enorme sucesso de público e crítica de O Silêncio dos Inocentes, o escritor Thomas Harris tratou logo de escrever outro livro, que viria ser adaptado em 2001, não mais pelas mãos de Demme, que achou a história extremamente violenta, cabendo ao lendário Ridley Scott, dirigir Hannibal. Quem também não participou da produção foi Foster, que recusou voltar a viver Clarice, por discordar dos rumos que a personagem tomou, sendo substituída de forma competente e convincente por Julianne Monroe. A trama se passa dez anos após os fatos narrados em O Silêncio dos Inocentes, e logo de cara Clarice encara sua carreira desmoronar por mandar bala numa traficante aidética que carregava um bebê no colo. Sua chance de reerguer vem pelo convite do misterioso milionário Mason Verger (Gary Oldman, irreconhecível), única vítima sobrevivente de Hannibal Lecter, que tem pistas sobre o paradeiro do psicopata. Apesar de ser extremamente violento Hannibal é uma continuação à altura do fodástico O Silêncio dos Inocentes, com um ótimo roteiro, que ganha mais força com as brilhantes atuações de um excelente elenco. 

No ano seguinte, Lecter  volta às telonas também em grande estilo em Dragão Vermelho, remake de Mahunter. Dirigido pelo sempre competente Brett Ratner (trilogia A Hora do Rush e X-Men 3 - O Confronto Final) a produção traz um elenco   estrelar, encabeçado por Hopkins que se despede do seu personagem mais célebre, numa trama anterior aos fatos narrados em O Silêncio dos Inocentes. Após comer (literalmente falando, não no sentido sexual) e servir a convidados da elite o flautista de uma orquestra, o psiquiatra Hannibal Lecter (Hopkins, deitando e rolando num personagem que conhece tão bem) é descoberto e capturado pelo seu amigo, o agente do FBI William Graham (Edward Norton, competente). Anos depois, o agente Graham é convocado para sair da aposentadoria para investigar e  capturar o serial killer Francis Dolarhyde (Ralph Fiennes, excelente), que matou duas famílias. Para isso, terá que deixar o orgulho e traumas de lado, e recorrer ao seu ex-aliado e pior inimigo Lecter, antes que outra família seja eliminada por Dolarhyde.  Com um enredo muito bem desenvolvido e um elenco de primeira classe muito bem conduzidos por Ratner, Dragão Vermelho mantem o alto nível da franquia. Um thirlley de suspense tão eletrizante e assustador quanto os filmes anteriores. Uma despedida em grande estilo de Hopkins ao seu personagem mais marcante.

O alto nível da franquia caiu drasticamente no último filme Hannibal - A Origem do Mal, com Hopkins sendo substituído pelo jovem e ilustre desconhecido Gaspard Ulliel, que até se esforça e convence como o jovem Hannibal Lecter, que antes de comer o povo (mais uma vez no sentido canibalesco e não sexual) come o pão que o diabo amassou na segunda guerra mundial, após ter os pais assassinados. Oito anos depois, já adolescente, Lecter foge do reformatório e vai parar na casa de seus tios, onde é recepcionado pela viúva de seu tio (Gong Li). Seus traumas e remorsos o levam a uma jornada vingativa aos assassinos de sua irmãzinha, e também vão moldando o seu caráter, tornando-o aos poucos o frio e sanguinário psicopata canibal que conhecemos. No seu encalço, está o inspetor Popil (Dominic West), policial responsável por crimes de guerra. Dirigido por Peter Webber, provavelmente o mais desconhecido dos diretores da franquia, o filme tem um roteiro fraquíssimo, sem brilho nenhum, não fazendo jus ao alto nível da franquia. Apesar de ser uma triste despedida (até agora) do personagem nas telonas, vale conferir para conhecer como Hannibal Lecter se tornou o psicopata mais perverso e cruel da história do cinema. 

O psicopata canibal e refinado está de volta, desta vez na telinha na série Hannibal. Mesmo sem Hopkins na pele do personagem, a série promete, pois Madds Mikkelsen já provou no filme de estreia de Daniel Craig como 007, que é um bom ator (pena que o AXN pisou feio na bola exibindo a série apenas na versão dublada e sem disponibilizar a opção de idioma original e legendas durante a exibição). Inegável que terá que ralar muito, já que Anthony Hopkins imortalizou nas telonas o terrível psicopata e torna-se uma missão cruel e praticamente impossível assumir o personagem após atuações tão brilhantes e marcantes. Acredito que não será por falta de talento do novo Lecter que a série obterá êxito. Mas, a exemplo do seu protagonista, terá que ralar muito para manter o alto nível dos três primeiros filmes de uma das melhores franquias de suspense das telonas pois, pelo primeiro episódio, aparenta que seguirá a cartilha da interessante mas chatinha Dexter. Ainda é cedo para sabemos, portanto, não tiremos conclusões precipitadas e vamos ver no que vai dar. Confira abaixo o trailer da série.


 
As faces do mal.
Os quatro atores que deram vida a Lecter.

= Excepcional. / = Muito bom. / = Bom./ = Regular. / = Fraco.    

O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs).
Produção estadunidense de 1990.

Direção: Jonatham Demme.

Elenco: Jodie Foster, Anthony Hopkins, Scott Glenn, Ted Levine, Anthony Heald, Brooke Smith, Diane Baker, Roger Corman, George A. Romero, Chris Isaak, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e em home vídeo (VHS e DVD) .

Conceito

Nota: 10,0.   

Sinopse e Comentários no decorrer da postagem.

 

Hannibal (Hannibal).
Produção estadunidense e britânica de 2001.

Direção: Ridley Scott.

Elenco: Anthony Hopkins, Julianne Moore, Gary Oldman, Ray Liotta, Giancarlo Giannini, Zelijko Ivanek, Francesa Neri, Mark Margolis, Diane Baker, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (VHS e DVD) .

Conceito

Nota9,0.   

Sinopse Comentários no decorrer da postagem.  


Dragão Vermelho (Red Dragon).
Produção estadunidense de 2002.

Direção: Brett Ratner.

Elenco: Anthony Hopkins, Edward Norton, Ralph Fiennes, Emily Watson, Mary-Louise Parker, Harvey Keitel, PhilIp Seymour Hoffman,  Anthony Heald, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD) e na TV por assinatura (TNT).

Conceito

Nota8,5.   

Sinopse Comentários no decorrer da postagem.


Hannibal - A Origem do Mal (Hannibal Rising).
Produção francesa, britânica, italiana e tcheca de 2007.

Direção: Peter Webber.

Elenco: Gaspard Uliel, Gong Li, Dominic West, Rhys Ifans, Kevin McKidd, Richard Brake, Stephen Walters, Ivan Marevich, Ingeborga Dapkunaite, Richard Leaf, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo ( DVD) .

Conceito

Nota3,0.   

Sinopse Comentários no decorrer da postagem. 


Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário