sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

VALORIZAÇÃO DO NOSSO CINEMA.



Estava ontem no Centerplex, adquirindo os meus ingressos para a minha sessão dupla de cinema, quando na bilheteria ao lado da que eu estava, chega uma senhora e pergunta qual era o próximo filme que estava iniciando. Prontamente, a simpática e gentil funcionária disse que estava iniciando na sala 3 a exibição do filme nacional Muita Calma Nessa Hora. Para o meu espanto, a senhora fechou a cara e disse: "Filme Brasileiro? Sem chances!". Parafraseando o título do filme, mas o fato é que tiver que ter Muita Calma Nessa Hora, para não chegar junto daquela senhora e saber o porquê de tanto ar de desprezo pelo nosso cinema.

Tudo bem que a obra supracitada não é uma das melhores produções do nosso cinema, mas será que só pelo fato de ter sido produzido no nosso país, com artistas talentosos nosso, não merecia sequer uma conferida, ao invés de uma rejeição logo de cara?

Este fato nos mostra que, por mais que a produção nacional, nos últimos vinte anos, tenha evoluído bastante em qualidade, conquistando massacrantemente o público, que cada dia mais, valoriza o nosso cinema na mesma proporção que valoriza o que vem de fora, ainda existirão pessoas como aquela senhora, que terão preconceito com o nosso cinema.


Muitas vezes são as próprias produções do nosso cinema que fazem gerar este e outros preconceitos. Quando o nosso cinema inventa de seguir modismo, produzindo apenas um gênero de filme com a mesma temática, abusar exaustivamente de  alguns atores (caso dos talentosos Selton Melo, Wagner Moura e Matheus Nachtergaele, que já viraram sinônimo do Cinema Nacional atual, por estrelarem vários filmes durante o ano) e produzir filmes a torta e a direita, sem o melhor cuidado com o roteiro, preocupados apenas com os lucros que podem arrecadar, acaba gerando uma nova intolerância ao nosso cinema.

Nosso cinema está firme e forte. Passou por crises e as superaram. Já era o tempo que o cinema nacional era apenas filmes infantis medíocres da Xuxa ou de sacanagem. Hoje, podemos bater no peito e nos orgulhar do nosso cinema. É necessário esta conscientização por parte dos brasileiros que precisamos valorizar os nossos talentos local, retirando o preconceito que apenas o que é de fora presta.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo, orgulhoso do nosso Cinema Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário