sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

OS MELHORES FILMES DE 2010.

Pois é, mais um ano termina. E com ele, vem as listas de melhores e piores, em todos os campos. Como cinéfilo fiz a minha lista dos melhores filmes que eu assistir na telona. Evidente que como toda lista, há divergência. Particularmente, minhas preferências, na maioria das vezes, divergem totalmente das opiniões tanto de críticos especializados quanto de outros cinéfilos.

Num ano onde faltou criatividade, já que as telonas foram invadidas por remake, continuações, filmes com a mesma temática, em especial, de casais em apuros e espíritas, até que não foi difícil elencar os filmes que se destacaram.

Concordando ou não, esta é a minha lista.


OS MELHORES FILMES DE 2010:
Os Mercenários

Sem sombra de dúvida, Os Mercenários é disparado o melhor filme do ano. O filme, dirigido, escrito e estrelado por Sylvester Stallone e um elenco de astros de filme de ação nunca visto antes na história do cinema é um filmaço, que supreendeu até mesmo os fãs que aguardavam ansiosamente.

Um elenco estrelar, um roteiro criativo e inteligente, que homenageia os clássicos filmes de ação e que não se leva a sério em nenhum momento, fazem do filme pura diversão. 


Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo


Se Os Mercenários nos fez reviver os bons tempos dos filmaços de ação, Príncipe da Persia: As Areias do Tempo, faz o mesmo pelos filmes de aventura. Divertido, com elenco afiado e uma trama divertida e envolvente, a adaptação do game homônimo sem dúvida alguma fez a platéia vibrar, e deve figurar na lista de melhores filmes de 2010 de vários cinéfilos.


A Origem


Num ano em que faltou criatividade aos roteiristas hollywoodianos fomos brindados com A Origem, um filme com um roteiro muito interessante e inovador, algo que não vemos muito nos últimos anos. Mesmo sendo estrelado pelo fraco Leonardo Di Caprio, a ficção escrita e dirigida pelo criativo Christopher Nolan supreendeu a todos e desde do seu lançamento, já é cotado para brilhar na noite do Oscar. Um dos poucos filmes que conseguiu agradar críticos e público.

Veja os meus comentários sobre o filme em:  http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2010/08/origem-e-original.html
Tropa de Elite 2


Num ano que tinha tudo para ser o pior do nosso cinema, que começou com o tosco filme sobre a vida do Lula e no decorrer do ano a invasão de filmes de temática espírita, vem o Coronel Nascimento detonando na criatividade e de quebra nas bilheterias. Como já sabemos Tropa de Elite 2 conseguiu vários feitos, entre eles, para mim o mais importante, de ser um filme tão bom quanto o original. Outro filme que conseguiu agradar crítica e público.

Veja os meus comentários sobre o filme em:

Karate Kid

Mesmo sendo fã de carteirinha de Jackie Chan, admito que não tinha muita esperança no remake de Karate Kid, estrelado pelo simpático astro e por Jarden Smith, filho do também simpático astro Will Smith, também um dos produtores do filme. Mas o remake me supreendeu, como também a muitos fãs do original, realizando o feito histórico de são bom, emocionante, empolgante e divertido quanto o clássico de 1984, exibido exaustivamente na Sessão da Tarde. Tem tudo para reinventar uma nova série.


O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus



Saindo um pouco do meu jeito povão de ser, fui a sessão de arte, no dia do meu aniversário e não me arrependi, já que O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus é um filmaço. O  diretor e roteirista Terry Gilliam conseguiu, com muita criatividade, a proeza de contornar a trágica morte do seu protagonista, o talentoso Heath Ledger, presenteando o público com uma obra-prima, um dos melhores filmes da história do cinema.


Sonhos Roubados


Ainda utilizando o até então desconhecido meu lado cult, tive a grata alegria de participar da IV Mostra de Cinema Brasileiro, promovida pelo Cine SESI e UFAL. Um dos filmes que mais me tocou foi Sonhos Roubados, de Sandra Werneck. Não tem como não se emocionar e refletir com a história de três adolescentes da perferia, que entram no mundo das prostituição. Interpretações excepcionais e bastante convicentes, sem dúvida um dos melhores filmes brasileiro de todos os tempos.


Paulo Gracindo: O Bem-Amado

Outro filme da Mostra que gostei bastante foi o documentário Paulo Gracindo: O Bem-Amado, que narra a vida e a obra de um dos maiores atores brasileiros. Dirigido de forma sensível pelo seu filho Gracindo Júnior, o filme nos emociona e nos faz reviver as grandes perfomances deste grande ator.


Kick Ass - Quebrando tudo



Voltando a programação normal, ou seja, ao meu lado povão, entra na minha lista o original e muito interessante Kick Ass - Quebrando Tudo, um filmaço de herói jamais visto. Com senso de humor, excelentes intepretações e um roteiro muito original, valeu a pena esperar, para assisti-lo, meses depois do seu lançamento nacional.


Homem de Ferro 2



Falando em super-herói, encerro a minha lista dos dez melhores filmes do ano com Homem de Ferro 2, filme que serviu de aperitivo para 2011, já que Thor e Capitão América, e em 2012 Os Vingadores serão lançados. Como eu ainda não tinha criado o blog quando o assistir, transcrevo abaixo o comentário que fiz sobre este filme no site Adoro Cinema.

Ótimo filme. Tão bom quanto o primeiro. Evidente que fidelidade aos quadrinhos é algo quase impossível de acontecer no Cinema e TV, mas se os criadores, ñ somente aprovam como até fazem até figuração, quem somos nós para contestar???? rsssss...

Robert Downey Jr. me supreendeu. Está muito a vontade com o personagem e interpreta-o com força de vontade. Mickey Rourke também supreende, apesar q seu personagem foi muito pouco aproveitado no roteiro, como tb da lindissima e excelente atriz Scarlett Johansson. A participação do Samuel L. Jackson tb é marcante e nos deixa ansioso pelos próximos filmes solos dos heróis e dos Vingadores.

O aparecimento do escudo do Capitão América é uma piada, que deixa no ar uma possível rivalidade entre os heróis no filme dos Vingadores, a exemplo de Ciclope e Woverine na trilogia X-Mem.

Deixou um pouco a desejar as aparições do herói e a exagerada aparição do seu alter-ego Tony Stark. Mas nada que comprometa o resultado final.

De fato, este filme serve de aparitivo e nos deixa mais ansioso para os futuros filmes de outros heróis da Marvel como Thor e Capitão América, e a junção destes, junto c o Homem de Ferro e Hulk, no tão esperado Vingadores.


Se for como este Homem de Ferro 2, tem tudo para ser excelentes filmes de heróis.

 E o melhor em 3D?


 
Sem dúvida o formato 3D veio para ficar e este ano foi o ano da sua consagração. O problema é o exagero da utilização do formato, ora em filmes medíocres  (convenhamos que documentário sobre Justin Bieber não é uma escolha inteligente), ora em aplicá-lo em cima de filme pronto produzido originalmente no formato convencional.  O resultado foi filmes com bons roteiros que decepcionaram em 3D (Alice no País das Maravilhas e o fiasco Fúria de Titãs) e roteiros regulares mas que convenceram em 3D (Piranhas 3D).
 
Porém, nem tudo está perdido, já que três filmes se destacaram, por unir bons roteiros e formato 3D convicente. Coincidentemente, todos eles são continuações: Shrek para sempre, Resident Evil 4: Recomeço,  e As Crônicas de Nárnia: A Viagem Do Peregrino Da Alvorada. Muitos comentam que Toy Story 3 foi o melhor neste formato, mas como não asisstir, não entra na minha lista.

Confira detalhadamente o comentário que eu fiz sobre cada um deles:

E o pior filme do ano?

Particularmente eu acho uma verdadeira perda de tempo remoer e listar o que é ruim. Por isso, que só vou colocar aqui aquele que eu acredito ser o pior filme do ano.

E olhe que tinha tudo para ser páreo duro, já que 2010 fomos invadidos por vários filmes com casais em situações inusitadas e nacionais com temática espírita. O mais espantoso é que até mesmo as séries teen modinhas Harry Potter e Crepúsculo supreenderam com bons filmes, e comparando com este filme que tive o desprazer de assistir são os melhores filmes de todos os tempos.

Portanto, sem mais papo, o título de pior filme do ano, na minha opinião, vai para...

Comer, Rezar e Amar.



Se Os Mercenários é disparado o melhor filme de 2010, em dobro este lixo protagonizado pela eterna Linda Mulher Júlia Roberts, é o pior filme deste ano, deixando bem atrás outros filmes.

Quem quiser ver o comentário que eu fiz a esta merda de filme, acesse: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2010/10/o-pior-e-mais-chato-filme-do-ano.html

Pois é galera, concordando ou não, esta é a minha lista. Estou aguardando os seus comentários, como também a lista de vocês.

E que venha 2011 com seus filmes excelentes e lixos.

FELIZ ANO NOVO PARA TODOS!!!!

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário